Kits de Capoeira são entregues a mais 12 grupos de Camaçari

Kits de Capoeira são entregues a mais 12 grupos de Camaçari

Através do Programa Cultura Todo Dia aconteceu a 2ª edição do projeto Valorizando as Raízes – Kit Capoeira, com entregas que contemplaram 12 grupos de capoeira do município. Realizada pela Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria da Cultura (Secult), a cerimônia foi simbólica e ocorreu nesta sexta-feira (20/11), no Memorial Jorge Amado, localizado na Cidade do Saber.

O ato foi conduzido pelo presidente do Conselho Municipal de Cultura e subsecretário da Secult, Luciel Neto, que falou sobre a importância do momento. “É uma satisfação muito grande fazer essa entrega, principalmente no dia 20 de novembro, que é o Dia da Consciência Negra, onde a capoeira é uma das manifestações mais incisivas na questão da resistência do povo escravizado. E continuamos com a política de apoio aos mestres e mestras da cultura popular, Salve Capoeira!”, concluiu ao lembrar que o início da ação ocorreu em 2019.

Os 12 Kits são compostos por: três berimbaus, um atabaque, dois pandeiros, um agogô, dois xique com talisca e fardamentos. A cerimônia contou com representantes dos grupos de capoeira beneficiados e seguiu todas as recomendações da OMS (Organização Mundial de Saúde), devido a pandemia da Covid-19.

Esta iniciativa é uma forma de propagação e fomento da cultura afro-brasileira, difundindo a existência dos grupos de capoeira de Camaçari, promovendo assim a valorização deste Patrimônio Cultural Imaterial. A secretária da Cultura, Márcia Tude, também esteve presente na cerimônia.

GRUPOS CONTEMPLADOS

– Capoeira Libertação Arte

– Associação de Capoeiragem CDD

– Grupo de Capoeira Parque Verde

– Centro de Cultura e Arte Educativa

– Associação Cultural e de Inclusão Social

– Capoeira Angola Palmares Guerreiro

– Grupo Ginga Menino

– Grupo de Capoeira da Apae de Camaçari

– Associação Cultural de Capoeira Arupembê

– Associação do Parque Satélite

– Fatumbi Capoeira

– Associação Cultural de Capoeira Filhos de Malta

FONTE: ASCOM CAMAÇARI