Prefeitura leva serviços sociais para Alameda do Rio na Cascalheira

Prefeitura leva serviços sociais para Alameda do Rio na Cascalheira

Dando continuidade ao projeto Sedes Verão, a Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), promoveu nesta quinta-feira (16/01) uma ação na comunidade da Alameda do Rio, na Cascalheira.

O Sedes Verão tem como objetivo principal levar de forma ostensiva para a Costa do município, durante o verão, campanhas educativas, benefícios e serviços socioassistenciais para o público em situação de vulnerabilidade social.

Para a coordenadora da Proteção Social Básica (CPB), Jéssica Ribeiro, o intuito é alcançar as famílias mais distantes. “Nós trouxemos aqui hoje os serviços do Bolsa Social, Cadastro Único, além do CRAS com a assistente social e a busca ativa para alcançar todas as famílias. Nós temos conhecimento da dificuldade da mobilidade e do acesso desses usuários aos serviços, por isso estamos trazendo esses serviços até eles”, esclareceu.

De acordo com os moradores, a comunidade Alameda do Rio existe há aproximadamente duas décadas e, atualmente, 150 famílias moram na localidade e vivem basicamente da agricultura. Para Zenilda Santana, de 53 anos, moradora da comunidade há 20, essa ação é algo histórico. “Muitas pessoas nem sabe que nossa comunidade existe. Vocês estão de parabéns, nunca vi isso acontecer aqui”, pontuou.

Emocionada, Jucilene Barros, 52 anos, é uma das fundadoras da comunidade e fez questão de agradecer pelos benefícios. “O que eu estou vendo acontecer aqui é gratificante. Eu tenho 20 anos aqui e nunca vi uma ação dessa. Para nós moradores, essa ação foi maravilhosa. Vivemos aqui numa decadência muito grande, de tudo. Não temos água, nem pista direito a gente tinha e hoje você já vê as máquinas trabalhando, a Secretaria aqui atendendo a gente. Estou muito feliz”, disse.

Sedes Verão

Durante todo o verão, as equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes) abordarão nas escolas e comunidades da Costa de Camaçari e Zona Rural temas como: Combate à Violência e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescente e Combate à Violência Contra a Mulher. O projeto visa, ainda, a realização de busca ativa nas comunidades distantes da Costa, com o intuito de localizar famílias em situação de vulnerabilidade para encaminhamentos e inserção na rede de serviços socioassistenciais, a exemplo dos benefícios eventuais, Bolsa Família / Cadastro Único e o Bolsa Social.