Itens filtrados por data: Terça, 02 Julho 2019

Mais recordes para o Brasil: A produção nacional de petróleo no país em maio deste ano chegou a 2,731 milhões de barris por dia.

O número supera o recorde anterior, datado de dezembro de 2016, quando chegou a 2,73 milhões.

O dado foi divulgado hoje (2) pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). O resultado é 4,9% a produção de abril e em 4,7% a produção de maio do ano passado.

Outra marca superada em maio deste ano foi a da produção nacional de gás natural, que chegou a 118 milhões de metros cúbicos por dia (m³/d) .

O recorde anterior era de outubro de 2018, com 117 milhões. O aproveitamento do gás natural é de 95,8% do total produzido.

Com os resultados, a produção total de petróleo e gás natural atingiu 3,473 milhões de barris de óleo equivalente por dia (medida que junta óleo e gás).

A produção da camada pré-sal também superou o recorde anterior, tanto em volume quanto em percentual de participação no total nacional.

Foram produzidos 2,106 milhões de barris de petróleo  por dia, ou seja, 60,7% do total da produção nacional. Foram 1,674 milhão de barris de petróleo e 68,7 milhões m³/d, de gás natural.

 

Por Agência Brasil

Publicado em Brasil

Foi criada na tarde de hoje (3/7) a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito para investigar ataques cibernéticos, perfis falsos e cyberbullying, a famosa “CPI das Fake News”.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, após ler requerimento da CPI, pediu aos líderes que indicassem os integrantes. A comissão será composta  por 15 deputados e 15 senadores.

De acordo com Alcolumbre, o colegiado terá até 180 dias para investigar a utilização de perfis falsos nas eleições 2018, a prática de cyberbullying e o aliciamento de crianças em crimes de ódio e suicídio: “Uma iniciativa necessária. Precisamos tornar atos virtuais em consequências reais”, tweetou.

Publicado em Política

O candidato à presidência da Argentina, Alberto Fernández viaja amanhã (4/7) para Curitiba, onde vai visitar o ex-presidente condenado, Lula da Silva.

Segundo o jornal local La Nacion, esta será a primeira atividade internacional de Fernández  durante a campanha. A viagem foi confirmada também pela deputada e presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffmann, em conversa com a FM La Patriada.

Mesmo antes de recompor sua ligação com Cristina Kirchner, Fernández já fazia parte de um grupo internacional que exigia a libertação de Lula, informou o La Nacion. 

Vale ressaltar que entre os privilégios do preso Lula, está o fato de toda quinta-feira, por uma hora, o petista poder ver dois amigos, meia hora cada.

Publicado em Política

No primeiro semestre de 2019, foram registradas 19 manifestações na Ouvidoria do Instituto de Seguridade do Servidor Municipal (ISSM), das quais 11 foram do tipo elogio. As demais foram dos tipos “reclamação”, “solicitação” e “sugestão”.

Os 11 elogios classificaram como “excelente” o atendimento recebido no Instituto e foram realizados via formulário de avaliação, disponibilizado na recepção. Além do quesito sobre o atendimento, o formulário traz um campo de resposta aberto, onde os usuários podem registrar comentários, sugestões e reclamações.

“Para nós do ISSM, é muito importante saber que estamos prestando um bom atendimento aos segurados, pois este é o nosso objetivo”, comenta a diretora de Previdência, Doranei Dantas.

Entre os atributos destacados nas avaliações estão competência, paciência, dedicação, agilidade, solicitude, educação, atenção e respeito. “Nós tentamos nos colocar no lugar do outro, ter empatia no momento do atendimento e não deixar que a pessoa volte para casa sem uma solução”, relata o gerente de cadastro e informações, Tiago Oliveira.

“Nós ficamos satisfeitos e felizes por saber que o nosso trabalho está sendo reconhecido e valorizado pelo público”, conta Benício Junior, técnico em Seguro Social que atua na recepção do Instituto. Segundo ele, a maior parte das avaliações vem de pessoas que dão entrada no processo de aposentadoria.

“As avaliações são importantes para verificar a satisfação do público com o atendimento recebido no ISSM, além disso é mais uma ferramenta de participação social no Serviço Público”, avalia a ouvidora Rita Martins.

A Ouvidoria do Instituto conta com outros seis canais de atendimento: presencial, correspondência, telefone 0800, whastapp, e-mail e a plataforma online e-ouv.

Publicado em Camaçari

Através do programa municipal Ser Mais Aprendiz, 120 jovens de Camaçari estão recebendo qualificação social e profissional. Essa é uma oportunidade de garantir uma renda e adquirir uma vivência profissional, o que possibilita o ingresso no mercado de trabalho, além de valorizar as habilidades, competências e potencial.

No Ser Mais Aprendiz, os jovens passam por capacitação teórica e formação prática. Desde novembro de 2018, os beneficiários estão desempenhando funções como recepcionista, assistente administrativo e assistente pessoal, em diversos setores da Prefeitura. Eles dedicam quatro horas diárias, de segunda a sexta-feira, no contraturno escolar, para aquisição de novos conhecimentos e treinar as habilidades adquiridas.

O Ser Mais Aprendiz contempla jovens com idade entre 14 e 20 anos, que recebem remuneração de meio salário mínimo, além de ter todos os direitos e garantias trabalhistas. É voltado para estudantes da rede pública de ensino, integrante de família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais – CadÚnico, dentre outros requisitos.

Com o programa, o jovem de Arembepe, Vanderson dos Santos da Silva, 17 anos, passou a ajudar financeiramente em casa, além de aprender uma profissão com o trabalho no setor administrativo do Centro de Integração e Apoio ao Trabalhador (CIAT).  “O que me motivou a participar do programa foi o fato de ser municipal, porque nos emprega em órgãos da Prefeitura. Além dos benefícios, não só financeiro, como de aprendizagem, passei a ter mais responsabilidade”.

Publicado em Camaçari

O Conselho Tutelar, que fica localizado na Rua Tupinambá, no Centro, passará a funcionar temporariamente em um novo endereço. A partir desta quinta-feira (04/07), o atendimento será realizado no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Nova Vitória, na Rua Delegado Clayton Leão Chaves, em frente a 18ª Delegacia (no antigo prédio da Concreta).

A mudança é por conta das obras de reestruturação e revitalização da unidade, que se iniciaram nesta quarta-feira (03/07). A alteração do local de atendimento não interfere no horário de funcionamento, que é das 8h às 16h. O telefone para contato é o (71) 3621-1030 /99979-5634 / 99967-3569.

Conselho Tutelar – O Conselho Tutelar é um órgão público permanente, autônomo, não jurisdicional, cujo objetivo é zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. O Conselho Tutelar age sempre que os direitos de crianças e adolescentes se encontrem ameaçados ou violados pela sociedade, estado, pais, responsável, ou em razão de sua própria conduta.

Publicado em Camaçari

O desmatamento na Amazônia Legal brasileira atingiu 920,4 km² em junho, um aumento de 88% em comparação com o mesmo mês no ano passado. Os dados consolidados do mês foram inseridos nesta quarta-feira (3) no sistema Terra Brasilis, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Até a terça, o balanço parcial do período entre 1º e 28 de junhomostrava um desmatamento de 769 km². Eles mostram que, só no último domingo (30), mais de 150 km² de floresta foram destruídos – no sábado (29), não houve registros no sistema.

No total, junho de 2019 teve 2.903 alertas inseridos no Terra Brasilis, e 97% do desmatamento foi registrado em quatro estados.

Metodologias

O Terra Brasilis foi criado em 2015 pelo Inpe. Ele é alimentado com dados do Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter), um "sistema de alerta para dar suporte à fiscalização e controle de desmatamento e da degradação florestal" ao Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama).

Os dados compilados no sistema não têm o objetivo de consolidar o desmatamento no bioma da mesma forma que é feito, por exemplo, pelo sistema do MapBiomas – mantido por entidades – ou do Programa de Monitoramento da Floresta Amazônica Brasileira por Satélite (Prodes).

O MapBiomas reúne informações coletadas ao longo de todo o ano e faz a limpeza e verificação dos dados, eliminando por exemplo nuvens e outras possíveis interferências para apresentar o dado consolidado do ano anterior. Tomando como base o Deter, que também é usado pelo Terra Brasilis, o MapBiomas também lançou recentemente um sistema de alertas de desmatamento que promete ajudar na aplicação de multas.

Publicado em Brasil

Os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, e da China, Xi Jinping, concordaram neste sábado (29/6), em Osaka, no Japão, em retomar negociações comerciais após uma reunião bilateral, que ocorreu no último dia do encontro de cúpula do G20 – grupo dos países mais ricos, mais a União Europeia.

Tivemos uma reunião muito boa com o presidente chinês Xi. Eu diria que excelente“, afirmou Trump. A agência de notícias chinesa Xinhua informou que as negociações, interrompidas em maio, serão retomadas e que Washington desistiu da ameaça de impor novas tarifas de importação que teriam afetado 500 bilhões de dólares em produtos chineses importados.

Estamos de volta aos trilhos e vamos ver o que acontece”, disse Trump a repórteres, depois de uma reunião de 80 minutos com o presidente chinês.

A trégua é similar a uma que foi declarada pelos dois presidentes na cúpula do G20 do ano passado em Buenos Aires, embora meses depois a guerra comercial tenha recomeçado. Trump disse que, embora não pretenda suspender as tarifas de importação existentes, ele vai evitar impor novas cobranças em bens chineses adicionais.

Estamos segurando as tarifas e eles comprarão produtos agrícolas”, disse, sem dar detalhes sobre compras futuras de produtos agrícolas pela China. “Se chegarmos a um acordo, será um evento muito histórico”, afirmou.

O presidente dos Estados Unidos não estabeleceu um cronograma para o que chamou de acordo complexo, mas disse que não estava com pressa. “Quero fazer direito”, disse.

Publicado em Mundo

Usuários do WhatsApp reclamam que o app passa por instabilidade de funcionamento nesta quarta-feira (3).

O aplicativo de mensagens parou de funcionar por volta de 10h40 de hoje e apresenta falhas ao fazer download de áudios, mídias e imagens.

Ao tentar baixar uma foto no app, surge a mensagem: “Não foi possível baixar. Por favor, peça para que seja reenviado”. Ainda há reclamações sobre não conseguir fazer o download de mensagens de voz na plataforma.

O Instagram e o Facebook também estão com bug no carregamento de fotos. Vale lembrar que as três plataformas pertecem à mesma empresa de Mark Zuckerberg.

O  problema atinge principalmente o Brasil, Argentina, Alemanha e outros países da Europa e, segundo o site DownDetector,  o pico de reclamações chegou a 10.520 por volta de 10h50 de hoje.

Publicado em Brasil

Foi arquivada pelo corregedor nacional de Justiça, Humberto Martins, a reclamação disciplinar de Gleisi Hoffman (PT-PR) contra a juíza da 13ª Vara Federal Criminal de Curitiba, Gabriela Hardt.

A presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) alegava que a magistrada atuou fora de sua competência ao homologar acordo firmado entre o Ministério Público Federal e a Petrobras, em processo decorrente da Operação Lava Jato.

Em decisão, o ministro Martins destacou que a análise dos fatos e pedidos se trata de questão jurisdicional, matéria que não afeta a competência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), nos termos do artigo 103-B, parágrafo 4º da Constituição Federal.

“Dessa forma, os fundamentos jurídicos trazidos aos autos pelos reclamantes encontram-se judicializados e pendentes de apreciação pelos tribunais competentes, não havendo que se cogitar a interferência do CNJ na esfera jurisdicional, tampouco a punição de membros do Poder Judiciário por manifestações e conclusões havidas no exercício de seu mister precípuo (artigo 41 da Loman)”, salientou o corregedor nacional, segundo o Estado de Minas.

Publicado em Política
Pagina 1 de 2

Grupo Fato Verdade. Sua verdade na web.

Informações de qualidade, sem firulas, sem achismo

Galeria de Fotos