Itens filtrados por data: Segunda, 09 Setembro 2019

Os contemplados pelo 1º Edital de Cultura de Camaçari assinam contrato em outubro. A cerimônia está prevista para o dia 18, no Teatro Alberto Martins, e deve reunir os 19 proponentes dos projetos habilitados e classificados pelo certame. A lista com o nome dos beneficiados pode ser acessada neste link ou através do site da Prefeitura na opção Editais, localizada no menu à direita do portal.

Os projetos serão financiados 100% e foram escolhidos com o propósito de fomentar o desenvolvimento e a permanência das artes nas suas diversas formas de expressão. De acordo com a presidente da Comissão Especial de Avaliação da Secult (Ceasc), Guida Schnitman Queiroz, a cerimônia de assinatura será uma oportunidade para tratar sobre os pilares e princípios do Programa Cultura Todo Dia, o qual está inserido o edital.

Na ocasião serão dadas orientações sobre o processo de execução e prestação de contas, além da importância da contrapartida social prevista no processo. Ainda segundo Guida, até chegar o momento de formalização os empreendedores culturais serão contatados pela Comissão de Análise do Conselho Municipal de Cultura, conforme a Lei do Fundo de Cultura nº 1126/2010.

A secretária da Cultura, Márcia Tude, esclarece que o programa de gestão Cultura Todo Dia, que tem como premissa básica o princípio do direito à cultura, em sua primeira fase teve como foco principal criar as bases necessárias para a garantia do acesso aos bens culturais. “Hoje, com o edital de apoio à cultura, estamos ampliando esta política e priorizando a qualidade, através de projetos que foram criteriosamente avaliados por pareceristas, contratados por meio de credenciamento, e pelo Conselho Municipal de Cultura”, disse Márcia.

A gestora da pasta explica que “o mérito sociocultural foi critério de maior peso para a definição dos projetos escolhidos, tendo em vista que os projetos contemplados são parte da implantação de políticas públicas prevista no nosso programa de gestão”.

As propostas classificadas se enquadram em diversos segmentos. São eles: de música; cultura popular; audiovisual, radiodifusão e novas mídias; feiras livres; ensino das artes e arteducação; patrimônio cultural, material e imaterial; artes plásticas, visuais e artesanato; cultura popular; teatro, dança, circo e ópera; e livro de literatura. O programa Cultura Todo Dia está baseado na Declaração dos Direitos Humanos, de que toda pessoa tem o direito de participar livremente da cultura da sua comunidade.

Considerado um marco na história da cidade, o edital representa um investimento de aproximadamente R$$ 700 mil. A iniciativa é uma realização da Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria de Cultura (Secult), com o apoio do Conselho Municipal de Cultura e financiamento do Fundo Municipal de Cultura (FMC).

Publicado em Camaçari

Cuidadores educacionais e intérpretes de libras estão passando por formação para iniciar os trabalhos nas unidades escolares da Rede Municipal de Ensino de Camaçari. Nesta segunda-feira (9/9), o grupo já está trabalhando as especificidades dos estudantes e a aula foi realizada no Centro de Referência em Inclusão Escolar (CRIE), da Secretaria de Educação (Seduc), e continua durante a semana, alternada com vivências práticas.

A formação dos novos profissionais da educação especial que atuarão no município tem 80 horas de carga horária, dividida em dois ciclos. Dentre os conteúdos abordados estão: o que é educação inclusiva (Lei Brasileira de Inclusão), o papel do cuidador (função desempenhada, responsabilidades e postura adequada), e as especificidades (autismo, síndrome de down, paralisia cerebral e microcefalia).  A partir do dia 20 de setembro, já estarão liberados para estar na sala de aula.

Uma das ministrantes da formação foi a coordenadora pedagógica do CRIE, Valdirene Evangelista de Oliveira, que falou sobre a construção do curso. “Foi com foco no que eles vão desenvolver na escola. Vamos orientá-los de uma forma pedagógica para que possam ser inseridos nesse contexto da escola, já que alguns nunca tiveram esse contato”. Ela lembrou ainda que “o entendimento é, na verdade, de uma formação continuada”.

A intérprete de libras, Joseane Magalhães, 29 anos, já atua na área há seis anos como voluntária e é a primeira vez que vai trabalhar de forma remunerada. “Resolvi fazer o concurso para ajudar os surdos. Não esperava ter esse preparo antes de ingressar, mas estou achando muito boa a conversa, a forma que estão ajudando a enxergar melhor a situação, só faz somar”.

“Embora tenhamos que estudar sempre sobre o assunto, conseguiremos sair com a base principal. Por ser estudante de psicologia, me interessei em conhecer um pouco mais sobre educação inclusiva e aprender mais, além de ser inserida no mercado de trabalho, promovendo a inclusão”, destacou a cuidadora educacional, Kalwana Santos, 22 anos, quando questionada sobre a motivação para atuar no cargo.

A seleção foi realizada através de um edital pelo Regime Especial de Direito Administrativo (REDA). Inicialmente, foram convocados 50 cuidadores educacionais, oito intérpretes de libras e quatro brailistas, só que nem todos se apresentaram e já deve haver uma nova convocação. Mas a ideia é que as 76 vagas do processo seletivo, para estes cargos, sejam preenchidas no ano letivo de 2019, já que a intenção da Seduc é ampliar a oferta em 2020.

Esse número de profissionais foi obtido pelo levantamento realizado nas escolas. Os cuidadores, inicialmente, vão atender os alunos com comprometimentos severos para que depois os demais sejam contemplados.

Publicado em Camaçari

Em virtude do desabastecimento da vacina antirrábica para cães e gatos na Bahia e outros estados que não são considerados prioritários, de acordo com critério de risco epidemiológico estabelecido pelo Ministério da Saúde, o que atinge diretamente o município de Camaçari, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) esclarece que a Campanha Municipal de Vacinação Antirrábica de Cães e Gatos de 2019, assim como a vacinação de rotina e plantões nas Unidades de Saúde às sextas-feiras, estarão suspensas temporariamente.

A suspensão se dará até a normalização do estoque do imunobiológico e distribuição pelo Ministério da Saúde aos municípios. Mais informações podem ser acessadas na nota publicada pelo Ministério da Saúde e no Ofício Circular da Diretoria de Vigilância Epidemiológica.

A Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria de Saúde (Sesau), informa ainda que o último lote da vacina antirrábica animal recebido pelo município de Camaçari, com vencimento em agosto de 2019 ,foi totalmente distribuída e utilizada de acordo com as orientações da Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado da Bahia ( (DIVEP).

Publicado em Camaçari

Uma grande operação da Polícia Militar de Campestre (MG) realizada nesta terça-feira (10) apreendeu diversos tabletes de maconha. O mais curioso da ação, é que a droga estava embalada com fotos do ex-presidente Lula atrás das grades.

Publicado em Brasil