Prefeito visita áreas e casas atingidas pela chuva

Prefeito visita áreas e casas atingidas pela chuva

Em decorrência da forte chuva que atinge o município desde a madrugada desta sexta-feira (20/11), o prefeito de Camaçari, Elinaldo Araújo, visitou na manhã de hoje os locais mais críticos da cidade onde foram gerados pontos de alagamentos devido ao grande volume de água, tratam-se dos bairros Jardim Brasília e Nova Vitória. O gestor estava acompanhado da equipe técnica da prefeitura e a vistoria teve o intuito fazer um levantamento das demandas emergenciais e dar encaminhamentos para os setores e serviços da gestão municipal.

Atuando de maneira integrada e emergencial, a Defesa Civil, órgão vinculado à Secretaria dos Serviços Públicos (Sesp), realizou um mapeamento e monitoramento das residências e locais que foram afetados pela chuva, principalmente nas áreas consideradas de risco. Enquanto isso, a equipe de limpeza da respectiva pasta, montou uma força-tarefa para fazer a remoção dos móveis, eletrodomésticos e objetos das casas.

“Infelizmente fomos surpreendidos por essa chuva fora de época e estou aqui, junto a todo o governo, para encontrar o melhor caminho para dar assistência a essas famílias. Nesse momento, estamos à disposição de toda a população para dar todo o apoio social necessário a fim de amenizar as dificuldades”, informou o chefe do poder Executivo.

Com a finalidade de assistir e dar o suporte aos munícipes que foram prejudicados por causa da chuva, a assessoria técnica e os profissionais da assistência social, oriundos da Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes) estiveram no local para fazer o recadastramento destas famílias de porta em porta. De forma a possibilitar que os moradores possam ser amparados com benefícios socioassistenciais que são disponibilizados pelo governo municipal.

“Nós estamos com as equipes do social visitando cada residência atingida e verificando quais são as demandas, alguns estão solicitando alimentos, outros colchões. Então, estaremos aqui ao longo do dia fazendo esse levantamento para que possamos fazer esse acolhimento das famílias”, explicou a gestora da Sedes, Andréa Montenegro.

Outros pontos — De acordo com a Defesa Civil, até o momento o município registrou 18 ocorrências, distribuídos entre alagamentos, deslizamentos de terra e quedas de árvores. Os bairros atingidos são Jardim Brasília, Novo Horizonte, Camaçari de Dentro, Parque Verde II e Verdes Horizontes.

Em situações de emergência, o morador deve acionar a Defesa Civil através do telefone 199. A ligação é gratuita. O cidadão também pode entrar em contato por meio do celular (71) 98113-0178, do coordenador do órgão, Filipe Montenegro, ou ainda o número fixo (71) 3622-7755. O atendimento funciona em regime de plantão 24 horas.

FONTE: ASCOM CAMAÇARI