Devoção a Nossa Senhora do Parto abre ciclo de lavagens na Costa

Devoção a Nossa Senhora do Parto abre ciclo de lavagens na Costa

Fé, devoção e alegria marcaram a tradicional lavagem em homenagem à padroeira Nossa Senhora do Parto, na manhã deste sábado (21/12), na localidade de Areias, Costa de Camaçari. Com uma energia contagiante e clima agradável, centenas de devotos da comunidade católica iniciaram a procissão na Rua da Mangueira, em frente ao Bar do Carlão, abrilhantando as ruas e avenidas da comunidade e seguindo em direção à Igreja Católica Nossa Senhora do Bom Parto.

Fã de carteirinha das lavagens do município, o historiador e morador de Vila de Abrantes, José Fernando, comentou bastante alegre que tem prazer em participar e faz questão de estar presente em todos os cortejos religiosos. “Faz parte do meu espírito carnavalesco e além disso, eu como pesquisador e historiador sempre estou buscando subsídios para fortalecer esses eventos para que sejam registrados para que as futuras gerações entendam o histórico de cada festejo. Me dedico a estudar e contar as histórias da nossa Camaçari”.

Cultivando os mais de 35 anos de história, cerca de 50 baianas acompanhadas da população percorreram aproximadamente cem quilômetros até o templo religioso para realizar a tradicional lavagem das escadarias com banho de cheiro. O festejo que abre o ciclo de lavagens no município celebra a padroeira Nossa Senhora do Parto, que é considerada a protetora das mulheres grávidas.

Nascido e criado em Areias, Heliomar dos Santos, mais conhecido como Mar de Areias, 35 anos, é o líder comunitário da localidade. Para ele, a padroeira tem um significado valoroso e este momento é bastante significativo para todos os que depositam a sua fé e amor na santa. “Nós abraçamos a comunidade católica e gostamos de manter esta tradição que é tão importante para a nossa população. Sou muito grato a ela [padroeira], tenho um carinho muito grande por ela”, expressou o devoto.A festa ainda contou com a atuação de agentes da Defesa Civil e da Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT). Após a parte profana, ainda no sábado será o momento de aproveitar para curtir as apresentações das bandas locais com o bloco Os Caipiras, Mistura Total, Beat Brazil, Dois Amores, Tuty Life. Já no domingo (22/12), será a vez do Bloco Chegue +, Nilson Santos, Clebridade 10, Malu e Amor Pendente.