Série de reportagens explica o funcionamento do ISSM

Série de reportagens explica o funcionamento do ISSM

Em novembro do ano passado, foi publicado o novo Regimento Interno do Instituto de Seguridade do Servidor Municipal (ISSM), regulamentando o funcionamento de sua Diretoria Executiva, bem como dos órgãos colegiados, coordenações, assessorias e gerências da Autarquia. Para explicar o funcionamento e as competências de cada setor do ISSM, será publicada uma reportagem por semana sobre um departamento específico, iniciando com a Gerência de Cadastro e Orientações, subordinada à Diretoria de Previdência.

O setor é a porta de entrada do Instituto, pois é na Gerência de Cadastro e Orientações onde é realizado o atendimento ao público, incluindo o recadastramento obrigatório de aposentados e pensionistas e a prestação de informações e orientações de natureza previdenciária.

Os servidores Benício Correia, Marineide Morais e Ariosvaldo Xavier realizam por mês, em média, 250 atendimentos presenciais e telefônicos. “Os serviços mais realizados são o recadastramento e a prestação de informações sobre aposentadorias”, explica o gerente Benício, acrescentando que a Gerência é responsável também pela impressão e entrega de contracheque e pela recepção, formalização e protocolização de processos administrativos e previdenciários.

“Um dos maiores desafios do trabalho na Gerência de Cadastro e Orientações é saber lidar com o temperamento das pessoas que, muitas vezes, chegam aborrecidas com algumas questões e nós temos que saber administrar da melhor forma e, após o atendimento, muitas até pedem desculpas e saem agradecidas pelo atendimento recebido”, conta Benício.

E as estatísticas confirmam a satisfação pós-atendimento, pois todas as 76 avaliações de atendimento realizadas em 2019 foram positivas, sendo que 90,7% das pessoas consideraram o atendimento do ISSM excelente e 1,3% avaliou o atendimento como bom.

O atendimento ao público acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, presencialmente e por meio dos telefones 71 3621-6762/6632.

Outras competências da Gerência de Cadastro e Orientações estão dispostas no art. 33 do Regimento Interno.