Itens filtrados por data: Terça, 02 Julho 2019

O Conselho Tutelar, que fica localizado na Rua Tupinambá, no Centro, passará a funcionar temporariamente em um novo endereço. A partir desta quinta-feira (04/07), o atendimento será realizado no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Nova Vitória, na Rua Delegado Clayton Leão Chaves, em frente a 18ª Delegacia (no antigo prédio da Concreta).

A mudança é por conta das obras de reestruturação e revitalização da unidade, que se iniciaram nesta quarta-feira (03/07). A alteração do local de atendimento não interfere no horário de funcionamento, que é das 8h às 16h. O telefone para contato é o (71) 3621-1030 /99979-5634 / 99967-3569.

Conselho Tutelar – O Conselho Tutelar é um órgão público permanente, autônomo, não jurisdicional, cujo objetivo é zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. O Conselho Tutelar age sempre que os direitos de crianças e adolescentes se encontrem ameaçados ou violados pela sociedade, estado, pais, responsável, ou em razão de sua própria conduta.

Publicado em Camaçari

Através do programa municipal Ser Mais Aprendiz, 120 jovens de Camaçari estão recebendo qualificação social e profissional. Essa é uma oportunidade de garantir uma renda e adquirir uma vivência profissional, o que possibilita o ingresso no mercado de trabalho, além de valorizar as habilidades, competências e potencial.

No Ser Mais Aprendiz, os jovens passam por capacitação teórica e formação prática. Desde novembro de 2018, os beneficiários estão desempenhando funções como recepcionista, assistente administrativo e assistente pessoal, em diversos setores da Prefeitura. Eles dedicam quatro horas diárias, de segunda a sexta-feira, no contraturno escolar, para aquisição de novos conhecimentos e treinar as habilidades adquiridas.

O Ser Mais Aprendiz contempla jovens com idade entre 14 e 20 anos, que recebem remuneração de meio salário mínimo, além de ter todos os direitos e garantias trabalhistas. É voltado para estudantes da rede pública de ensino, integrante de família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais – CadÚnico, dentre outros requisitos.

Com o programa, o jovem de Arembepe, Vanderson dos Santos da Silva, 17 anos, passou a ajudar financeiramente em casa, além de aprender uma profissão com o trabalho no setor administrativo do Centro de Integração e Apoio ao Trabalhador (CIAT).  “O que me motivou a participar do programa foi o fato de ser municipal, porque nos emprega em órgãos da Prefeitura. Além dos benefícios, não só financeiro, como de aprendizagem, passei a ter mais responsabilidade”.

Publicado em Camaçari

A tradicional corrida em homenagem aos heróis da Independência da Bahia marcou esta terça-feira, feriado de dois de julho, com uma grande mostra de solidariedade e disposição física. A Prefeitura de Camaçari, por intermédio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (Sejuv), mais uma vez cumpriu o desafio proposto: promover a maior corrida de rua da região para saudar a data histórica. Ao todo, 500 atletas se inscreveram na competição e transformaram as ruas do centro e de alguns bairros – totalizando uma extensão de aproximadamente cinco quilômetros – em uma grande pista de corrida e cenário de novas vitórias em terras baianas.

Uma estrutura completa foi montada para dar suporte ao evento. Além do tradicional portal demarcando a linha de largada e chegada, instalado na Avenida Deputado Luís Eduardo Magalhães, o evento também contou com diversas estruturas cobertas onde ocorria o monitoramento do tempo de corrida, a disponibilização de lanches e água para os participantes, stand dos troféus e medalhas, serviços de saúde e bem-estar e Espaço Kids, este último destinado ao entretenimento das crianças, com direito a animadores caracterizados, algodão-doce, pipoca, músicas e muita animação.

Para os adultos, também não faltou estímulos para que o clima de alto-astral predominasse. O aquecimento físico dos atletas foi dirigido pela equipe de Fitdance da Sejuv, que também cuidou em deixar os participantes motivados até o momento da largada e ao final da corrida. O secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Sessé Abreu, manifestou sua satisfação em constatar que a Corrida 2 de Julho deste ano foi um sucesso. “Tudo saiu como planejamos. Estamos vendo aqui a integração com os esportistas e isso nos deixa muito felizes. Nossa intenção é que no ano que vem o número de vagas seja dobrado, no mínimo. Temos tudo para que, em um futuro próximo, essa corrida se torne a corrida do ano, por conta da importância que ela tem e por tudo que ela oferece”, afirma o secretário.

O secretário de Governo, José Gama, também se fez presente no evento, representando o prefeito Elinaldo Araújo, e ressaltou a importância de marcar a data histórica da Independência da Bahia com um evento que se destaca pela adesão popular. “É uma grande oportunidade de conciliar esporte com história. É um dia de festa que nos remota a importância dos heróis que participaram da nossa independência. Nossa soberania nacional passa pelo Dois de Julho. Hoje temos aqui atletas de toda a região e é muito bom para a gestão perceber que as pessoas estão se sentindo prestigiadas com esse evento”, declarou.

Primeiro lugar na classificação geral da categoria masculino, José Everaldo, 40 anos, morador do bairro Nova Vitória, concluiu a prova em 15 minutos e 44 segundos. Habituado ao lugar mais alto do pódio, o professor de Educação Física conta que é a oitava vez que vence a Corrida 2 de Julho. “Foi um percurso perfeito. A Prefeitura está de parabéns por organizar uma ótima prova”, agradeceu.

Na categoria feminino da classificação geral, o primeiro lugar foi conquistado por Eliane do Amor Divino, 49 anos, moradora da Gleba B, que concluiu a prova em 21 minutos e 15 segundos. “No ano passado eu venci e neste ano consegui repetir o bom desempenho. Estou feliz por ser bicampeã da Corrida 2 de Julho. Quero agradecer a toda organização do evento, que está cada vez melhor”, elogiou.

Solidariedade – Para garantir a participação na disputa, os atletas realizaram uma inscrição prévia, cujas vagas disponibilizadas em três lotes esgotaram em questão de minutos. Em seguida, os corredores confirmaram o interesse comparecendo à sede da Sejuv e retirando a credencial mediante um investimento social de quatro quilos de alimentos não-perecíveis. Todos os mantimentos arrecadados – um total de 1.770 kg – serão entregues para instituições beneficentes do município, ajudando centenas de famílias necessitadas.

A ação, uma realização da Prefeitura de Camaçari, por meio da Sejuv, contou com apoio de secretarias e órgão da gestão municipal, a exemplo das secretarias de Saúde (Sesau), de Serviços Públicos (Sesp), de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), bem como da Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT) e da Defesa Civil, além do Tiro de Guerra, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar. Também marcaram presença, o secretário da Sesp, Armando Mansur; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Waldy Freitas; o subsecretário de Saúde, Luiz Duplat; o coordenador da Defesa Civil, Ivanaldo Soares; o superintendente da STT, Coronel Alfredo Castro; o secretário de Agricultura e Pesca, Antônio Falcão; entre outra autoridades política e personalidades públicas.

Veja o tempo de prova dos participantes:

Geral Masculino
Geral Feminino
Faixa Etária Masculino
Faixa Etária Feminino

Publicado em Camaçari

No primeiro semestre de 2019, foram registradas 19 manifestações na Ouvidoria do Instituto de Seguridade do Servidor Municipal (ISSM), das quais 11 foram do tipo elogio. As demais foram dos tipos “reclamação”, “solicitação” e “sugestão”.

Os 11 elogios classificaram como “excelente” o atendimento recebido no Instituto e foram realizados via formulário de avaliação, disponibilizado na recepção. Além do quesito sobre o atendimento, o formulário traz um campo de resposta aberto, onde os usuários podem registrar comentários, sugestões e reclamações.

“Para nós do ISSM, é muito importante saber que estamos prestando um bom atendimento aos segurados, pois este é o nosso objetivo”, comenta a diretora de Previdência, Doranei Dantas.

Entre os atributos destacados nas avaliações estão competência, paciência, dedicação, agilidade, solicitude, educação, atenção e respeito. “Nós tentamos nos colocar no lugar do outro, ter empatia no momento do atendimento e não deixar que a pessoa volte para casa sem uma solução”, relata o gerente de cadastro e informações, Tiago Oliveira.

“Nós ficamos satisfeitos e felizes por saber que o nosso trabalho está sendo reconhecido e valorizado pelo público”, conta Benício Junior, técnico em Seguro Social que atua na recepção do Instituto. Segundo ele, a maior parte das avaliações vem de pessoas que dão entrada no processo de aposentadoria.

“As avaliações são importantes para verificar a satisfação do público com o atendimento recebido no ISSM, além disso é mais uma ferramenta de participação social no Serviço Público”, avalia a ouvidora Rita Martins.

A Ouvidoria do Instituto conta com outros seis canais de atendimento: presencial, correspondência, telefone 0800, whastapp, e-mail e a plataforma online e-ouv.

Publicado em Camaçari

Usuários do WhatsApp reclamam que o app passa por instabilidade de funcionamento nesta quarta-feira (3).

O aplicativo de mensagens parou de funcionar por volta de 10h40 de hoje e apresenta falhas ao fazer download de áudios, mídias e imagens.

Ao tentar baixar uma foto no app, surge a mensagem: “Não foi possível baixar. Por favor, peça para que seja reenviado”. Ainda há reclamações sobre não conseguir fazer o download de mensagens de voz na plataforma.

O Instagram e o Facebook também estão com bug no carregamento de fotos. Vale lembrar que as três plataformas pertecem à mesma empresa de Mark Zuckerberg.

O  problema atinge principalmente o Brasil, Argentina, Alemanha e outros países da Europa e, segundo o site DownDetector,  o pico de reclamações chegou a 10.520 por volta de 10h50 de hoje.

Publicado em Brasil

O desmatamento na Amazônia Legal brasileira atingiu 920,4 km² em junho, um aumento de 88% em comparação com o mesmo mês no ano passado. Os dados consolidados do mês foram inseridos nesta quarta-feira (3) no sistema Terra Brasilis, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Até a terça, o balanço parcial do período entre 1º e 28 de junhomostrava um desmatamento de 769 km². Eles mostram que, só no último domingo (30), mais de 150 km² de floresta foram destruídos – no sábado (29), não houve registros no sistema.

No total, junho de 2019 teve 2.903 alertas inseridos no Terra Brasilis, e 97% do desmatamento foi registrado em quatro estados.

Metodologias

O Terra Brasilis foi criado em 2015 pelo Inpe. Ele é alimentado com dados do Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter), um "sistema de alerta para dar suporte à fiscalização e controle de desmatamento e da degradação florestal" ao Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama).

Os dados compilados no sistema não têm o objetivo de consolidar o desmatamento no bioma da mesma forma que é feito, por exemplo, pelo sistema do MapBiomas – mantido por entidades – ou do Programa de Monitoramento da Floresta Amazônica Brasileira por Satélite (Prodes).

O MapBiomas reúne informações coletadas ao longo de todo o ano e faz a limpeza e verificação dos dados, eliminando por exemplo nuvens e outras possíveis interferências para apresentar o dado consolidado do ano anterior. Tomando como base o Deter, que também é usado pelo Terra Brasilis, o MapBiomas também lançou recentemente um sistema de alertas de desmatamento que promete ajudar na aplicação de multas.

Publicado em Brasil

Mais recordes para o Brasil: A produção nacional de petróleo no país em maio deste ano chegou a 2,731 milhões de barris por dia.

O número supera o recorde anterior, datado de dezembro de 2016, quando chegou a 2,73 milhões.

O dado foi divulgado hoje (2) pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). O resultado é 4,9% a produção de abril e em 4,7% a produção de maio do ano passado.

Outra marca superada em maio deste ano foi a da produção nacional de gás natural, que chegou a 118 milhões de metros cúbicos por dia (m³/d) .

O recorde anterior era de outubro de 2018, com 117 milhões. O aproveitamento do gás natural é de 95,8% do total produzido.

Com os resultados, a produção total de petróleo e gás natural atingiu 3,473 milhões de barris de óleo equivalente por dia (medida que junta óleo e gás).

A produção da camada pré-sal também superou o recorde anterior, tanto em volume quanto em percentual de participação no total nacional.

Foram produzidos 2,106 milhões de barris de petróleo  por dia, ou seja, 60,7% do total da produção nacional. Foram 1,674 milhão de barris de petróleo e 68,7 milhões m³/d, de gás natural.

 

Por Agência Brasil

Publicado em Brasil

Os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, e da China, Xi Jinping, concordaram neste sábado (29/6), em Osaka, no Japão, em retomar negociações comerciais após uma reunião bilateral, que ocorreu no último dia do encontro de cúpula do G20 – grupo dos países mais ricos, mais a União Europeia.

Tivemos uma reunião muito boa com o presidente chinês Xi. Eu diria que excelente“, afirmou Trump. A agência de notícias chinesa Xinhua informou que as negociações, interrompidas em maio, serão retomadas e que Washington desistiu da ameaça de impor novas tarifas de importação que teriam afetado 500 bilhões de dólares em produtos chineses importados.

Estamos de volta aos trilhos e vamos ver o que acontece”, disse Trump a repórteres, depois de uma reunião de 80 minutos com o presidente chinês.

A trégua é similar a uma que foi declarada pelos dois presidentes na cúpula do G20 do ano passado em Buenos Aires, embora meses depois a guerra comercial tenha recomeçado. Trump disse que, embora não pretenda suspender as tarifas de importação existentes, ele vai evitar impor novas cobranças em bens chineses adicionais.

Estamos segurando as tarifas e eles comprarão produtos agrícolas”, disse, sem dar detalhes sobre compras futuras de produtos agrícolas pela China. “Se chegarmos a um acordo, será um evento muito histórico”, afirmou.

O presidente dos Estados Unidos não estabeleceu um cronograma para o que chamou de acordo complexo, mas disse que não estava com pressa. “Quero fazer direito”, disse.

Publicado em Mundo

O presidente Jair Bolsonaro nomeou ontem (1º) Andrey Roosewelt Lemos como membro titular do Comitê Nacional de Prevenção e Combate à Tortura, órgão ligado ao Sistema Nacional de Prevenção e Combate à Tortura (SNPCT).

Militante LGBT e filiado ao PCdoB há 21 anos, Lemos foi indicado como representante do Ministério da Saúde para ser um dos 23 membros do conselho ligado ao Ministério de Direitos Humanos.

Além disso, ele também é presidente da União Nacional de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (UNALGBT). A informação é da revista Crusoé.

Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura

O presidente teve atritos com o Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura em junho, quando exonerou os 11 integrantes do órgão e decretou que grupo passaria então a ser formado apenas por participantes não remunerados.

O caso foi denunciado à ONU por ativistas da Justiça Global. Também ontem (1º), a organização cobrou explicações da presidência sobre a medida.

Segundo o comunicado divulgado pela ONU, o “Subcomitê de Prevenção da Tortura tem sérias preocupações de que essas medidas pareçam enfraquecer o mecanismo preventivo do Brasil e, com ele, a prevenção da tortura no país”.

O MNCPT faz parte do Sistema Nacional de Prevenção e Combate à Tortura, criado em 2013 com a Lei nº 12.847. O projeto foi enviado pela então presidente Dilma Rousseff ao Congresso em 2011 em razão da ratificação do Protocolo Facultativo à Convenção Contra Tortura e Outros Tratamentos ou Penas Cruéis, Desumanos ou Degradantes da ONU.

 

Por Terça Livre

Publicado em Política

A construção de um espaço, em Belo Horizonte, chamado “Museu do sexo das Putas”, está gerando polêmica nas redes sociais. Segundo publicação no site da prefeitura de BH, do ano de 2016, o ” museu emerge a partir de encontros entre prostitutas[…]”. O casarão tombado está sendo usado pela Aspromig (Associação de Prostitutas de Minas Gerais), sim, existe uma associação.

Quem saiu em defesa dos “direitos das prostitutas” foi o vereador Gabriel Azevedo (PHS), que admitiu frequentar prostíbulos da capital. Em seu instagram, Azevedo afirmou, entre outras coisas, que não há dinheiro público sendo investido na obra, mas a prefeitura, segundo ele, autorizou a utilização do espaço.

O jornal o “Estado de Minas” descreveu o espaço da seguinte forma: O “Museu do Sexo das Putas” é uma iniciativa que começou a ser desenvolvida em 2016 pela Aprosmig com objetivo de desmistificar a prostituição e contar a história da região do baixo centro de Belo Horizonte”.

Segundo o vereador, o espaço, que estava abandonado, foi cedido para a Aspromig pela prefeitura. A “associação” realizou um evento, chamado “puta day 2019”, em que “inauguraram” a placa que anuncia o casarão como local dedicado a “eventos” que envolvem a prostituição.

O anúncio da obra desagradou a deputados e vereadores, que cobraram nesta terça-feira (2) explicações da Prefeitura de Belo Horizonte sobre gastos com o museu.

A presidente da “associação”, Cida Vieira, criticou os ataques feitos pelos deputados e justificou: “alguém foi ver a arquitetura do nosso planejamento? Ou o preconceito fala mais alto dos eleitos do povo?”.

O ex-deputado federal e ex-BBB, Jean Wyllys (PSOL), também já deixou seu apoio às prostitutas.

 

Por Terça Livre

Publicado em Política
Pagina 1 de 2

Grupo Fato Verdade. Sua verdade na web.

Informações de qualidade, sem firulas, sem achismo

Galeria de Fotos