Itens filtrados por data: Quarta, 11 Setembro 2019

O trabalho de drenagem está sendo intensificado em diversos pontos do município, tanto na sede quanto na Costa de Camaçari. Desta vez, o serviço acontece na Rua Beira Rio, em Barra do Jacuípe, como parte de um trabalho de prevenção. A obra é realizada pela Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), para evitar alagamentos e possíveis transtornos à população no período chuvoso.

De acordo com a Seinfra, a obra que teve início em setembro e tem previsão de término para o mês de outubro é uma solicitação antiga dos moradores da localidade que sofriam com enchentes em época de chuva. Trata-se de uma rede de drenagem com manilhas e tubos, que possuem resistência e facilidade de instalação, de 600 milímetros com uma extensão de 220 metros.

Animados, moradores acompanham de perto os serviços realizados. Para Amanda Souza, moradora de Barra do Jacuípe há 23 anos, as expectativas com os serviços da Prefeitura são ótimas. “Aqui alagava bastante e agora espero que a gente não passe mais pela água suja”, disse.

Em período de férias do seu trabalho, Diego Souza, morador do bairro há 32 anos, contou que aproveita o tempo livre para ver a obra e explicou que nesse tempo em que reside na Rua Beira Rio não se lembra de ter visto alguma intervenção de infraestrutura. “Durante esses anos todos, não houve trabalho por aqui. Está acontecendo o que a gente sempre esperou por Jacuípe”.

Publicado em Camaçari

Com uma estrutura mais adequada e melhores condições de aprendizagem, a Escola Thomaz Camilo, localizada em Areias, no distrito de Vila de Abrantes, foi entregue à população pela Prefeitura de Camaçari após passar por reforma. O ato foi realizado nesta quarta-feira (11/9) em total clima de festa entre gestão e a população local.

O prefeito Elinaldo Araújo participou da cerimônia e lembrou os avanços que estão sendo realizados na Educação. “Já estamos com 70% das escolas requalificadas e garantimos as obras para chegar a 100%. Distribuímos fardamento em 2018, 2019 e também vamos entregar em 2020, quando também quero que recebam o kit chuva, tudo isso no início do ano letivo”, afirmou sob muitos aplausos.

O acolhimento do evento foi realizado ao som do Grupo Percussivo da escola, que contempla mais de 20 estudantes. A abertura ficou por conta de estudantes do 4º ano e os alunos do 5º ano animaram a todos com uma paródia da música “Festa”. “Tem área pra todo lado, tem quadra, tem refeitório, uma cantina decente e um grande auditório. Hoje tem festa na escola, pode vir, pode chegar. Tem uma escola decente, pro seu filho estudar”, dizia um dos trechos.

“A escola está linda, as salas todas bem organizadas, os mobiliários novos, uma quadra maravilhosa para os meninos praticarem esporte. Então educação é tudo isso, precisa de um lugar limpo, seguro, bonito, atrativo e ser um lugar onde as crianças e toda a comunidade gostam de estar”, pontuou a secretária de Educação, Neurilene Martins.

A unidade de ensino passou por melhorias em sua estrutura física. Dentre os trabalhos realizados estão: adequação da guarita, da cozinha, da dispensa, do refeitório, de sanitário para pessoas com necessidades especiais (PNE) com itens de acessibilidade, da quadra poliesportiva; revisão de cobertura, das instalações elétricas e hidráulicas, de iluminação interna e externa, das instalações de esgotamento sanitário, de esquadrias, de forro, de revestimentos, estrutural da torre dos reservatórios de água, limpeza de calhas de pluviais; paisagismo; instalação de peitoril em granito, de piso tátil, de novos portões de acesso, de grades de proteção, de novo bebedouro em granito; limpeza geral e pintura geral interna e externa.

Com 393 alunos em 17 turmas, do 1º ao 9º ano, a Escola Thomaz Camilo conta no projeto pedagógico com: leitura institucional, de matemática com o dinheiro “thomazito”, hortas escolares e grupo percussivo. A vice-diretora, Maria das Graças Gonçalves, falou sobre a importância da requalificação. “Esse é o momento da realização de um sonho. Estamos com nossa escola organizada e vamos avançar para alcançar melhores resultados”.

Mãe e moradora da localidade, Caroline Costa de Oliveira, 27 anos, aprovou as melhorias realizadas na unidade. “Nota 10! Desde a gestão até a estrutura está excelente. Está com carteira nova, tudo pintado, iluminação, está bem legal”, o que também foi reafirmado pela filha e estudante Gabriele Costa de Almeida, 11 anos. “Eu amo a minha escola”, declarou.

Estavam presentes o vice-prefeito, José Tude, além de autoridades municipais do Executivo e do Legislativo.

Publicado em Camaçari

A Prefeitura de Camaçari, por intermédio da Coordenadoria Central de Tecnologia e Gestão da Informação (CCTGI), comunica aos servidores municipais que, a partir desta quinta-feira (12/9), às 13h, os colaboradores deixarão de utilizar o sistema de internet via Wi-Fi Visitante PMC e passarão a usufruir da nova rede Camaçari + Digital.

O sistema atenderá a demanda dos prédios administrativos e gerenciados pela coordenação, a exemplo da Secretaria de Habitação (Sehab) e Casa do Trabalho. A iniciativa visa proporcionar mais conforto e comodidade aos usuários. Para ter acesso, o procedimento continua sendo o mesmo. Basta conectar na rede Wi-Fi Camaçari + Digital e em seguida o usuário será direcionado para a página de termo de acesso, onde deverá clicar na opção “aceitar”.

Publicado em Camaçari

Nos dias 23 e 24 de setembro, Camaçari sedia o 1º Encontro Baiano das Salas do Empreendedor e o Empreender Regional. Realizado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (Sedec), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o encontro acontece no auditório da Casa do Trabalho, centro da cidade, e tem como objetivo promover a troca de ideias entre as Salas do Empreendedor, bem como agregar mais possibilidades no desenvolvimento da economia e geração de renda dos municípios da Bahia.

Com o apoio dos municípios da região metropolitana (UR-01), o evento tem como público-alvo prefeitos de cidades da Bahia, gestores municipais de desenvolvimento econômico, vereadores, conselheiros municipais, assessores governamentais, líderes de movimentos sociais, empresários, microempreendedores, artesãos, profissionais autônomos, estudantes do ensino médio e técnico e quem mais tiver interesse em alavancar ou criar um negócio de sucesso.

Com duração de dois dias, no evento serão apresentadas demonstrações do Novo Sistema Integrado entre Secretarias; Inovações de Crédito ao micro e pequeno empresário e Viabilidade de Adesão ao Crédito para municípios; Atualizações da Nova Base Conceitual do Artesanato Brasileiro; Apresentação de Casos de Sucesso; Apresentação sobre Plano de Saúde para Microempreendedor Individual (MEI); Assinatura com a Rede de Oportunidades e o Sebrae como indutor de inovação e tecnologia.

INSCRIÇÃO E MAIORES INFORMAÇÕES:

As inscrições são gratuitas e os interessados deverão entrar em contato através de um dos seguintes números: (71) 3622-7373 ou (71) 99313-8037 [ligação ou WhatsApp].

Publicado em Camaçari

No próximo domingo (15/9), a Associação de Capoeira Viola de Ouro comemora 20 anos. Para celebrar a data, será realizado o XXIII Batizado e Troca de Cordas da entidade, que acontecerá a partir das 9h, na Casa de Criança e do Adolescente, localizada na Rua do Telégrafo, s/nº, Bairro do Natal.

A entrada é franca e, na oportunidade, o evento festivo marcará o batizado e a troca de cordas para algumas crianças do Projeto Comunidade Viola, do Bairro Parque São Vicente. Além disso, os membros da entidade convidam a todos para participar da tradicional roda de capoeira.

O evento é organizado pelo Mestre Zeca e os alunos da entidade. A iniciativa conta com apoio da Prefeitura de Camaçari, por intermédio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (Sejuv).

Publicado em Camaçari

O acordo, com validade de dois anos, tem como objetivo promover a capacitação dos gestores e servidores por meio de soluções educacionais desenvolvidas especialmente para o setor público, proporcionando maior eficiência na gestão de recursos públicos.

“Nós temos buscado todas as formas de capacitação e uma delas é o Ensino a Distância (EAD). Como a Caixa já tem um contrato com a Prefeitura e é gestora de uma parte significativa dos nossos investimentos, ela disponibilizou de forma gratuita sua plataforma de ensino a distância para aprendizagem na área de investimentos”, explica o superintendente do ISSM, Pedro Guimarães, destacando a capacitação como ferramenta para eficiência na gestão do Instituto.

Em 2019, foram viabilizadas nove capacitações, entre seminários e cursos, não apenas para os servidores do Instituto, como também para conselheiros e membros de outros Institutos de Previdência da Bahia.

Para o diretor administrativo e financeiro do ISSM, Ernani Sena, o acordo firmado com a Universidade Caixa se insere no contexto da recém-implantada Política de Gestão de Pessoas do Instituto, que utiliza a educação corporativa como ferramenta para o crescimento profissional dos servidores e para promover a capacitação em melhorias de processos. “No Instituto, nunca paramos de buscar maneiras de melhorar para atingir nossos objetivos estratégicos, entre eles, o de garantir um futuro tranquilo para os contribuintes do Regime Próprio de Previdência Municipal”, conclui.

Além de cursos sobre investimentos, a UCPP oferece treinamentos com diversos temas como Gestão Pública, Gestão de Convênios de Contratos, Gestão de Pessoas e Liderança, Inovação e Melhorias de Processos e Desenvolvimento Pessoal. Os conteúdos são desenvolvidos a partir de análise de necessidades das entidades parceiras e são disponibilizados no ambiente virtual da UCPP.

 

Publicado em Camaçari

Com o auditório da Secretaria de Governo (Segov) lotado, a Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria de Habitação (Sehab), realizou na tarde desta quarta-feira (11/9) a entrega dos certificados de conclusão de cursos profissionalizantes do Projeto de Trabalho Social (PTS) para mais de 60 moradores do Residencial Morada dos Pardais I a IV.

Emocionados, os concluintes, em sua maioria mulheres, relataram histórias de superação através do PTS e os planos para aumentar a renda através da qualificação nas áreas de Biscoitos, Doces Finos e Operador de Caixa e Telemarketing. “Colaborei também para hoje no evento estar servindo delícias que aprendi a fazer”, contou orgulhosa Orlandi Bispo, moradora do Pardais I, exibindo também os seus três certificados. “Eu pretendo continuar fazendo doces finos e poder compartilhar com pessoas ao meu redor esse conhecimento”, contou a jovem Bruna Kelen, moradora do Pardais III.

Durante a cerimônia, as alunas puderam expor os doces e biscoitos que produziram. “É muito gratificante, porque levanta a autoestima das pessoas, faz elas descobrirem qualidades e habilidades”, acrescentou Célia Machado, instrutora de Doces Finos e Biscoitos.

O secretário de Habitação, Júnior Borges, pontuou a preocupação em elevar a autoestima e construir autonomia financeira para mulheres. “A gente se sente gratificado. Nós estamos felizes por ver pessoas recuperando a autoestima. Pessoas que já não tinham mais esperança conseguem ter a partir desses cursos”, concluiu.

PTS – O Projeto de Trabalho Social (PTS) é desenvolvido pela Prefeitura de Camaçari, através da Sehab, em parceria com a Caixa Econômica Federal e empresas privadas. A iniciativa tem o objetivo de desenvolver ações de apoio e fortalecimento à participação efetiva das famílias beneficiárias do programa federal Minha Casa Minha Vida, através de atividade que promovem a inclusão social e produtiva, a geração de renda e, consequentemente, a sustentabilidade do projeto.

Publicado em Camaçari

A paralisação parcial dos empregados dos Correios, iniciada nesta terça-feira (10) pelas representações sindicais da categoria, não afeta os serviços de atendimento da estatal.

A empresa já colocou em prática seu Plano de Continuidade de Negócios para minimizar os impactos à população. Medidas como o deslocamento de empregados administrativos para auxiliar na operação, remanejamento de veículos e a realização de mutirões estão sendo adotadas.

Levantamento parcial realizado na manhã desta quarta-feira (11) mostra que 82% do efetivo total dos Correios no Brasil está trabalhando regularmente. Na Bahia, 75,26% dos empregados estão trabalhando normalmente.

Negociação — Conforme amplamente divulgado, os Correios estão executando um plano de saneamento financeiro para garantir sua competitividade e sustentabilidade. Desde o início de julho, a empresa participa de reuniões com os representantes dos empregados, nos quais foram apresentada a real situação econômica da estatal e propostas para o acordo dentro das condições possíveis, considerando o prejuízo acumulado, atualmente na ordem de R$ 3 bilhões.

As federações, no entanto, expuseram propostas que superam até mesmo o faturamento anual da empresa.

Vale ressaltar que, neste momento, um movimento dessa natureza agrava ainda mais a combalida situação econômica da estatal. Por essa razão, os Correios contam com a compreensão e responsabilidade de todos os seus empregados, que precisam se engajar na missão de recuperar a sustentabilidade da empresa e os índices de eficiência dos serviços prestados à população brasileira.

Agência de Camaçari

A agência de Camaçari vai funcionar com Plano Emergencial nesse período de greve dos servidores. A unidade abrirá às 08h00 e fechará às 11h30, atendendo somente serviços expressos.

Nessa fase, as entregas de produtos estarão suspensas.

Publicado em Bahia

As agências da Caixa Econômica Federal vão abrir no próximo sábado, das 9h às 15h, para liberação do saque de até R$ 500 em contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

A Caixa também vai trabalhar com horário estendido por duas horas, nesta sexta-feira (13), início do saque, e nas próximas segunda (16) e terça-feiras (17).

Assim, as agências, que normalmente abrem às 11h, vão iniciar o atendimento às 9h. Aquelas que abrem às 10h, iniciarão os trabalhos às 8h e as que abrem às 9h, atenderão a partir das 8h e terão uma hora a mais ao final do expediente. No caso de agências que abrem às 8h, serão duas horas a mais ao final do horário de atendimento.

“Vamos avaliar o movimento desses dias para ver se teremos que abrir mais calendários especiais nas semanas seguintes”, disse o vice-presidente de Distribuição, Atendimento e Negócios da Caixa, Valter Nunes. Ele participou hoje (12) de transmissão no Facebook, juntamente com o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, e o vice-presidente de FGTS da Caixa, Paulo Angelo, para tirar dúvidas sobre o saque imediato.

Depósito automático

A Caixa inicia nesta sexta (13) o pagamento dos recursos. O banco fará o depósito automático para quem tem conta poupança no banco, seguindo calendário de mês de nascimento.

Quem nasceu em janeiro, fevereiro, março e abril recebe primeiro. Os próximos a ter acesso ao saque são os nascidos em maio, junho, julho e agosto, no dia 27 deste mês. Em seguida, no dia 9 de outubro, será a vez os nascidos em setembro, outubro, novembro e dezembro.

Segundo a Caixa, cerca de 33 milhões de trabalhadores receberão o crédito automático na conta poupança. Os clientes do banco que não quiserem retirar o dinheiro têm até 30 de abril de 2020 para informar a decisão em um dos canais divulgados pela Caixa: site, Internet Banking ou aplicativo no celular.

Os clientes da Caixa que têm conta corrente podem fazer o pedido de crédito em conta por meio dos canais de atendimento

Para aqueles que não têm conta poupança na Caixa, aberta até o dia 24 de julho de 2019, ou conta-corrente, o calendário começa no dia 18 de outubro, para os nascidos em janeiro, e vai até 6 de março de 2020, para os nascidos em dezembro.

Publicado em Brasil

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou proposta que obriga serviços de saúde públicos e privados a notificar a autoridade policial sobre indícios de violência contra a mulher. A proposta vai à sanção presidencial.

A legislação atual determina a notificação obrigatória de casos de violência contra a mulher atendida em serviços de saúde públicos e privados (Lei 10.778/03). Agora, deverão ser informados também os indícios.

Pelo texto aprovado, os dados sobre violência deverão ser enviados pelos serviços de saúde à autoridade policial em no máximo 24 horas. 

Os deputados aprovaram o substitutivo do Senado ao Projeto de Lei 2538/19, aprovado pela Câmara em junho de 2017.

A relatora, deputada Mara Rocha, disse que a proposta aumenta a rede de proteção à mulher. “Além das confirmações dos indícios de violência, será possível melhorar a adoção de medidas protetivas”, afirmou.

Rocha disse que o Senado melhorou o texto original ao incluir a notificação obrigatória dos indícios de violência na lei que já determina o aviso de casos de violência (Lei 10.778/03).

Autora da proposta, a deputada Renata Abreu disse que o projeto representa o enfrentamento à violência contra a mulher. 

Já a deputada Érika Kokay destacou a determinação de um prazo para a notificação da violência. “A informação terá de ser enviada em 24 horas”, disse.

Publicado em Política
Pagina 1 de 2

Grupo Fato Verdade. Sua verdade na web.

Informações de qualidade, sem firulas, sem achismo

Galeria de Fotos