Itens filtrados por data: Segunda, 29 Julho 2019

A Polícia Militar vai realizar, na manhã desta terça-feira (30), a solenidade de passagem de comando da Companhia Independente de Policiamento Especializado Polo Industrial. De acordo com a corporação, o evento acontece às 10h, na sede da Cipe Polo, no bairro Copec, em Camaçari, Região Metropolitana de Salvador.

O major PM Orlando Rodrigues Pereira Filho deixa o cargo para o major PM Moisés Medina Travessa de Souza assumir.

Publicado em Camaçari

Com o auditório da Casa do Trabalho repleto de agricultores de diversas regiões do município, o prefeito Elinaldo Araújo lançou nesta terça-feira (30/7) o Programa Municipal de Aquisição de Alimentos Direto da Agricultura Familiar – o Mais Agricultura. Inédita no Estado, a Lei 1.569/2018, que institui o programa, prevê a compra, com recursos próprios, da produção da agricultura familiar direto do produtor rural, que serão distribuídos a entidades socioassistenciais públicas e privadas. A medida, ao mesmo tempo em que incentiva a produção agrícola, fortalece as ações desenvolvidas por instituições beneficentes de Camaçari.

Em seu pronunciamento, o gestor municipal fez questão de ressaltar que a evolução da agricultura familiar está vinculada ao cenário do produtor rural ter a oportunidade de expandir e escoar a produtividade, ter a aproximação aos canais de comercialização e a financiamentos que auxiliem na permissão de investimentos na propriedade. “Desta forma, ter uma agricultura familiar forte é sinal de comida na mesa, geração de emprego e renda, paz no campo e bom funcionamento da economia. A criação desse programa é mais um esforço da administração municipal para tornar os produtores rurais independentes do poder público”, declarou. Durante o lançamento do programa, o prefeito Elinaldo foi presenteado com produtos da agricultura familiar oriundos da cidade de Irecê.

Gerido pela Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e Pesca (Sedap), o Mais Agricultura será o programa carro-chefe da pasta em Camaçari. Até 2017, o município operou com o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Governo Federal, que tinha o mesmo objetivo do recém-criado, que era de contribuir para o enfrentamento da fome e da pobreza e possibilitar o escoamento da produção da agricultura familiar, fortalecendo a atividade.

Mais de 30 entidades socioassistenciais serão beneficiadas pela distribuição dos alimentos. Entre elas: creches, abrigos e os centros de Referência de Assistência Social (Cras) e de Atenção Psicossocial (Caps), que cuidam de um público variado, como crianças, idosos, pessoas com deficiência e famílias em situação de vulnerabilidade social.

No primeiro momento, serão adquiridos mais de 50 produtos, entre frutas, hortaliças, raízes e outros itens que complementarão a alimentação do público beneficiado pela ação. Os alimentos serão comprados pela Sedap e entregues ao Banco de Alimentos, órgão vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), pasta responsável pela distribuição.

A expectativa é de que duas mil famílias sejam beneficiadas. O investimento deve ultrapassar R$ 1 milhão anualmente. Recurso que trará renda para quem vive da agricultura familiar, além de beneficiar pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social no município.

De acordo com o titular da Sedap, Antonio Falcão, com o corte de recursos por parte da União, a administração municipal trabalhou na elaboração de uma política pública para que os agricultores não ficassem prejudicados por mais tempo. “A ideia é trazer renda para quem verdadeiramente produz, além de incentivar a produção agrícola e a distribuição de alimentos”, ressaltou o secretário.

Na oportunidade, a agricultora da comunidade Santa Rita, Luciana Pinto, falou em nome dos agricultores presentes e agradeceu o olhar sensível e o esforço da gestão municipal em criar um programa que visa suprir o PAA, além de fortalecer e fomentar a atividade.

Após a cerimônia de lançamento, os agricultores presentes assistiram a palestra “Experiências bem-sucedidas dos jovens do semiárido baiano”, proferida pela agricultora Paula Silva. Em seguida, participaram da apresentação das ações da Sedap.

Estiveram presentes do ato de lançamento do programa, autoridades municipais dos poderes Executivo e Legislativo.

 
Publicado em Camaçari

A Comissão Executiva definiu as datas para as primeiras audiências de lançamento público para construção do novo Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) de Camaçari. A decisão foi tomada na terceira reunião, que ocorreu na segunda-feira (29/7), na Secretaria de Governo (Segov), e ainda contou com a validação do regimento geral, para que as pessoas tenham conhecimento de como vai funcionar o trabalho.

As audiências públicas acontecerão na sede e na Costa de Camaçari, para respeitar a territorialização dos debates. A primeira será no dia 14 de agosto, no Teatro Alberto Martins, e a segunda no dia 17 de agosto, no Centro Educacional Marquês de Abrantes, em Vila de Abrantes. Ambas começarão às 9h, mas o credenciamento ocorrerá das 8h às 8h45.

O edital de convocação sairá no Diário Oficial desta terça-feira (30/7), com o regimento e a pauta, que consta: abertura; leitura do Regimento Geral; apresentação do Plano de Trabalho; cronograma; lançamento do Portal do PDDU na internet; debate; encerramento.

A presidente da Comissão Executiva para revisão do PDDU, assessora especial da Segov e urbanista Juliana Paes, reforçou o convite para participação da população. “As audiências são abertas a qualquer cidadão, a qualquer interessado na discussão do planejamento da cidade, dos investimentos, programas e projetos. Essa é uma lei que deve ser elaborada com a contribuição de toda sociedade”.

Como previsto em pauta, no dia das audiências também ocorrerá o lançamento do Portal do PDDU, que será acessível e mais uma forma de recebimento de todas as colaborações da comunidade. Além de conter todo o material produzido, como estudos, documentos e convocações.

 
Publicado em Camaçari

Atendendo ao previsto na Lei Municipal nº 1.579/2019, a Prefeitura de Camaçari paga na quarta-feira (31/7) a primeira parcela referente ao reajuste salarial dos servidores de cargo efetivo da administração geral, que será de 4.55% sobre os vencimentos. Desse percentual, os professores e coordenadores da pasta da educação serão contemplados com a alíquota equivalente a 1,88%,correspondente a primeira de duas parcelas referente ao índice inflacionário de 2018. Ainda conforme a lei, o próximo reajuste está previsto para novembro.

Quanto aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Combate às Endemias (ACE), a Secretaria da Administração (Secad) esclarece, antecipadamente, que com um piso salarial estabelecido pelo governo federal em R$1.250, a gestão municipal pagará a diferença retroativa a janeiro, data base estabelecida para a categoria, além dos 4.55% referentes ao reajuste. No entanto, devido a problemas no sistema, alguns servidores receberão parte dos valores em folha complementar, ainda no início de agosto.

Publicado em Camaçari

Diplomacia para vencer a burocracia. O prefeito Elinaldo Araújo está apostando nas relações institucionais para dar celeridades às ações de governo. Após visita a Superintendência Estadual de Energia e reunião com a Concessionária Bahia Norte (CBN), o gestor iniciou diálogo com a Concessionária Litoral Norte (CLN), consórcio que administra a rodovia BA-099 – importante acesso à Costa de Camaçari. A reunião teve como pauta a segurança viária, mobilidade, obras de infraestrutura e a sinalização da via.

Acompanhado dos secretários de Turismo, Gilvan Souza, e de Governo, José Gama, o prefeito foi recebido na sede administrativa da CLN pelo diretor-superintendente Guilherme Hupsel. “Durante todos esses anos a cidade não teve conhecimento de como funciona o contrato de concessão dessa via. Nós só recebemos a obrigação que é o pedágio, mas Camaçari precisa saber quais os benefícios que temos direito e negociar para melhorar a vida da população. Minha visita é para entender e buscar um acordo para resolver nossos problemas de mobilidade e infraestrutura viária no acesso às localidades”, pontuou o prefeito.

O prefeito discutiu ainda a infraestrutura e legalidade das estradas vicinais, obrigações tecnológicas e parcerias para divulgação da Costa de Camaçari. Outro ponto de interesse do município é a sinalização adequada da via, inclusive com placas de indicação de atrativos turísticos e o projeto da Secretaria de Turismo (Setur), de instalação de portais nas divisas do município com Lauro de Freitas e Mata de São João.

“A identidade Costa de Camaçari é muito mais que apenas um nome. Esse posicionamento e a identificação visual da região é de extrema importância para reconhecimento do nosso destino e oferta dos nossos atrativos turísticos. Estamos buscando infraestrutura, adequação dos destinos, limpeza de lagoas, ordenamento das localidades, mas não podemos esquecer desse fator crucial que é a comunicação. O destino Camaçari já existe, mas agora estamos trabalhando para ser referência no mapa turístico do Estado”, explica o secretário de Turismo, Gilvan Souza.

O diálogo com a administração da via foi amistoso e o superintendente sinalizou apoio para resolução de possíveis conflitos e alinhamento com os projetos municipais. “Eu acredito que a missão da CLN aqui é de ajudar nesse vetor de crescimento que é a BA-099. Nosso interesse é de ajudar Camaçari a crescer e se desenvolver”, afirmou Hupsel. Segundo o superintendente, 54% dos 300 colaboradores da CLN, residem em Camaçari. “Nós damos preferência a quem mora na região”, informou.

Na reunião, ficou estabelecido que a agenda entre a CLN e a Prefeitura será contínua para a busca de soluções legais que facilitem a vida da população e proporcione uma melhor infraestrutura para as comunidades instaladas no entorno da rodovia.

Publicado em Camaçari

A Unidade de Saúde da Família (USF) de Fonte das Águas, localizada em Arembepe, será reinaugurada nesta quinta-feira (1º/8), às 17h, após passar por melhorias em sua infraestrutura. Essa será a 34ª unidade de saúde completamente requalificada entregue à população pela Prefeitura em dois anos e sete meses.

A unidade conta com estrutura para duas equipes de Saúde da Família e duas equipes de Saúde Bucal, que são responsáveis pelo acompanhamento de aproximadamente 10 mil usuários das localidades de Fonte das Águas, Açu da Capivara e Rancho Alegre.

A unidade oferta serviços de acompanhamento do pré-natal, hipertensão, diabetes, Hanseníase, Tuberculose, Puericultura e outros. Além de atendimentos de enfermagem, médico e odontológico, sala de vacina, preventivo, curativos, marcação de exames, consultas e farmácia.

Durante a requalificação, foi construída uma sala de apoio para uma equipe multiprofissional, composta por uma psicóloga, uma assistente social, dois fisioterapeutas, uma nutricionista, um terapeuta ocupacional e uma médica sanitarista que atua no Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (Nasf-AB).

A requalificação proporcionará à comunidade um serviço de excelência e um ambiente digno para os trabalhadores.

Publicado em Camaçari

Uma equipe da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Nordeste prendeu em flagrante, nesta segunda-feira (29), um homem com revólver e drogas em Tucano (BA). A guarnição recebeu uma denúncia anônima enquanto realizava rondas e abordagens na cidade para prevenir homicídios e repreender o tráfico de drogas na região.  

Os policiais chegaram até uma oficina no bairro da Vila Progresso e encontraram Everton Jesus Souza com a arma sem numeração, munições, um tablete de 1kg de uma substância similar à maconha, além de 107 “dolões” deste mesmo material. O acusado foi apresentado à Polícia Judiciária, em Euclides da Cunha. 

Publicado em Bahia

Na noite desta segunda-feira, o Grêmio foi até o Rei Pelé encarar o CSA, mas acabou no empate sem gols, resultado que frustrou os jogadores e principalmente o técnico Renato Gaúcho.

Na entrevista coletiva, o comandante não inventou desculpas e reconheceu que o time teve uma atuação abaixo do esperado. Na visão do técnico, algumas decisões na hora de concluir as jogadas pesaram contra o Tricolor.

‘Tivemos a decisão errada na hora de finalizar, o que nos prejudicou. Tivemos contra-ataques para poder fazer os gols, mas na hora do passe ou do cruzamento, não tomamos a decisão acertada’, declarou.

Com o resultado em Alagoas, o Tricolor fica na 11ª colocação, com 16 pontos. Na próxima rodada, a equipe recebe a Chapecoense, na Arena.

Antes disso, o Grêmio volta a campo pela Libertadores, quando visita o Libertad, em Assunção. O jogo de ida terminou 2 a 0 a favor do Tricolor.

 
Publicado em Esportes

Durante o programa da Jovem Pan Morning Show desta terça-feira (30), o comentarista Caio Copolla foi hostilizado ao vivo pelo apresentador Edgar Piccoli.

Mesmo tecendo críticas à declaração de Bolsonaro em relação à morte do pai do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) durante o regime militar, Copolla foi atacado por Edgar, que o acusou de não participar de debates, de apenas ficar fazendo “monólogos” e de falar para um “público convertido”, desinformando os ouvintes.

Edgard  disse que Coppolla estava “relativizando” o discurso do presidente da República. Caio Copolla rebateu: “Eu falei que o presidente tinha que aprender e você só enxerga a parte que você quer ver. O que eu falo é muito mais complexo do que uma frase de lacração, Edgar. Fica muito difícil quando eu tento falar e você, de forma autoritária, fica me interpelando”, disse Coppolla. “É uma flagrante grosseria [o comentário de Bolsonaro], não um crime de responsabilidade”, comentou ainda.

Caio disse também estar cansado de ser chamado de assessor de imprensa do Governo. A discussão durou alguns instantes, até que Edgar encerrou o debate dizendo que havia se tornado “irracional”.

Publicado em Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio Mello mostrou-se “preocupado” com as recentes declarações do presidente da República, Jair Bolsonaro.

Perguntado sobre como fazer com que Bolsonaro deixe de dar declarações polêmicas, o ministro deu a seguinte solução: “Apenas criando um aparelho de mordaça”, declarou ao UOL.

Outro ministro do STF ouvido pelo portal, este sob a condição de anonimato, também teceu críticas ao presidente. “O pior de tudo é o mau exemplo, a associação do sucesso político ou qualquer outro à incivilidade e à grosseria. Por outro lado, acho que pode ser um marco de como as pessoas não devem ser. A repugnância tem sido geral”.

Vale ressaltar que Marco Aurélio Mello é o ministro do STF que em dezembro de 2018 mandou soltar todas as pessoas que estivessem presas por terem sido condenadas em 2ª instância. Na época, havia 706 mil presos no Brasil, dos quais 23,9% provisoriamente.

Publicado em Brasil
Pagina 1 de 2

Grupo Fato Verdade. Sua verdade na web.

Informações de qualidade, sem firulas, sem achismo

Galeria de Fotos