Itens filtrados por data: Terça, 06 Agosto 2019
Quarta, 07 Agosto 2019 00:00

Prefeito se reúne com gestores escolares

Cumprindo a meta de um encontro mensal com os diretores da Rede Municipal de Ensino, dentro do programa Educar pra Valer, o prefeito Elinaldo Araújo os convidou para um encontro na terça-feira (6/8), na sala de reuniões da Secretaria de Governo (Segov). Participaram os gestores de todas as 62 escolas que ofertam anos iniciais do ensino fundamental, que é o foco da iniciativa.

Os diretores receberam o resultado do primeiro diagnóstico do Educar pra Valer e sob a liderança do prefeito Elinaldo foram discutidos os planos de ação para a promoção da melhoria da aprendizagem. Dentre os temas debatidos estavam os trabalhos nos sábados letivos e a importância da participação da família no processo.

O prefeito Elinaldo destacou o trabalho que a gestão tem feito pela educação. “Estamos fazendo um esforço enorme para organizar as escolas [se referindo às requalificações], entregamos livros de português e matemática, farda de qualidade, tênis e ofertamos merenda de qualidade”. O gestor municipal ainda pontuou que está sacrificando a agenda de propósito, com o objetivo de estar próximo da educação para que as metas sejam alcançadas, como a melhoria dos índices de avaliação.

A secretária de Educação, Neurilene Martins, falou sobre o que motivou o encontro. “Os diretores vieram prestar conta do que estamos fazendo em cada escola. É importante que o trabalho seja feito para que nossos meninos aprendam mais e melhor. A presença de todos aqui revela uma esperança no trabalho”.

Para a conversa, os gestores precisaram ser divididos em dois grupos. A diretora da Escola Municipal Joana Angélica, Joelma da Silva dos Santos, falou sobre o trabalho na unidade. “Como camaçariense, me sinto na obrigação de fazer uma boa gestão pelos alunos. Já estamos com o Plano de Apoio Pedagógico aprovado, em três modalidades, e temos certeza que vamos melhorar os resultados”.

Muito aplaudida pelos presentes, a gestora do Centro Educacional do Gravatá (Heleninha), Tânia Maria Pinto da Silva, fez questão de destacar o protagonismo do prefeito Elinaldo no processo. “Considero louvável a atitude de convidar a gente. Nunca soube em Camaçari de um prefeito que chamasse os diretores para conversar”.

Antecipando o bate-papo que ocorreu no turno vespertino, durante a manhã o encontro aconteceu com a dupla gestora das escolas, que é composta por diretor e coordenador pedagógico, no Colégio Municipal São Tomaz de Cantuária. Essa reunião já estava prevista para acontecer desde a apresentação do diagnóstico realizado pela equipe do Educar pra Valer à equipe técnica da Secretaria de Educação (Seduc).

Publicado em Camaçari

No dia 13 de agosto (terça-feira) será dado mais um passo que visa a implantação do Parque Municipal das Dunas de Abrantes. É que neste dia a Prefeitura de Camaçari, por intermédio da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), realiza uma Audiência Pública na Câmara de Vereadores, às 8h30. As sessões da Casa Legislativa estão sendo realizadas provisoriamente nas instalações do Teatro Alberto Martins, localizado na Rua Eixo Urbano Central, Centro.

O evento é aberto ao público e, na oportunidade, será apresentada aos vereadores a configuração da nova poligonal do parque, que foi aprovada por unanimidade durante consultas públicas realizadas com a comunidade de Jauá e Vila de Abrantes.  De acordo com informações da Sedur, ao longo do tempo foi-se perdendo terreno por causa das construções irregulares em volta do parque. Atualmente, a área da nova poligonal, que antes possuía 700 hectares, possui cerca de 400 hectares (4 mil metros quadrados), o que corresponde a aproximadamente 571 campos de futebol.

Conforme o titular da pasta, Genival Seixas, a intenção é que o Projeto de Lei da nova poligonal seja apreciado e aprovado o quanto antes. “Esse é o primeiro passo. Em seguida, iremos discutir o plano de manejo. Todas essas ações culminarão na implementação do Parque Municipal das Dunas de Abrantes”, destacou.

O espaço será o primeiro parque ecológico de Camaçari e vai representar uma mudança significativa na forma de preservar o patrimônio natural e utilizá-lo como fator de desenvolvimento e progresso das comunidades da região. A expectativa é que a implantação do parque suavize as ações de degradação ambiental, exploração irregular de areia e invasão na região.

Publicado em Camaçari

A Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp), informa aos estudantes que já utilizam o serviço do Transporte Universitário que o recadastramento online está disponível. A efetivação do procedimento teve início nesta segunda-feira (5/8) e segue até 30 de agosto.

Os estudantes precisam acessar o portal do aluno (https://sistemas.camacari.ba.gov.br/estudante), informar o número do CPF e senha, e anexar o comprovante de matrícula 2019.2 – assinado e carimbado pela instituição de ensino – em formato PDF. Caso, ao clicar no link, apareça uma mensagem de segurança, basta clicar na opção “Avançado” e em seguida no link disponibilizado.

A Sesp dispõe de dois postos de atendimento do programa, um na sede e outro na Costa do município. O primeiro fica na Sesp, situada na Limpec, no Loteamento Espaço Alpha, s/n, bairro Jardim Limoeiro. A unidade funciona das 8h às 12h e das 14h às 17h. Na orla, o posto fica na Prefeitura Avançada da Costa, localizada no km 13 da Estrada do Coco, em Vila de Abrantes, com horário de atendimento das 8h às 12h e das 14h às 16h.

Para mais informações, o estudante pode entrar em contato com a Coordenação do Transporte Universitário, por meio dos números (71) 3622-7718 / 3622-7711.

Publicado em Camaçari

Nesta terça-feira (06/8), a Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), apresentou, no auditório da Secretaria de Governo, o novo modelo de credenciamento de Pessoa Jurídica para prestação de serviços de Média e Alta Complexidade no SUS/2019. A apresentação foi feita pela Diretoria de Controle e Avaliação do SUS (Dicores).

Diretora do Dicores, Elba Brito reiterou que o objetivo do credenciamento é ampliar a oferta no município para os serviços com demanda reprimida e incrementar o elenco atualmente contratualizado com novos procedimentos, conforme estudo dos parâmetros assistenciais realizado pela Coordenadoria de Controle e Avaliação (Conav).

Durante a apresentação, que reuniu diversos prestadores de serviços da Sesau, foram discutidas as obrigações das empresas que serão contratadas, os fluxos de faturamento, a tabela SUS unificada e a tabela municipal.

Os prestadores de serviço aproveitaram a oportunidade para tirar dúvidas quanto ao novo modelo de credenciamento. Houve também um debate bastante proveitoso entre gestão, prestadores e controle social sobre o atual fluxo de oferta, demanda e realização dos serviços contratados.

O edital de credenciamento para os serviços de Alta e Média Complexidade será publicado nos próximos dias no portal da Prefeitura de Camaçari e divulgado na mídia local.

A reunião também contou com as presenças da Auditoria do SUS, Conselho Municipal de Saúde-CMS e equipe da Dicores.

Publicado em Camaçari

Estão abertas as inscrições para o Programa de Preparo para a Aposentadoria (PPA) 2019.2, que será realizado nos dias 8 e 9 de outubro, em Camaçari. As inscrições podem ser feitas pela internet ou de forma presencial.

Para se inscrever pela internet, basta acessar este link (https://forms.gle/MguG153nn6qBpPfR9) e preencher o formulário com os dados do participante. Já para quem optar por se inscrever presencialmente, deve dirigir-se ao Instituto de Seguridade do Servidor Municipal (ISSM), de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, portando RG e comprovante de residência.

Público – Podem se inscrever no Programa todos os servidores municipais de Camaçari que preencham ou que estejam prestes a preencher os seguintes requisitos: mínimo de dez anos de efetivo exercício no serviço público municipal; mínimo de cinco anos de efetivo exercício no cargo em que se dará a aposentadoria; ter 60 anos de idade e 35 anos de tempo de contribuição, se homem, e 55 anos de idade e 30 anos de tempo de contribuição, se mulher.

Para professores que comprovem exclusivamente o tempo de efetivo exercício das funções de magistério na educação infantil e no ensino fundamental e médio, os requisitos de idade e de tempo de contribuição serão reduzidos em cinco anos.

PPA – O Programa de Preparo para a Aposentadoria, lançado em agosto de 2014, tem a missão de apoiar o desenvolvimento de projetos de vida que permitam aos participantes desfrutar de uma aposentadoria com saúde física, social, emocional e financeira, além de dar orientações sobre os direitos nesta fase.

Publicado em Camaçari

A Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), realiza nesta sexta-feira (09/08) a entrega do passe livre municipal a Pessoas com Deficiência (PCD). O evento, organizado pela Gerência de Serviços à Pessoas com Deficiência da Coordenação de Proteção Social Básica (CPB), será às 9h, no Centro de Integração e Apoio ao Trabalhador (CIAT).

Na ocasião, serão entregues 70 carteiras, além de uma palestra explicativa, orientando sobre a maneira correta de utilização do passe livre. Mais informações sobre o benefício podem ser adquiridas através do telefone (71) 3644-5727.

Passe Livre – Tem direito ao Passe Livre Municipal,  pessoas com deficiência, quer sejam de natureza física, mental, auditiva, visual e múltiplas, atestada por laudo médico e comprovada sua carência econômica. O documento dá ao portador direito a gratuidade no uso do transporte público no município.

Publicado em Camaçari

Uma gestante deu à luz a uma menina, na recepção do Hospital Geral de Camaçari (HGC), com a ajuda do companheiro. Sem médicos ou enfermeiras no momento para auxiliar o parto, o bebê morreu nos braços do pai, na terça-feira (6).

Nas imagens enviadas, é possível ver o momento em que pai segura o filho nos braços, logo após o nascimento. Sem saber o que fazer,  ele fica abaixado à espera de ajuda.

O pai do bebê, Ariano de Freitas confirma a demora no atendimento. “Eu e minha companheira chegamos, às 6h40, e a menina nasceu logo, com vida sim, ela ficou nos meus braços até às 7h05. Chamei as enfermeiras, elas olhavam e diziam que a médica estava em um parto cesariano. Fiquei quase meia hora segurando meu bebê, que não resistiu. Poderia estar com minha filha viva. Agora é consolar minha esposa”, conta.

Um leitor que preferiu o anonimato estava no local e afirma que a gestante não recebeu atendimento quando chegou à unidade de saúde, mesmo quando falou que estava prestes a parir. “A mulher chegou e ficou na recepção esperando atendimento. Ela informou que estava com contrações e pariu o neném ali mesmo. Isso é uma vergonha. A criança morreu por falta de atendimento. Um pai vai saber fazer um parto? Ele é médico? As outras grávidas que estavam no local ficaram nervosas”, revela.

A Secretária de Saúde do Estado (Sesab) informou que a gestante chegou em estado expulsório do feto. E que, no momento que a mulher chegou ao hospital, ela pariu a criança. "A paciente foi atendida por médicos, mas a criança já nasceu morta. Após o parto, ela ficou internada para passar por cuidados médicos", informa a nota.

 

 

Por BNews

Publicado em Camaçari

Uma filial da loja Casas Bahia foi arrombada durante a madrugada desta quarta-feira (7), em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. O estabelecimento está localizado na Avenida Getúlio Vargas, no centro da cidade.

A invasão ocorreu por volta das 4h pela porta principal, que ficou danificada. O total do prejuízo ainda não foi contabilizado pela direção da loja de móveis e eletrodomésticos. O circuito de monitoramento do estabelecimento deve auxiliar na identificação dos criminosos. O caso será investigado pela Polícia Civil.

Em nota, a Casas Bahia confirma que a loja sofreu uma tentativa de arrombamento na madrugada desta quarta-feira (07/08). "Nenhum colaborador se feriu e o estabelecimento segue funcionando normalmente", informou.

Publicado em Camaçari

Na tarde de terça-feira (6), o Vitória anunciou oficialmente a contratação do novo coordenador técnico da base, Bruno Pivetti. Apresentado junto com o treinador Carlos Amadeu, o profissional assumirá o cargo que antes seria de Diego Cabrera.

Antes de acertar com o Vitória, Pivetti atuava como assistente técnico da equipe profissional do Ludogarets, da Bulgária. No Brasil, Bruno passou por equipes como Ferroviária, Athletico-PR e Grêmio Osasco Audax.

Aos 35 anos, Pivetti também trabalhará como auxiliar do técnico Carlos Amadeu.

Publicado em Esportes

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cumprirá pena no presídio de Tremembé, no interior de São Paulo. A determinação do juiz Paulo Eduardo de Almeida Sorci foi tomada horas depois da juíza federal do Paraná Carolina Lebbos determinar a transferência de Lula da carceragem da Polícia Federal (PF), em Curitiba.

Segundo o site G1, Lula cumprirá o restante da pena de 8 anos e 10 meses por condenação na Lava Jato, na Penitenciária 2 (P2) de Tremembé. O Complexo Penitenciario  é conhecido por abrigar presos que cometeram crimes de repercussão para a preservação dos condenados. Lá está Cristian Cravinhos, Mizael Bispo, condenado por matar Mércia Nakashima, Roger Abdelmassih, Gil Rugai, Lindenberg Alves, Guilherme Longo, padrasto acusado de matar menino Joaquim, e Alexandre Nardoni também são detentos da P2.

A data da transferência não foi definida.

Publicado em Brasil
Pagina 1 de 2

Grupo Fato Verdade. Sua verdade na web.

Informações de qualidade, sem firulas, sem achismo

Galeria de Fotos