Messi é o melhor jogador até agora em 2021 das cinco principais ligas da Europa, aponta estudo

Messi é o melhor jogador até agora em 2021 das cinco principais ligas da Europa, aponta estudo

O Observatório de Futebol do Centro de Estudo Internacional do Esporte (CIES Football Observatory) divulgou nesta segunda-feira um ranking construído a partir da comparação da performance até agora em 2021 dos jogadores das cinco principais ligas da Europa. Quem teve a melhor nota foi o argentino Lionel Messi, do Barcelona, com 92.5 em 100.

Messi disputou neste ano 12 jogos pelo Barcelona no Campeonato Espanhol. O craque anotou 16 gols e sete assistências nessas partidas.

O estudo levou em consideração apenas os compromissos pela liga espanhola. O índice é computado a partir de estatísticas de cada jogador em seis aspectos do jogo: rigor, recuperação, distribuição, tomada de posse, criação de chance e chute.

Hoje o Barcelona de Messi está em segundo lugar na tabela de classificação do Campeonato Espanhol, com 62 pontos, quatro a menos do que o líder Atlético de Madrid.

Na temporada como um todo, incluindo os compromissos de 2020, Messi realizou 37 jogos até agora, com 29 gols e 13 assistências.

A metodologia do CIES contrapôs os desempenhos de atletas de 98 clubes dos campeonatos nacionais mais relevantes na Europa (Bundesliga, La Liga, Ligue 1, Premier League e Serie A), independentemente da posição. Na pesquisa só entraram jogadores que disputaram pelo menos dois terços do total possível de minutos.

Quem ocupa a segunda posição no ranking do Observatório de Futebol do CIES é o atacante Robert Lewandowski, do Bayern de Munique, artilheiro isolado do Campeonato Alemão com 35 gols em 25 jogos. O polonês registrou 89.5 pontos na Bundesliga. No período analisado, Lewandowski somou 18 gols e duas assistências.

O pódio é completado pelo volante Jorginho, do Chelsea, brasileiro naturalizado italiano, com 89.4 pontos na Premier League. De janeiro até o fim de março, o meio-campista marcou três gols no Campeonato Inglês.

O português Cristiano Ronaldo, da Juventus, artilheiro do Campeonato Italiano com 23 gols em 24 jogos, está em quinto lugar (89.3).

Depois de Jorginho, o atleta nascido no Brasil em melhor posição é o zagueiro Marquinhos, do Paris Saint-Germain. Ele está em 25º lugar, com 83.1 pontos.

Top 10 do Observatório de Futebol do CIES — Foto: Reprodução / CIES Football Observatory

FONTE: GLOBO ESPORTE