Itens filtrados por data: Quarta, 21 Agosto 2019

Após passar por uma profunda requalificação em toda sua infraestrutura, inclusive com a ampliação de alguns espaços físicos, a Unidade Básica de Saúde (UBS) de Vila de Abrantes será reinaugurada nesta quinta-feira (22/8), às 16h30. A UBS é a unidade de referência para todas as Unidades de Saúde da Família de Vila de Abrantes, atendendo uma população de aproximadamente 40 mil habitantes.

Na unidade, são ofertados serviços de consulta com médico clínico, pediatra, ginecologia, consulta de enfermagem e nutrição. Há, ainda, atendimento odontológico, serviço social, testes rápido, triagem pré-natal e neonatal, eletrocardiograma e procedimentos como curativo e verificação de pressão arterial e glicemia.

Com a requalificação, foi ampliado o número de consultórios, o que acabará com a necessidade de revezamento entre os profissionais, além de proporcionar mais conforto para o paciente. O número de cadeiras odontológicas também foi ampliado, passando de uma equipe de saúde bucal para duas equipes. A estrutura permitirá também a implantação do Acolhimento à Demanda Espontânea, sem o qual havia apenas um dia de marcação, o que originava grandes filas.

A UBS também será entregue à população com o novo modelo de farmácia humanizada, onde o usuário, ao ir retirar seu medicamento, é recebido numa sala climatizada de forma privada, recebendo de forma individualizada orientação do uso adequado da medicação, acabando com o modelo de guichê, onde os usuários eram despachados sem nenhuma privacidade.

Secretário de Saúde, Elias Natan ressalta que esta será a 11ª unidade de saúde da orla reinaugurada. “Além disso, ainda tivemos o PA Dr. Artur Sampaio em Abrantes, a Base do SAMU em Arembepe e a completa ativação da UPA de Arembepe. Isso mostra a preocupação do prefeito Elinaldo com a requalificação dos serviços de saúde da Costa de Camaçari. Desde que assumimos o governo, não temos nos furtado de dedicar todo o esforço possível para oferecer ao nosso povo um serviço de saúde de qualidade”, afirma.

Publicado em Camaçari

Uma atividade extraclasse, com conteúdos significativos e atuais. Assim transcorreu a tarde desta quarta-feira (21/8) para os alunos do Centro Educacional Tancredo Neves, localizado em Jauá, Costa de Camaçari. A atividade faz parte do calendário das ações do Programa Prefeito Amigo da Criança (PPAC), que culminará na elaboração do Plano Municipal para a Infância e Adolescência (PMIA) – ferramenta importante para efetivação de políticas públicas voltadas para criança e adolescentes no município.

Dentre as atividades propostas pelo Grupo de Trabalho Coordenador (GTC) – composto por profissionais da administração municipal – ocorreram palestras e dinâmicas sobre: Bullying, abordando os diversos tipos desta prática nociva, além dos danos físicos e psicológicos que causam nas vítimas; Sexualidade na Grécia Antiga, comparando com os dias atuais; além da exibição de um curta-metragem, que tratou sobre atos infracionais na adolescência.

Os trabalhos foram conduzidos pela assistente jurídico da Secretaria de Relações Institucionais (Serin) e também integrante do GTC, a advogada Joseni Lopes. Na oportunidade, a ouvidora Municipal, Ilay Ellery, apresentou os serviços realizados pelo órgão, acrescentando que as contribuições, sugestões e reclamações dos jovens são de suma importância para a construção de uma cidade melhor para todos.

Localizado na Rua Direta de Jauá, o Centro Educacional Tancredo Neves atende, nos turnos matutino, vespertino e noturno, uma média de 500 alunos, do Fundamental I e II (nas séries do 1º ao 9º ano), além de Educação para Jovens e Adultos (EJA).

 Os estudantes da unidade escolar participaram atentamente das atividades. Um dos momentos mais marcantes e interessantes, segundo eles, foi a palestra sobre Sexualidade na Grécia Antiga, explanada pelo gerente de Educação da Cidade do Saber, Reinaldo Ramos, que fez um comparativo sobre as práticas e abusos daquele período, com o que acontece nos dias atuais. Para Julia Ribeiro, 13 anos, aluna do 7º ano, as explicações e comparações foram muito esclarecedoras e a fizeram entender melhor comportamentos contemporâneos.

Ministrada pelas servidoras da Secretaria da Saúde (Sesau), Carolina Cavalcante e Fernanda Lemos, assistente social e fisioterapeuta, respectivamente, a dinâmica a respeito do bullying levou aos estudantes uma reflexão sobre o fato de que essa prática não é brincadeira. Além de ser uma agressão ao próximo, pode-se configurar em crime passível de penalidades.

Em Camaçari, o PPAC é coordenado pela Serin e tem como madrinha a primeira-dama Ivana Paula. A cada oficina são abordados alguns dos 24 eixos temáticos necessários para a elaboração do PMIA. Além das oficinas, audiências públicas, dentre outras ações, também serão realizadas.

Criado em 1996, pela Fundação Abrinq, o PPAC tem o objetivo de estimular o fortalecimento das organizações que atuam com o público-alvo, incentivar a participação social, a transparência e a articulação das iniciativas promovidas pelo poder público e pela sociedade civil, por meio do diálogo constante entre diversas instâncias e do fortalecimento dos Conselhos Municipais de Direitos da Criança e do Adolescente e dos Conselhos Tutelares.

Publicado em Camaçari

Atendendo a solicitação da Prefeitura de Camaçari, por meio da Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT), a Cooperativa de Transporte Alternativo e Empresarial de Camaçari (Cooastac) voltou a contemplar, desde o dia 16 de agosto, o bairro Cristo Redentor na linha Terminal de Integração Rodoviário (TIR) x Jaraguá – Cristo Redentor via Bomba.

Na ida, o roteiro passa por diversos bairros, a exemplo da Gleba B, Gravatá, Parque Florestal, Ficam e Cristo Redentor. O veículo inicia o trajeto do TIR e segue pela Avenida Deputado Luiz Eduardo Magalhães/ Rua Francisco Drumond/ Av. Eixo Urbano Central/ Rua Costa Pinto/ Rua Adelina de Sá/ Rua Parque Central/ Rua do Telégrafo/ Av. Floresta/ Rua Sucupira/ Rua das Laranjeiras/ Rua Irará/ Rua Quinta Ligação/ Rua Segundo Sendes/ Rua Segunda Ligação/ Av. Radial C/ Av. Concêntrica/ Av. Radial B/ Praça da Lua/ Praça do Sol/ Av. Rio Bandeira/ Rua Nossa Senhora da Paz.

Ao retornar, o roteiro passa pela Rua São Francisco/ Av. Rio Bandeira/ Rua Humberto de Campos/ Rua Machado de Assis/ Rua Villa Nova/ Duo Residencial Hortência/ Rua Villa Nova/ Rua Moreira Cesar/ Av. 28 de Setembro/ Rua Duque de Caxias/ Rua Eixo Urbano Central/ Rua do Alecrim/ Av. Deputado Luiz Eduardo Magalhães/ Rua Francisco Drumond/ Rua do Contorno do Centro Administrativo/ Rua Delegado Clayton Leão Chaves/ TIR.

Publicado em Camaçari

O embaixador brasileiro nos Estados Unidos, Nestor Forster, falou hoje (22/8) ao Conselho Económico e Social das Nações Unidas (ECOSOC) sobre a importância da liberdade religiosa no mundo.

Forster agradeceu ao governo da Polônia destacando o Ministro das Relações Exteriores Jacek Czaputowicz, pela organização da sessão e por levar a questão da perseguição religiosa à atenção do Conselho de Segurança da ONU.

Ele destacou que a “liberdade religiosa está na base das políticas públicas promovidas pela administração do presidente Jair Bolsonaro“, lembrou o trabalho do ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e da ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos do Brasil, Damares Alves, alinhados com a mesma agenda.

ECOSOC, 22/08/2019 10-13h
Intervenção do enviado especial do Brasil
Embaixador Nestor Forster Jr.

Quero agradecer ao Governo da Polônia, e especialmente ao Ministro das Relações Exteriores Jacek Czaputowicz, pela organização desta sessão e por levar a questão da perseguição religiosa à atenção do Conselho de Segurança. O Brasil reconhece o polonês como um exemplo de um povo que lutou bravamente pela liberdade contra os regimes totalitários. Os brasileiros acreditam que não há melhor maneira de preservar a paz e a segurança do que protegendo e promovendo um dos valores humanos mais fundamentais: a liberdade religiosa.

Parece que é hora de nós, como nações que nos unimos no passado lutar contra a tirania e proteger a liberdade, voltarmos aos princípios e ideais centrais que forjaram esta organização, consagrando o respeito universal pelos direitos humanos e combatendo a violência e perseguição baseada em religião. crença.

Todos nós devemos estar cientes das vidas de todos aqueles que já foram perseguidos e punidos por professarem sua fé, por exercerem sua liberdade religiosa. Embora isso possa parecer uma dor distante, não devemos esquecer que ódio, intolerância e preconceito infelizmente ainda são a norma – não a exceção – em muitos lugares ao redor do mundo. Como testemunhamos o terrível destino dos cristãos yazidis ou dos muçulmanos Rohingya, assim como a destruição de igrejas e locais históricos em muitos países, o Brasil observa com grande preocupação a perseguição, discriminação e violência contra os cristãos em todo o mundo.

A liberdade religiosa está na base das políticas públicas promovidas pela administração do presidente Jair Bolsonaro no Brasil. O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, defendeu com veemência a liberdade de religião e expressou as preocupações dos cristãos brasileiros, tanto católicos quanto evangélicos, com a perseguição e discriminação dos cristãos em seus muitos disfarces. Este compromisso renovado de colocar a religião em seu devido lugar na praça pública nos levou a integrar o grupo de países que proclamaram este dia, 22 de agosto, como o Dia Internacional em Comemoração das Vítimas de Atos de Violência Baseada na Religião ou Crença.

Há um mês, na Segunda Reunião Ministerial para o Avanço da Liberdade Religiosa, em Washington DC, a Ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos do Brasil, Damares Alves, anunciou a criação de um novo Comitê Nacional de Liberdade Religiosa e Crença, bem como medidas continuar a garantir o pleno exercício da liberdade religiosa em nosso país.

O governo brasileiro entende que não é suficiente defender a liberdade religiosa e a adoração em abstrato. Também é necessário assegurar que a fé desfrute da liberdade de expressão. Por esta razão, continuamos profundamente preocupados com os contínuos atos de intolerância e violência baseados na religião ou crença, e as restrições impostas por alguns países ao livre exercício da religião, seja sob um pretexto religioso ou baseado na ideologia ateu. Tanto os governos quanto os líderes religiosos devem desempenhar seus respectivos papéis no combate ao ódio religioso e na repúdio às leis que restringem a liberdade religiosa.

Deixem-me encerrar lembrando o que um bispo norte-africano disse há mais de 1600 anos: “Fizeste para ti, Senhor, e nosso coração está inquieto até que descanse em Ti.

Esperemos e rezemos para que o estabelecimento desta data especial para recordar as vítimas da perseguição religiosa contribua para eliminar o fanatismo e a intolerância que tornam tão difícil para muitas pessoas encontrar o descanso para os corações pregados por Santo Agostinho na Igreja.

Muito obrigado! Deus abençoe!

Publicado em Brasil

Em busca do tetracampeonato, a equipe Camaçari F7 Vitória segue na disputa do Campeonato Baiano de Futebol 7 Série A 2019. O próximo jogo, que será a semifinal, ocorrerá no sábado (24/8) contra o time soteropolitano Barça FC, às 19h, na Arena Imbuí, em Salvador.

Os resultados do time são positivos, em seis jogos foram cinco vitórias e apenas um empate, com 37 gols marcados e 11 sofridos. A técnica da equipe, Dilma Mendes, falou sobre a evolução do time na competição. “O nível do campeonato está altíssimo e não foi fácil para nenhuma equipe chegar onde chegou. Estamos trabalhando forte e vamos dar um passo de cada vez”, ela ainda destacou que o próximo jogo será extremamente difícil e que o diferencial deve ser o equilíbrio e a proposta tática.

O primeiro jogo do Camaçari F7 Vitória no Campeonato Baiano de Futebol 7 Série A 2019 foi realizado no dia 4 de maio. O último foi pelas quartas de final, no sábado (17/8), em Salvador, e o time conseguiu a classificação vencendo por 6 x 1 a equipe do Imbuí FC.

A treinadora do grupo ainda estacou o compromisso que a modalidade tem em Camaçari. “O Fut7 tem desenvolvido um trabalho sério, social, de inclusão com adolescentes e a comunidade. Pelo Camaçari F7 Vitória estar em evidência, acaba tendo jogadores contratados para compor times do futebol de campo”.

O Camaçari F7 Vitória treina regularmente no Clube Social, através de uma parceria, e esta semana continua com as atividades normais, exceto no sábado, já que é o dia da partida. Para o campeonato, o time ainda conta com o apoio da Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Sejuv).

Publicado em Esportes

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) lançou nesta quarta-feira (22) edital de chamamento público para empresas especializadas no fornecimento diário por imagens de satélites de alta resolução espacial para geração de alertas diários de indícios de desmatamento.

O documento, assinado pelo diretor de Proteção Ambiental do Ibama, Olivaldi Alves Borges de Azevedo, diz que a medida justifica-se pela “busca de uma solução viável e operacional para atuação mais eficiente, eficaz, efetiva e com maior celeridade na gestão das ações de fiscalização ambiental no combate ao desmatamento ilegal e exploração florestal seletiva ilegal na região Amazônica”.

Ainda segundo o edital, o Ibama, por mor meio de sua Diretoria de Proteção (Dipro), quer “combater o desmatamento ilegal na Amazônia Legal de forma preventiva ou, no mínimo, contemporânea, para que seja possível interromper a ação criminosa, viabilizando uma atuação mais expedita e não permitindo a evolução e consolidação da ocorrência do ilícito”.

Por isso, para o Instituto, “faz-se necessário obter alertas de desmatamento diários das áreas mais críticas na Amazônia, em uma área pré-determinada de aproximadamente de 1 milhão de quilômetros quadrados, distribuídos a leste dos estados do Acre e Rondônia, norte de Rondônia e Mato Grosso, sul do estado do Amazonas e meio norte do estado do Pará”.

Publicado em Brasil

O salário mínimo mensal da Venezuela atingiu seu ponto mais baixo na história do país: aproximadamente 2,76 dólares, de acordo com a taxa oficial divulgada no final desta terça-feira (20).

Ainda ontem, preço do dólar foi fixado em 14.483,54 bolívares – valor oficial estabelecido pelo Banco Central da Venezuela – número que se multiplicou sem parar desde o início deste ano.

Com os 40.000 bolívares por mês, equivalentes a pouco menos de três dólares, os venezuelanos estão abaixo da linha de miséria estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), o que indica que quem ganha menos de 1,25 dólar está em situação de extrema pobreza.

Com o atual salário mínimo, os venezuelanos conseguem comprar apenas 30 ovos. Apesar do agravamento da crise, o chavismo não deu sinais de novos reajustes salariais nos próximos meses e sequer fala sobre o chamado “plano de recuperação e prosperidade econômica” que, entre outros objetivos, também previa combater a escassez de dinheiro em espécie no mercado.

Publicado em Mundo

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro e o ministro da Cidadania, Osmar Terra, assinaram ontem, quarta-feira (21) o protocolo de intenções para reforçar as medidas de combate à pirataria e crimes contra a propriedade intelectual.

De acordo com Moro, o caminho reside em parcerias principalmente com o setor privado. O objetivo é unir esforços  com ações efetivas e aplicação de políticas públicas que visem à queda nos índices destes crimes.

Uma das ações, segundo informou o MJSP, é a integração entre o trabalho da Secretaria de Direitos Autorais e Propriedade Intelectual (SDAPI), do Ministério da Cidadania e do CNPC – Conselho Nacional de Combate à Pirataria e aos Delitos contra a Propriedade Intelectual (MJSP) para elaborar diretrizes para a formulação do plano nacional de combate à pirataria e aos delitos contra a propriedade intelectual.

Contrabando

48595156157_7a6616704a_h.jpg

Sergio Moro aproveitou para elogiar o trabalho integrado das forças de segurança nas fronteiras para combater entrada de drogas, armas e cigarros contrabandeados. Ele citou como exemplo a Operação Hórus, apoiada pela Secretaria de Operações Integradas (Seopi), que tem apresentado resultados expressivos.

“Acho que nunca se apreendeu tanto cigarro contrabandeado e também se impediu que esses produtos entrassem. Essa ação permanente tem o efeito de prevenção, então de certa forma é também uma proteção contra pirataria, e aos direitos de propriedade intelectual, temos que aprofundar mais isso e o melhor fórum para discussão e proposição para medidas dessa espécie é o CNPC”, afirmou Moro.

Preservação da propriedade intelectual

Osmar Terra frisou a preocupação com a propriedade intelectual, pois estão em jogo a valorização da arte da cultura e a produção intelectual brasileira.

“Se não tivermos uma maneira efetiva de enfrentar essa questão, nós vamos perder muito da criatividade, da arte, da música, do cinema, em todas as áreas nós vamos ter perdas substanciais e deixar de estimular a produção artística”.

Fica então a cargo dos órgãos citados realizar estudos para desenvolver metas específicas, identificar pontos críticos a serem trabalhados, desenhar ações, elaborar um plano de trabalho e cronograma de execução. Compete especialmente ao Ministério da Cidadania desenvolver ações relacionadas à conscientização acerca do combate à pirataria e à proteção aos direito autorais, além de, apoiar ações do MJSP, responsável por ações estratégicas de fiscalização e investigação das infrações aos direitos autorais.

Publicado em Política

Grupo Fato Verdade. Sua verdade na web.

Informações de qualidade, sem firulas, sem achismo

Galeria de Fotos