Bahia tem 16 praias impróprias para banho neste fim de semana; Confira

Um balanço divulgado nesta sexta-feira, 27, pelo Instituto do Meio-Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) aponta que cerca de 16 praias estão impróprias para banho neste fim de semana, no litoral da Bahia. Além de Salvador, praias da Baía de Todos-os-Santos e das Costas do Descobrimento e do Cacau também foram consideradas inadequadas pelo órgão.

Já as Costas dos Coqueiros e do Dendê não apresentaram irregularidades. Atualmente, a rede amostral de monitoramento no estado é composta por 133 pontos, distribuídos em toda a costa baiana. As amostras de água para analises da balneabilidade são coletadas semanalmente pela manhã em locais com maior concentração de banhista.

De acordo com o Inema, a praia é considerada imprópria quando mais de 20% das amostras coletadas em cinco semanas consecutivas, apresentar resultado superior a 1.000 coliformes fecais ou 800 Escherichia coli, ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2500 coliformes termotolerantes ou 2000 Escherichia coli ou 400 enterococos por 100 mL de água.

O órgão alerta para o período chuvoso, na qual as praias podem ser contaminadas por arraste de detritos diversos, podendo causar doenças. Em dias de sol, o banho próximo à saída de esgotos, desembocadura dos rios urbanos, córregos e canais de drenagem é desaconselhável. A relação com os locais impróprios pode ser consultada no aplicativo “Vai Dar Praia”.