Moradores de Jacuípe ganham praça totalmente requalificada

Moradores de Jacuípe ganham praça totalmente requalificada

Os moradores de Barra do Jacuípe receberam a nova praça Ângelo Paulo Nascimento com muita festa, na noite desta sexta-feira (20). Com as bênçãos e a oração do pastor Edvaldo Filho, da igreja Assembleia de Deus da localidade, o prefeito Elinaldo Araújo entregou o espaço totalmente requalificado, com novos bancos, passeio em concreto colorido e com acessibilidade para pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida. A praça ainda ganhou seis quiosques para bares e lanchonete, local para abrigar um centro comunitário, fonte luminosa, deck de madeira e pergolado.

Presente e ao lado do administrador municipal, Maria Joselia dos Santos Oliveira, uma das seis contempladas com um dos quiosques, e moradora da localidade há 20 anos, recebeu das mãos do gestor a chave do seu novo ambiente de trabalho e não escondeu a alegria. “O prefeito atendeu o nosso pedido, que era antigo, deu uma resposta imediata e abraçou a comunidade. Eu não tinha emprego e saber que agora eu tenho um espaço para trabalhar de forma digna é muito gratificante. Estou animada e com fé em Deus vou vender bastantes petiscos, caldos e bebidas”, contou, demonstrando muito entusiasmo.

Para a secretária de Infraestrutura, Joselene Cardim, entregar a praça é uma demonstração do comprometimento do gestor municipal com o povo. “Estamos devolvendo à população a dignidade de poder viver melhor. O prefeito Elinaldo está cuidando de toda cidade, da infraestrutura, do lazer, da saúde, da educação, está gerando emprego, renda e, por isso, hoje é uma noite de muita gratidão. Quem não vive pra servir, não serve pra viver e nós estamos aqui porque temos compromisso. Camaçari vive um momento de reconstrução e em cada canto vemos os feitos do prefeito. Isso vem de Deus e ele tem essa missão de servir o povo e cumprir todos os compromissos que tem feito à população”, disse.

O nome dado ao equipamento público, que foi transformado em um lindo espaço de lazer e convivência, é uma homenagem feita a um pescador nascido e criado na região, mais conhecido como Seu Lizú. A filha do homenageado, Barbara Nascimento, falou do sentimento de orgulho e gratidão que todos da família estão sentindo. “Meu pai deixou um grande legado para Jacuípe, ajudando a expandir o turismo, e nós estamos agradecidos com este reconhecimento. Estamos felizes com essa homenagem e quero agradecer a Prefeitura por nos dar um espaço de alegria para as famílias”, declarou.

Sob muitos aplausos, o chefe do Executivo Municipal fez um balanço das ações realizadas nas áreas da saúde, do social, da habitação, educação e de infraestrutura e em tempo acrescentou os novos projetos que já estão em andamento, a exemplo da construção do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), intervenção em espaços públicos (escolas, praças, campos e quadras), construção de creches, além do ajuste no calendário escolar, com o projeto “Volta às Aulas”. São dezenas de serviços que promovem melhorias notáveis na paisagem urbana e nos atendimentos prestados aos munícipes.

“Encontramos as praças sujas, escuras, sem condições de convívio. Estamos trabalhando e já estamos avançando. Hoje estamos aqui, graças a Deus, comemorando essa grande obra. Estou muito feliz em poder proporcionar às famílias um momento de lazer e diversão. Estou muito feliz em ver a cidade avançando”, afirmou o gestor.

Participando do ato de entrega, a moradora da localidade há 6 anos, Carmem Rangel, comemorou a construção do novo espaço. “O espaço antigo era usado como estacionamento e não tinha nenhum atrativo. Agora com essa nova praça vai ser uma benção para os moradores, porque vamos ter um local de lazer e assim vai ser mais frequentado”, contou animada.

Nova Praça

Para deixar a região mais arborizada, a praça recebeu plantio de árvores, grama, melhoria de toda iluminação, pintura, parque infantil, uma quadra poliesportiva com iluminação e uma academia para os idosos praticarem atividade física. A área existente do estacionamento também passou por requalificação. Os quiosque entregues possuem cozinha, lavanderia e banheiro. Uma estrutura diferenciada para atender com comodidade a comunidade e os turistas que frequentam a região.

Nome da Praça

A nova praça recebeu o nome de Ângelo Paulo Nascimento, homenagem feita a um pescador nascido e criado na região, mais conhecido como Seu Lizú. Reconhecido nacionalmente no turismo por realizar, em Barra do Jacuípe, travessias de canoa de turistas e comunidade local durante finais de semanas e feriados, Seu Lizú da canoa, como era carinhosamente chamado, nasceu em 10 de outubro de 1931 e faleceu aos 80 anos, no dia 25 de janeiro de 2012. Casou-se três vezes, ficou viúvo das duas primeiras esposas e deixou 20 filhos.

A cerimônia de inauguração do novo equipamento de lazer contou com as presenças de autoridades políticas, lideranças comunitárias, populares e representantes do Legislativo.