Intervenções no Viaduto da Cascalheira proporcionam menos retenção e mais segurança

Intervenções no Viaduto da Cascalheira proporcionam menos retenção e mais segurança

Ofertar mais funcionalidade e operacionalidade à região. Foi com esse objetivo que o trecho sob o viaduto da Estrada da Cascalheira (BA-531) até a Avenida Industrial Urbana esteve interditado. Após as intervenções, condutores ganham mais um acesso seguro de entrada e saída à sede do município, com mais agilidade, menos retenção e mais segurança para os motoristas que transitam pela localidade.

A Prefeitura de Camaçari e a Concessionária Bahia Norte realizaram a intervenção que resultou num novo sistema viário, que já foi liberado ao tráfego de veículos. Fizeram parte das obras a construção de uma alça mais ampla que dá acesso à Via Parafuso (BA-535), para quem vem da Cascalheira; uma nova via que liga a Avenida Industrial Urbana com a Via Parafuso; e a requalificação de todo o trecho que dá acesso à Estrada da Cascalheira.

Com as mudanças, quem está na Via Parafuso com destino à Cascalheira deve acessar o trecho à direita, seguindo a pista principal que passa sob o viaduto. Já que vem da Cascalheira para entrar em Camaçari, pela Avenida Industrial Urbana, vai acessar também a pista principal, onde o condutor vai encontrar uma retenção sinalizada com um “Pare”, para observar o fluxo da Via Parafuso e poder atravessar; se o condutor que vem da Cascalheira quiser acessar a Via Parafuso, basta se manter à direita e acessar a alça do viaduto.

Saindo da Avenida Industrial Urbana para a Cascalheira, basta seguir o fluxo já existente, dando preferência para quem está saindo da Parafuso; para acessar a Via Parafuso, basta se manter à direita e acessar a nova via.

Esta iniciativa foi bastante aguardada pela população, visto que a circulação na via, tanto por veículos leves e/ou pesados, quanto por transeuntes, é bastante intensa. O local, que se encontrava em condições precárias de trafegabilidade, foi recuperado e oferece melhores condições de mobilidade urbana.

De acordo com a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), o trecho foi recuperado numa extensão de 310 metros, além da implantação de uma calha no pé do talude para auxiliar a drenagem.

O investimento foi de aproximadamente R$ 6 milhões, onde a metade do recurso foi aplicado pela Bahia Norte e a outra parte pela Prefeitura de Camaçari.