Lavagem de Jauá homenageia Bom Jesus dos Navegantes na sexta (24)

Lavagem de Jauá homenageia Bom Jesus dos Navegantes na sexta (24)

Para reafirmar o clima festivo que é marca do verão da Costa de Camaçari, dando continuidade às lavagens de 2020, é a vez da comunidade de Jauá render homenagens ao protetor dos pescadores e da localidade, Bom Jesus dos Navegantes. A Lavagem de Jauá acontece de 24 a 27 de janeiro (sexta a segunda-feira) e, além do cortejo religioso, conta também com a parte profana.

O cortejo da lavagem ocorre a partir das 9h da sexta-feira (24/1) e conta com percurso de aproximadamente três quilômetros. A concentração é feita na entrada de Jauá e segue sentido Rua Direta de Jauá, rumo à igreja católica, localizada nas proximidades da Lagoa do Papagaio. Durante o tradicional cortejo, baianas, fanfarras, grupos de sopro, percussão e de capoeira animam os devotos.

Ainda na sexta-feira, pela tarde, tem início a parte profana da festa. As apresentações acontecerão em dois palcos, um montado no fim de linha, próximo ao estacionamento, e outro na praia. Na sexta, no palco da praia, o grupo Samba na Praça vai animar o público. No total, até segunda-feira (27/1), serão mais de dez atrações de artistas locais e de alcance estadual de diversos ritmos, como samba, pagode, seresta, entre outros. Os participantes ainda contarão com a animação de dois blocos de trio.

A Lavagem de Jauá é uma iniciativa da Prefeitura de Camaçari, por meio das secretarias do Governo (Segov), dos Serviços Públicos (Sesp), de Cultura (Secult), de Turismo (Setur), Prefeitura Avançada da Costa e apoio de órgãos municipais.

Confira abaixo a programação:

Sexta (24/1) 

Cortejo com baianas e grupos culturais (a partir das 9h)

Palco Praia (a partir das 13h)

Samba na Praça

Corda Bamba

 Sábado (25/1) 

Bloco Pirraça – Banda A Dama (15h)

Palco Estacionamento (a partir das 19h)

O Beat

(a confirmar)

Flavinho

União do Guetho

Tierry

Domingo (26/1)

Bloco Enchendo e Derramando – Banda O Crush (15h)

Palco Praia (a partir das 13h)

Audácia Pura

Samba e Sintonia

Palco Estacionamento (a partir das 18h)

Junior no Balanço

Alice Karoline

Lu Costa

Kevi Jonny

Segunda-feira (27/1) 

Praça do Papagaio (a partir das 19h)

Junior Bahia

Celebridade 10

Brazilian Boys (a confirmar)

União vai leiloar imóveis localizados em Brasília

A Secretaria de Coordenação e Governança do Patrimônio da União do Ministério da Economia pretende arrecadar R$ 267,2 milhões com a venda de quatro imóveis localizados em Brasília, no Distrito Federal, em leilões marcados para os dias 28 e 30 de janeiro.

A secretaria lançou concorrências públicas para a venda de um terreno de 64.949 metros quadrados, na região de Brasília, conhecida como Octogonal, e de três casas localizadas no Lago Sul, área nobre da capital federal. A medida está detalhada nos avisos de licitação – Concorrência Pública SPU números quatro e cinco,  publicados no Diário Oficial da União em 22 de novembro de 2019.

Terreno na região de Brasília, conhecida como Octogonal

As sessões públicas para a entrega de propostas serão realizadas, a partir das 15h, na sede do Ministério da Economia, no Bloco K da Esplanada dos Ministérios, no dia 28 de janeiro para a alienação das casas do Lago Sul, e no dia 30 de janeiro para a venda do terreno na Octogonal.

As propostas e a documentação devem ser apresentadas até as 16h e a abertura dos envelopes ocorrerá às 16h10, em ambas as datas. Todas as informações e os editais dos imóveis mencionados estão disponíveis no site Economia - Venda de Imóveis da União.

FONTE: AGÊNCIA BRASIL

Inflação oficial fecha 2019 em 4,31%

A inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), fechou o ano de 2019 em 4,31%. A taxa é superior aos 3,75% observados em 2018, segundo dados divulgados hoje (10) pelo Instituto Brasileiro Geografia e Estatística (IBGE).

A taxa também ficou acima do centro da meta de inflação, estipulada pelo Banco Central para 2019: 4,25%.

Em dezembro, o IPCA ficou em 1,15%, acima do 0,51% de novembro e do 0,15% de dezembro do ano anterior. Esse é o maior resultado para o mês desde 2002 (2,10%).

Com taxa de 1,54%, os transportes também tiveram impacto importante no IPCA de dezembro, com destaque para a alta de preços de 3,36% da gasolina no período.

*Matéria alterada às 9h37 de hoje (10) para acréscimo de informações

FONTE: AGÊNCIA BRASIL

Comitê de Investimentos do ISSM tem nova composição

Tomaram posse na manhã desta segunda-feira (13/01) os novos membros do Comitê de Investimentos do Instituto de Seguridade do Servidor Municipal (ISSM), durante a 1ª Reunião Extraordinária do Comitê, realizada na sede do Instituto.

Os servidores Diego Magalhães, Tiago Cacim e Henrique da Rocha foram nomeados como membros titulares para o exercício do mandato de um ano, por meio da Portaria Nº 114/2019, publicada no Diário Oficial do Município do dia 17 de dezembro de 2019.

Também participam do Comitê de Investimentos, como membros natos, o superintendente Pedro Guimarães, que atuará como gestor de recursos, e o diretor administrativo e financeiro, Ernâni Sena.

O Comitê de Investimentos tem o papel fundamental de contribuir para o cumprimento de uma das finalidades do ISSM, que é a gestão de recursos financeiros e previdenciários e, assim, garantir a concessão, o pagamento e a manutenção dos benefícios previdenciários devidos aos segurados e aos seus dependentes.

Entre outras competências, o Comitê deve propor estratégias de investimentos para um determinado período e acompanhar a execução da Política de Investimentos, a partir da análise de cenários macroeconômicos, político e de avaliações de especialistas sobre os principais mercados, observando possíveis reflexos nos benefícios previdenciários.

“Hoje, após as capacitações realizadas em 2019, temos um quadro vasto de servidores certificados, o que nos permitiu escolher pessoas de áreas distintas para compor o Comitê de Investimentos. Esta renovação é muito importante, mas não posso deixar de destacar e parabenizar os membros do Comitê de 2019, pelos excelentes resultados alcançados, superando as expectativas e ultrapassando a meta atuarial”, analisa o superintendente Pedro Guimarães, explicando que o Regimento Interno do Comitê, publicado em dezembro do ano passado, prevê a alternância na composição e a capacitação de seus membros.

“Neste ano de 2020, temos um grande desafio para cumprir a meta atuarial diante de um cenário de juros baixos em renda fixa e com os limites estipulados de alocação em renda variável. Assim, buscaremos manter a diversificação de nossa carteira, acompanhando cenários, aproveitando oportunidades, buscando equilibrar risco e rentabilidade”, avalia o presidente do Comitê, Diego Magalhães, agradecendo o convite para presidir o Comitê e ressaltando o cumprimento da Política de Investimentos de 2020. Diego Magalhães é formado em Administração com especialização em Finanças e exerce a função de coordenador administrativo no ISSM.

“Espero agregar conhecimento e contribuir para a saúde financeira do Instituto com as decisões que serão tomadas”, comenta Tiago Cacim, que é advogado e atua na Assessoria Jurídica do Instituto desde dezembro de 2017.

Para Henrique da Rocha, que é formado em Ciências Contábeis, os conhecimentos aplicados na função que exerce como coordenador financeiro devem contribuir na atuação como membro do Comitê. “É essencial ter uma atitude sempre ativa para não só manter, como superar a performance alcançada pelo Comitê no ano passado”, comenta.

Todos os componentes do Comitê possuem certificações que atestam a aptidão para atuar no mercado financeiro, entre elas a Certificação Profissional ANBIMA Série 10 (CPA-10), fornecida pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA), e a Certificação de Gestores de Regime Próprio de Previdência Social (CGRPPS), fornecida pela Associação dos Analistas e Profissionais de Investimentos do Mercado de Capitais (APIMEC).

Receita abre consulta a lotes residuais do IR de 2008 a 2019

A Receita Federal abre amanhã (8) consulta ao lote residual de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física de janeiro. Ao todo, serão desembolsados ​​R $ 725 milhões para os períodos de 2008 a 2019, beneficiando 185.891 contribuições que estavam na malha fina, mas regularizadas como pendências com o Fisco.

Uma lista com os nomes disponíveis a partir das 9h no  site  da Receita  na Internet. Uma consulta também pode ser feita pelo Receitafone, no número 146. A Receita ainda oferece um aplicativo para  tablets  e  smartphones , que permite o acompanhamento das restituições.

Como restituições corrigidas 4,77%, para lote de 2019, 113,05%, para lote de 2008. Em todos os casos, os índices têm base em taxas Selic (juros básicos da economia) acumulados entre um entrega da declaração até este mês.

O dinheiro será depositado nas contas informadas na declaração no próximo dia 15. O contribuinte que não receber uma restituição deve ir a qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades ) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para acesso ao pagamento.

FONTE: AGÊNCIA BRASIL

Image
Fatoverdade acima de tudo, representa a honra no jornalismo.

Conteúdo Popular