Itens filtrados por data: Quinta, 04 Julho 2019

A gestão do prefeito Elinaldo Araújo conseguiu destravar mais um grande projeto que visa melhorar as condições de mobilidade urbana em Camaçari. É que as intervenções do sistema viário que vai ligar a Avenida Industrial Urbana com a Via Parafuso (BA-535) e a Estrada da Cascalheira (BA-531), finalmente sairão do papel. A assinatura da ordem de serviço para o início da primeira fase da obra – que compreende a construção de uma das três alças do viaduto – ocorre ainda esse mês, em data a ser divulgada em breve.

A informação foi divulgada durante encontro realizado nesta sexta-feira (5/7), na sala de reuniões da Secretaria do Governo (Segov), que contou a participação do prefeito Elinado Araújo, de técnicos da Concessionária Bahia Norte e da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba), além de representantes da administração municipal.

Conforme o prefeito Elinaldo Araújo, a intervenção foi um acordo firmado na gestão passada, entre a Prefeitura de Camaçari, a Concessionária Bahia Norte e a Agerba, à época da duplicação da Via Parafuso, mas que ficou só no papel, e as tratativas não foram à diante. “O que faltou foi empenho, dedicação e compromisso por parte dos gestores anteriores. Mas, graças a Deus, estamos nos aproximando dos órgãos responsáveis, voltamos a dialogar sobre a construção do sistema viário e as obras serão iniciadas ainda esse mês”, ressaltou satisfeito o chefe do executivo municipal.

O novo complexo viário vai ligar o Polo Industrial à sede de Camaçari e à Costa. O sistema vai também abrir acesso para a Estrada da Cascalheira e a Via Parafuso. Durante o encontro, foi apresentado o projeto executivo do complexo viário, que prevê a construção de três alças de acesso, além da implantação de dois tramos para complementar o sistema.

Somente a conclusão da primeira fase do projeto – que vai ligar o Polo Industrial à Cascalheira – já vai destravar o trafego no local. “A construção desse viaduto será um acesso secundário, que vai facilitar a vida dos condutores, que terão mais opções para transitar pela cidade”, destacou o prefeito Elinaldo.

O investimento é de aproximadamente R$ 6 milhões, onde a metade do recurso será aplicado pela Concessionária Bahia Norte e a outra parte pela prefeitura. Pelo acordo, a concessionária se compromete a construir uma das três alças do viaduto. As outras duas, ficam a cargo da administração municipal.

Ainda participaram da reunião os secretários do Governo (Segov), José Gama, da Infraestrutura (Seinfra), Joselene Cardim, da Administração (Secad), Hélder Almeida, do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), Genival Seixas, além do diretor-superintendente da Superintendência do Trânsito e Transporte Público (STT), Alfredo Castro, e corpo técnico da administração municipal.

Publicado em Camaçari

Em atenção ao abastecimento de vacinas para as salas em funcionamento nas unidades de saúde no município de Camaçari, a Secretaria de Saúde, por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde, esclarece que, no Brasil, o Ministério da Saúde oferece gratuitamente aos estados um grande número de vacinas contra diversas doenças graves.

As vacinas que compõem o calendário básico de vacinação são distribuídas aos municípios de acordo com cronograma estabelecido pelos estados, conforme pedido realizado pelas secretarias municipais de saúde de todo o país.

A Secretaria de Saúde de Camaçari cumpre rigorosamente, todos os meses, a efetivação dos pedidos junto a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia. O fornecimento dessas vacinas, por parte do Estado, ocorre de forma regular, exceto para os casos de desabastecimento, no estoque estadual, desses imunobiológicos como ocorreu com a vacina contra tuberculose BCG nos últimos meses. Contudo, atualmente, o abastecimento dessa vacina encontra-se regularizado e a mesma está disponível no Hospital Geral de Camaçari e em 26 salas de vacina, nas seguintes Unidades de Saúde listadas abaixo:

  • USF PONTO CERTO
  • USF JARDIM LIMOEIRO
  • USF NOVO HORIZONTE
  • USF NOVA VITÓRIA
  • USF GLEBA B
  • UBS GRAVATÁ
  • USF PHOC CAIC
  • UBS GLEBA E
  • USF FONTE DA CAIXA
  • USF FONTE DAS ÁGUAS
  • UBS CAMAÇARI DE DENTRO
  • USF FICAM II
  • USF PARQUE DAS MANGABAS
  • USF PARAFUSO
  • HOSPITAL GERAL DE CAMAÇARI

NA ORLA:

  • UBS MONTE GORDO
  • USF BURIS DE ABRANTES
  • USF CAMINHO DO MAR
  • USF AREIAS
  • UBS VILA DE ABRANTES
  • USF BARRA DO POJUCA
  • USF JAUÁ
  • USF BARRA DE JACUÍPE
  • UBS AREMBEPE
  • USF CACHOEIRINHA
  • USF CAJAZEIRAS
  • USF MACHADINHO

Essa estratégia de distribuição para vacina BCG foi adotada para otimizar o uso das doses disponíveis em cada embalagem, pois o tempo de utilização dessa vacina após abertura do frasco é de até 6 horas. Concentrando o atendimento nas unidades acima, evita-se a perda de doses.

Salienta-se que o soro antirrábico, utilizado na profilaxia da raiva, encontra-se em desabastecimento nacional em virtude de suspensão da produção por parte do laboratório responsável produtor.

As demais vacinas de rotina que compõem o calendário básico estão disponíveis nas salas de vacina em funcionamento.

Publicado em Camaçari

Ao todo, mais de mil atendimentos foram realizados nesta sexta-feira (05/7) durante a nona edição do Sesau Mais Perto de Você, que ocorreu na comunidade do Canto dos Pássaros, na zona rural de Camaçari. Durante todo o dia foram ofertadas consultas médicas, coleta de preventivos, saúde bucal, vacinação animal, cine pipoca e atividades lúdicas para garotada, teste rápido de DSTs, vacinação, orientação nutricional, auriculoterapia, acompanhamento do Bolsa Família e aulas de Zumba.

A cada edição, a participação popular aumenta. “E isso nos motiva a continuarmos com essa ação que tem todo o apoio do prefeito Elinaldo. Pois, nós estamos levando os serviços de saúde às comunidades mais distantes, onde a população tem dificuldade de chegar até nossas unidades de saúde. E o mais importante, levando saúde preventiva à população”, explica Elias Natan, secretário de Saúde.

Moradora do Canto dos Pássaros, Jéssica Menezes destacou a importância da ação para comunidade. “Isso aqui é muito bom. Principalmente aqui que é uma comunidade muito carente. O governo está de parabéns quando se sensibiliza e traz benefícios como esse”.

Jeane dos Santos, que levou toda família para aproveitar os serviços ofertados, reafirmou os benefícios do projeto para comunidade. “Um projeto como esse era bom que acontecesse mais vezes. Isso é muito bom, principalmente para a gente que mora mais afastado das unidades de saúde”.

A previsão da Secretaria de Saúde de Camaçari é que até o final do ano aconteçam 20 edições do projeto. “Até aqui já beneficiamos mais de 13 mil pessoas, em 16 localidades. A nossa meta, seguindo orientações do prefeito Elinaldo, é levaro projeto para o maior número de comunidades possíveis este ano para garantir acesso aos serviços de saúde a todos”, enfatiza Elias Natan.

Publicado em Camaçari

A 4ª Edição do Sedes Mais Perto de Você, ação da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes) que faz parte do programa Avança Camaçari, aconteceu nesta sexta-feira (05/07), na localidade do Canto dos Pássaros na Cetrel, e levou alegria para centenas de pessoas.

Para Jucilene Costa, moradora do Residencial Caminho do Rio, a ação chegou no momento certo. “Acabei de ter bebê, e fique muito satisfeita com a possibilidade de fazer meu cadastro no Bolsa Social aqui hoje. Achei ótimo o atendimento do pessoal. Se tivesse sempre essa campanha aqui seria maravilhoso pra gente. A Prefeitura está de parabéns”, disse.

Na avaliação da gestora da pasta, Andréa Montenegro, a ação já é um sucesso. “Estamos na quarta edição e a experiência é muito positiva. Estamos mais próximos da população, levando os serviços nesta ação idealizada pelo prefeito Elinaldo. De fato, uma ação de sucesso. Após a ação, sempre seguimos com o cadastramento, o acompanhamento, orientação e indicações para capacitação, e já estamos também com a entrega dos benefícios”, sinalizou.

Durante todo o dia, foram oferecidos para a população, serviços como atualização e cadastro do Bolsa Família, atendimento jurídico, cadastro no programa municipal Bolsa Social, entre outras atividades do social.

Publicado em Camaçari

As comemorações da tradicional festa de São Pedro, em Camaçari, seguem a todo vapor ainda neste final de semana, quando o bairro de Parafuso se torna cenário de muita animação ao som de forró. De 28 de junho a 1º de julho, diversas atrações se apresentaram em vários bairros e localidades da sede e orla do município: Gleba C, Cordoaria, Barra do Pojuca, Catu de Abrantes, Cajazeiras de Abrantes, Arembepe e Caminho do Mar.

Nos quatro dias de festa, o público lotou os eventos que foram aguardados com ansiedade pelos camaçarienses. “Todos os anos eu venho para a festa que é tradição no bairro da Gleba C. Aqui é o espaço da família. Agradeço ao prefeito Elinaldo e à Coordenação de Eventos por darem continuidade a essa festa massa”, contou o auxiliar Valdemir Santos, frequentador assíduo do festejo.

E para encerrar esse ciclo de festas, nesta sexta-feira (05/07) e sábado (06/07), estão previstas missas, apresentações musicais e todos os ingredientes que fazem da festa uma das preferidas dos moradores de Parafuso. Os festejos, que começam a partir das 19h, vão contar com a mesma estrutura dos últimos eventos, com palcos, camarins, banheiros químicos e segurança.

Comidas típicas serão vendidas em barraquinhas decoradas, como em quermesses. Bolos, milho, pé de moleque e licores são alguns itens presentes no cardápio do São Pedro de Parafuso. Entre as atrações musicais estão Movimento Arrochante, Brasiliana Boys e Jerônimo, com repertório diferenciado para a ocasião.

Os últimos eventos em homenagem a São Pedro acontecem em Parafuso para que os moradores do bairro também possam desfrutar do clima junino, sem precisar se afastar de suas residências. A festa é realizada pela Prefeitura de Camaçari, por intermédio da Secretaria de Governo (Segov), tendo como organizadora a Coordenação de Eventos.

PROGRAMAÇÃO

Sexta (05/07)
RM Show
Vagner Sirnandes
Jerônimo
Gigante da Seresta

Sábado (06/07)
Movimento Arrochante
Pegada Black
Ruan Bagano
Brasilian Boys

Publicado em Camaçari

Depois de realizar diversas melhorias na localidade de Monte Gordo e nos Phocs, o Programa Ação Total, do governo municipal, retorna para a Costa de Camaçari, com serviços em Vila de Abrantes, nesta segunda-feira (8), com a proposta de oferecer mais segurança e qualidade na infraestrutura aos moradores.

De acordo com o secretário de Serviços Públicos (Sesp), Armando Mansur, o encontro com prepostos, representantes de empresas executoras e lideranças locais acontece na Praça da Igreja Católica, a partir das 10h, e os serviços começam a ser realizados já na entrada principal do bairro, próximo à passarela.

Assim como nas referidas regiões que receberam o programa, dezenas de ações estão previstas para acontecer em Vila de Abrantes, entre elas: poda de árvores, limpeza urbana, iluminação pública, tapa-buraco, limpa fossa, retirada de cartazes dos postes, limpeza e pintura dos postes, sinalização vertical e horizontal, pintura de quebra-molas e faixas de pedestres, instalação de abrigos de ônibus, pintura de meio-fio, lavagem de ruas, varrição manual e mecanizada, coleta de resíduos, coleta de entulhos, roçagem, capinação, aumento de potência de lâmpadas, colocação e troca de braços de iluminação, substituição de lâmpadas queimadas e colocação de refletores.

Ao todo, cerca de 80 profissionais realizarão, de forma integrada, os trabalhos que forem necessários. As equipes são formadas por colaboradores e prestadores de serviços das secretarias de Infraestrutura (Seinfra) e de Serviços Públicos (Sesp), além da Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT).

Publicado em Camaçari

O Partido Verde (PV) questiona, no Supremo Tribunal Federal, a liberação de 200 agrotóxicos no Brasil pelo Ministério da Agricultura.

A legenda ajuizou a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 599, no Supremo Tribunal Federal (STF), para questionar a liberação, que ocorreu nos seis primeiros meses de 2019.

Para o PV, os atos “contrariam frontalmente diversos preceitos fundamentais da Constituição Federal, entre eles o direito à saúde e à alimentação e ao meio ambiente equilibrado”, informa a assessoria do STF.

Segundo o partido, a autorização para o registro “acelerado e irresponsável” dos novos agrotóxicos, muitos dos quais proibidos pela legislação internacional, está na contramão da tendência mundial e dos estudos sobre o tema, uma vez se mostram perigosos para a saúde humana e o meio ambiente. “A liberação de novos produtos contendo estes agrotóxicos não foi precedida de análise séria de segurança química nem de impacto tóxico e ambiental”, alega na ação.

Entre os agrotóxicos liberados, destaca o partido, estão ao menos 11 proibidos no exterior, como o Fipronil, o Imazetapir, o Sulfentrazona e o Sulfoxaflor. Esse último, teria sido banido nos EUA por ser um dos principais responsáveis pelo extermínio de abelhas em algumas regiões daquele país.

O registro desses substâncias, segundo o PV, “expõe de modo perverso toda a população a riscos incalculáveis de contaminação e de desenvolvimento de diversas doenças, sem que os cidadãos tenham qualquer possibilidade real de defesa”.

Publicado em Política

Os deputados que integram a comissão especial da reforma da Previdência (PEC 6/19) na Câmara dos Deputados aprovaram na tarde de hoje (4) o parecer do relator, deputado Samuel Moreira (PSDB-SP). O placar foi 36 votos a favor e 13 contra o relatório.

Os parlamentares vão se debruçar agora sobre os 19 destaques de bancadas e 88 individuais com sugestões de mudanças ao texto-base.

Os deputados da base governista apontaram a necessidade de reformar a previdência para reverter o déficit no sistema de aposentadorias e pensões. Para os favoráveis à PEC, a reforma vai trazer de volta a geração de emprego e renda na economia brasileira.

De acordo com o líder do Podemos, deputado José Nelto (GO), a reforma é necessária para que o governo não atrase salários e aposentarias. “O país está quebrado, estados e municípios estão quebrados e agora a iniciativa privada está indo para a quebradeira”.

A oposição considera que a reforma vai desmontar o sistema de previdência social e será mais dura com os mais pobres. Segundo o líder do PSOL, deputado Ivan Valente (SP), a PEC vai afetar o sistema de proteção social, sobretudo de quem ganha até quatro salários mínimos.

Ivan Valente lembrou que o elevado desemprego e a grande informalidade no país dificultam a contribuição previdenciária dos trabalhadores. “Essa reforma é recessiva, vai tirar R$ 1 trilhão de circulação da economia brasileira. Não há consumo, o comércio e a indústria vão mal”.

Nova versão

Em seu novo voto complementar, lido ontem (3), Samuel Moreira manteve as regras para as aposentadorias dos policiais que atuam na esfera federal. As categorias, que incluem policiais federais e legislativos, se aposentarão aos 55 anos de idade, com 30 anos de contribuição e 25 anos de exercício efetivo na carreira, independentemente de distinção de sexo.

Em seu novo texto, Moreira recuou da permissão para que estados e municípios aumentem a contribuição dos servidores públicos locais para cobrir os rombos nos regimes próprios de Previdência. A possibilidade constava do relatório apresentado na terça-feira (2) pelo relator.

Com a desistência, os estados e os municípios voltam a ficar integralmente fora da reforma da Previdência. Caberá às Assembleias Legislativas estaduais e às Câmaras Municipais aprovar a validade da reforma para os governos locais, assim como o aumento das alíquotas dos servidores sob sua alçada.

Principal ferramenta para elevar a arrecadação da seguridade social e cobrir parte do rombo da Previdência, o aumento da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) de 15% para 20% será restrito a bancos médios e grandes. A modificação constou do novo voto complementar do relator da reforma da Previdência na comissão especial da Câmara.

O texto anterior, lido na terça-feira (2), previa que a elevação da alíquota valeria para todas as instituições financeiras, exceto a B3 (antiga Bolsa de Valores de São Paulo). As cooperativas de crédito haviam sido beneficiadas com aumento menor, para 17%.

Publicado em Política

O presidente Jair Bolsonaro participou, na noite desta quarta-feira (3), de uma celebração pelo aniversário de 243 anos da independência dos Estados Unidos, comemorada no dia 4 de julho. O evento ocorreu na embaixada do país, em Brasília, e contou com a presença da primeira-dama, Michelle Bolsonaro, de ministros, parlamentares e diplomatas. Em um breve discurso no final do evento, o presidente citou a longa parceria entre as duas nações na luta por liberdade.

Nos momentos mais difíceis da história do mundo, sempre estiveram juntos, como, podemos citar, a Segunda Guerra Mundial, onde combatemos o nazi-fascismo e, graças à vitória dos aliados, conseguimos respirar democracia e garantir algo tão importante quando a própria vida, que é a liberdade“, disse.

O presidente também celebrou sua aproximação com o presidente norte-americano Donald Trump e a conquista de apoio para ingresso do Brasil na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), além da designação do país como aliado prioritário extra-Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), uma aliança militar que envolve países da América do Norte e da Europa Ocidental.

Bolsonaro disse ainda que, no recente encontro que teve com Trump, no Japão, durante a reunião do G20, convidou o líder norte-americano para visitar a América do Sul e debater, com governos da região, a situação da Venezuela.

Fiz uma solicitação para ele, talvez ele compareça à América do sul, onde reuniríamos a presença de países que abandonaram a esquerda e que foram para o centro e centro-direita. Não queremos que outros países enveredem nessa direção“.

O encarregado de negócios da embaixada do Brasil nos Estados Unidos, Willian Popp, lembrou que os dois países já mantêm uma relação diplomática de 197 anos e também ressaltou a recente aproximação. “No último ano, a nossa longa parceria, está se tornando mais forte“. Ele citou o lançamento de novas parcerias, com destaque para a assinatura do acordo de salvaguardas tecnológicas para o uso comercial da base de lançamentos aeroespaciais de Alcântara, no Maranhão. Segundo Popp, o acordo, que ainda precisa ser ratificado pelo Congresso Nacional, vai abrir um mercado “bilionário” no setor de tecnologia aerospacial.

 

Por Agência Brasil

Publicado em Política

Depois de denúncias do movimento feminista dos EUA, #MeToo, a Disney decidiu retirar do filme de animação Toy Story 2, uma cena considerada como “machismo” e “assédio”.

A cena trazia o Stinky Pete, The Prospector, ou “Mineiro” (na tradução brasileira), flagrado por Woody dentro de uma caixa, conversando com duas Barbies. A eliminação da sequência foi descoberta por usuários de fóruns e sites online.

A exclusão ocorreu depois que o  ex-diretor de criação da Pixar e da Walt Disney Studios Animation e diretor de Toy Story, John Lasseter, deixou a empresa acusado de assédio sexual, segundo o The Guardian.

A cena já não será encontrada nos próximos DVD e Blu-ray do filme que serão feitos, assim como nas versões digitais.

O movimento #Metoo

O movimento ganhou notoriedade depois da divulgação de escândalos envolvendo Harvey Weinstein, um dos maiores produtores de Hollywood, fundador da Miramax e da The Weinstein Co e produtor de grandes sucessos de bilheteria como o Senhor dos Anéis. Diversas atrizes de Hollywood alegaram terem sofrido assédio sexual de Weinstein.

Publicado em Entertainment
Pagina 1 de 2

Grupo Fato Verdade. Sua verdade na web.

Informações de qualidade, sem firulas, sem achismo

Galeria de Fotos