Itens filtrados por data: Terça, 10 Setembro 2019

Atenta às necessidades da população, a Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria dos Serviços Públicos (Sesp), realiza nesta terça-feira (10/9) intervenções de iluminação pública na Rua do Rafael, entrada principal do subdistrito de Parafuso, garantindo mais segurança e boas condições de trafegabilidade de pedestres e veículos que circulam no local.

Os serviços foram motivados pelo furto de 400 metros de extensão de rede elétrica de baixa tensão e 13 braços de iluminação que foram repostos ao longo do dia. Os braços instalados nos postes possuem dois metros de extensão e receberam lâmpadas de vapor metálico (luz branca). Durante a execução foi trocado ainda um disjuntor no padrão de medição e feito o alinhamento de um poste.

Intervenções iguais a esta são realizadas de forma contínua pela equipe de iluminação pública de Sesp, tendo passado por comunidades como Rancho Alegre, Canto dos Pássaros e nos Residenciais Caminho do Mar 1, 2 e 3 em Barra do Jacuípe (BA-530, conhecida como Via Cetrel). Em breve, mais localidades serão beneficiadas com os serviços.

O munícipe pode realizar solicitações e reclamações acerca da iluminação pública, como por exemplo requisitar a troca de lâmpadas queimadas, através do 0800-284-0064 ou pelo WhatsApp (71) 9.8156-0844.

Publicado em Camaçari

Com o intuito de aprimorar os conhecimentos acerca de procedimentos que fazem parte do cotidiano da administração pública, servidores de Camaçari participaram do segundo curso de treinamento da modalidade In Company, promovido pela Prefeitura de Camaçari, em parceira com a empresa de treinamentos TreineCap, no auditório da Secretaria de Governo (Segov). O encontro, que ocorreu nesta segunda (9/9) e terça-feira (10/9), recebeu como temática “Licitações passo a passo” e contou com a interação de 50 colaboradores.

Com carga horária de 16 horas, o conteúdo programático foi ministrado pelos consultores em licitações e contratos administrativos, Marla Oliveira e Railson Pinho. Palestrando pela primeira vez na cidade, juntos, eles pontuaram que os servidores foram receptivos com a temática e interagiram com as informações apresentadas no decorrer do curso, fazendo questionamentos relacionados à realidade do município.

Administrador e especialista da área de licitações, Railson Pinho destacou os três principais pontos em que os servidores devem ficar atentos no momento de lidar com esses documentos. “Primeiro entender o fluxo da contratação de uma ponta à outra. Muitas vezes quem solicita não sabe o porquê da demora. Os servidores tiveram a primeira visão, de que não depende só dele, tem outros setores à frente. O segundo ponto é a uniformização de entendimentos, normatização de procedimentos e é algo em que esse curso pode auxiliar. E o terceiro ponto é a celeridade dos processos”, frisou.

A palestrante Marla Oliveira destacou a importância do conhecimento para o aprimoramento da atuação dos profissionais frente ao processo de licitação. “A ideia do passo a passo também é conscientizar da responsabilidade e da importância do conhecimento no processo de contratação”, frisou.

O secretário de Governo, José Gama, falou sobre importância da capacitação dos colaboradores. “Optamos por contratar uma empresa com qualidade, com renome, para que pudesse capacitar o maior número de servidores por cursos e temos uma previsão de sete cursos sequenciais. Esse é o segundo que estamos realizando e vários temas ainda serão abordados. É uma riqueza, uma grandeza a ser explorada e o servidor tem toda uma necessidade e merecimento de estar atualizado”.

Servidora efetiva há 10 anos, Jussara Souza está locada há dois anos na Comissão Central Permanente de Licitação (Compel), onde lida diretamente com esses procedimentos e documentos diariamente. Com o módulo em mãos, ela fez questão de manifestar sua satisfação com os aprendizados adquiridos e com o método de ensino. “Eu acho muito importante essa dinâmica deles, esses questionamentos abordados já nesse primeiro momento. São questionamentos do dia a dia, são situações que a gente enfrenta na rotina e são pertinentes”, comentou.

Para Daniela Usêada, diretora da Treine Cap, os resultados têm sido positivos. “Este é um curso bem específico para quem trabalha na área pública por conta das licitações. Temos tido um retorno positivo das pessoas que participaram no primeiro evento e muitas estiveram aqui na expectativa de absorver uma maior gama de conhecimento para assim levar isso para o dia a dia”, destacou.

O primeiro módulo foi ministrado em agosto pelo ex-presidente e atual ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Benjamin Zymler, e trouxe como abordagem as “questões fundamentais sobre licitações, compras e contratação direta”.

Publicado em Camaçari

Foi prorrogado até o dia 20 de setembro o prazo de cadastro para adesão ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), iniciativa interrompida pela União em 2017 e que voltou a ser executada em Camaçari com a disponibilização de R$ 800 mil em recursos pelo Governo Federal, que será destinado à compra de produtos produzidos por agricultores familiares do município. Até o momento, 123 produtores aderiram ao programa que no município é gerido pela Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e Pesca (Sedap).

A extensão do prazo se deu pela necessidade de atingir um número ainda maior do que o obtido. A meta é alcançar 200 até sexta-feira (13). De acordo com a pasta gestora, a adesão tem sido muito boa e a expectativa é de chegar a 350 até o dia 20, uma vez que profissionais da Sedap se deslocarão até as comunidades mais distantes para oportunizar e facilitar o processo de cadastro para os agricultores. Com isso, a Sedap deve chegar a um total superior a 500 produtores, visto que já existe uma lista prévia com cultivadores pré-cadastrados.

As compras dos produtos, previstas inicialmente para a primeira semana de outubro, também foi modificada por conta da prorrogação, passando para a segunda. Para fazer o cadastro, o produtor deve procurar a Coordenação de Agricultura da Sedap, localizada na Casa do Trabalho, na Rua do Migrante, s/n, Centro, das 8h às 16h, e apresentar cópia do RG, CPF, comprovante de residência, extrato válido da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), dados bancários e Número de Identificação Social (NIS).

Promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar estão entre as finalidades básicas do PAA. No município, o programa é uma importante ferramenta de combate à fome, pois os alimentos comprados são destinados às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e às atendidas pela rede socioassistencial.

Em casos de dúvidas ou necessidade de mais informações, o cidadão pode ligar para os números (71) 3622-7343/7397.

Publicado em Camaçari

O público participante da IX Conferência Municipal de Assistência Social de Camaçari, realizada nos dias 2 e 3 de setembro, na Casa do Trabalho e na Casa da Criança e do Adolescente, pode requisitar seus certificados através deste link:

https://sistemas.camacari.ba.gov.br/sedesconferencia2019/index.php

Caso, ao clicar no link, apareça uma mensagem de segurança, basta clicar na opção “Avançado” e em seguida no link disponibilizado. O evento tratou sobre “Assistência Social: Direito do Povo com Financiamento Público e Participação Social”.  Têm direito ao certificado os participantes inscritos que tiveram um mínimo de 75% de presença na conferência.

Publicado em Camaçari

A 14ª edição do Sesau Mais Perto de Você chega a Jauá neste sábado (14/9), com ênfase nas Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS). Das 8h às 13h, equipes da Secretaria de Saúde (Sesau) estarão desenvolvendo várias ações de promoção à saúde em frente ao Condomínio Praia de Jauá.

Entre as práticas estão terapia comunitária, auriculoterapia, musicoterapia, acupuntura, arteterapia, fitoterapia, meditação, Lian Gong, Shiatsu, Reiki e Yoga. As atividades são indicadas para todas as pessoas, independente de idade.

As práticas integrativas e complementares em saúde são um conjunto de técnicas corporais não invasivas, que podem incluir práticas físicas e de relaxamento, voltadas à promoção da saúde do corpo e da mente, tornando-se uma realidade na rede de atenção à saúde pública em todo o país e presente nas Unidades de Saúde de Camaçari.

As PICS expressam o desejo de mostrar que é possível implementar outras práticas de saúde que vão além de medicamentos. O que move as pessoas envolvidas no projeto é, antes de tudo, o impulso de participar ativamente de um processo capaz de mostrar que são possíveis outras formas de aprender, praticar e cuidar da saúde, de si e dos outros de forma humanizada.

“Dessa vez a nossa ênfase será exclusivamente em ações de promoção à saúde. Precisamos alertar as pessoas para necessidade de praticar atividades físicas e alternativas que promovem a saúde através de técnicas não invasivas diferentemente dos medicamentos, procedimentos cirúrgicos e alguns tipos de exames”, explicou o secretário de Saúde, Elias Natan.

Desde sua primeira edição, o Sesau Mais Perto de Você já passou por 19 localidades da sede, orla e zona rural atendendo mais de 23 mil pessoas.

Publicado em Camaçari

Os sindicatos dos Correios de todo o país entraram em greve por tempo indeterminado a partir desta quarta-feira (11).

A categoria se coloca contra a privatização da empresa, anunciada pelo presidente Jair Bolsonaro. Além disso, pedem reajuste salarial com reposição da inflação do período.

A Federação Interestadual dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras dos Correios (Findect) e a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect) informaram que todos os 36 sindicatos aderiram à greve.

Os sindicatos argumentam que a direção dos Correios, “a mando do governo, se negou a negociar com os trabalhadores”.

Eles alegam ainda que a intenção do governo é “acabar com os benefícios da categoria” e que por isso, “se negam a negociar o Acordo Coletivo”.

O que diz a empresa

De acordo com os Correios, a empresa participou de dez encontros na mesa de negociação com os representantes dos trabalhadores, quando foi apresentada a real situação econômica da estatal e propostas para o acordo dentro das condições possíveis, considerando o prejuízo acumulado na ordem de R$ 3 bilhões.

“As federações, no entanto, expuseram propostas que superam até mesmo o faturamento anual da empresa, algo insustentável para o projeto de reequilíbrio financeiro em curso pela empresa”, frisou.

Os Correios ainda salientam que, no momento, “o principal compromisso da direção dos Correios é conferir à sociedade uma empresa sustentável. Por isso, a estatal conta com os empregados no trabalho de recuperação financeira da empresa e no atendimento à população”.

Publicado em Brasil

O Ministério da Educação (MEC) vai liberar, até o fim deste ano, R$ 900 mil, divididos em três parcelas de R$ 300 mil, para o Hospital Universitário 2 (HU2) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Segundo o ministro da Educação, Abraham Weintraub, os recursos viabilizarão o início dos atendimentos no hospital.

Com 16 mil metros quadrados (m²) de área construída, o HU2 tem 16 andares, onde funcionarão seis salas cirúrgicas, 120 consultórios, 25 leitos de internação e sete de recuperação pós-anestesia. De acordo com a Unifesp, trata-se de um importante espaço para a formação dos residentes médicos e multiprofissionais da universidade.

O hospital fará atendimentos à população pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

De 2015 até o ano passado, foram investidos R$ 65 milhões na construção e na compra de equipamentos. O hospital ficou pronto, mas ainda não começou a funcionar.

“Faltava um investimento final para o início das atividades, que acabou de ser viabilizado. São R$ 900 mil e, com isso, o HU2, vai poder iniciar o atendimento. Parabéns ao pagador de imposto, a gente vai ter mais um hospital em funcionamento, mais atendimento para você que está aí pagando por tudo isso”, afirmou Weintraub, que participou hoje (10) de encontro com superintendentes de hospitais universitários da Rede Ebserh – Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares.

Os recursos serão provenientes do orçamento da Ebserh, que é uma empresa pública vinculada ao MEC. “São recursos que a Ebserh vai colocar de volta para o MEC”, explica o presidente da empresa, Oswaldo Ferreira.  “Como já estavam alocados em ações orçamentárias da Ebserh, serão disponibilizados para a secretaria correspondente [do MEC], para poder cumprir a tarefa de fazer funcionar um hospital.”

De acordo com a Unifesp, o HU2 funcionará em colaboração e parceria permanentes com o Hospital São Paulo e com a Escola Paulista de Medicina e Escola Paulista de Enfermagem.

 

 

INFORMAÇÕES AGENCIA BRASIL

Publicado em Brasil

Opinião: Por vias democráticas o país não vai mudar rapidamente. Carlos Bolsonaro foi irresponsável ao afirmar isso?

O anseio do brasileiro por transformações profundas nas instituições vai ficar para depois, para os nossos filhos ou netos. O nosso Senado barra impeachment no STF, o STF rasga a constituição, julga ladrão do PT antes de liberar remédio para quem está morrendo, deixa morrer. Tem senador do PDT preso em regime semiaberto que continua exercendo o mandato, mandando no país de dia, dormindo na cadeia à noite. Com qual democracia a gente resolve isso, afinal? O presidente do senado, Davi Alcolumbre, protege o Tofolli, o Tofolli faz balbúrdia no STF e fica tudo por isso mesmo. Gilmar Mendes ri e manda abrir as celas.

Não tem milagre democrático que resolva isso! Enquanto isso o povo pede para passar um cadeado na porta do Supremo Tribunal Federal, e com razão!  O povo exige, eles riem, fazem o oposto. Qual o próximo passo depois de exigir e ser ignorado?

Carlos Bolsonaro inflamou os defensores do “estado democrático de direito”, aquela expressão bonita que, na nossa realidade atual, significa um estado de coisas estático, exatamente do jeito que estavam, do jeito que ainda estão.

 

 

Por terça Livre

Publicado em Política

Grupo Fato Verdade. Sua verdade na web.

Informações de qualidade, sem firulas, sem achismo

Galeria de Fotos