Vacina e soro antirrábico continuam em falta no país

A vacina antirrábica animal e o soro antirrábico continuam em falta em todo o país em decorrência da não distribuição dos mesmos pelo Ministério da Saúde. A Secretaria de Saúde (Sesau) informa que até o momento não existe nenhuma previsão por parte do Ministério em enviar a vacina e o soro aos municípios.

Desde julho de 2019, Camaçari não recebe a vacina e o soro, como explica o secretário municipal de Saúde, Elias Natan. “Infelizmente as pessoas têm buscado a vacina e o soro e não encontram. O estado possui estoque estratégico desses imunobiológicos, porém em racionamento. Liberando o soro apenas em casos de acidente rábico grave. Contudo, a vacina e o soro não estão sendo distribuídos desde o ano passado. Tanto que a campanha nacional da vacinação antirrábica foi suspensa em 2019 por conta disso”.

Natan destaca que a equipe da Vigilância Epidemiológica está atenta e semanalmente em contato com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), mantendo as informações do município atualizadas para receber a vacina e o soro assim que os mesmos voltarem a ser distribuídos.