Itens filtrados por data: Domingo, 28 Julho 2019

A Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), promove a pavimentação asfáltica da Rua Guararema, em Vila de Abrantes, Costa de Camaçari, atendendo a uma antiga reivindicação da população. A obra foi iniciada com limpeza da área e retirada da terra acumulada na parte baixa da via por conta das fortes chuvas.

Ao todo, são 75 metros de extensão que vão receber pavimento, a fim de mudar a vida dos motoristas e transeuntes que circulam pelo local. De acordo com a Seinfra, a localidade passou por serviços de sub-base e base.

O governo municipal trabalha de forma intensiva em dezenas de ruas, tanto da sede quanto da Costa de Camaçari, com serviços de melhorias na mobilidade viária, para diminuir possíveis prejuízos causados por alagamentos.

Publicado em Camaçari

As melhorias de mais uma escola foram entregues pelo prefeito Elinaldo Araújo, na tarde desta segunda-feira (29/7). Dessa vez foi o Centro Educacional Darcy Ribeiro, em Barra do Jacuípe, que recebeu diversas intervenções para garantir os direitos dos 515 alunos, do 6º ao 9º ano, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O prefeito Elinaldo falou do contentamento em saber que ações do governo municipal estão chegando à escola. “Vendo a qualidade dessas melhorias, os alunos fardados, com tênis novo, o kit escolar, a mochila, a alimentação e os livros de português e matemática… Pra mim é motivo de muita felicidade encontrar tudo isso aqui”.

As intervenções realizadas foram na cobertura, o que inclui impermeabilização e troca de telhas danificadas, melhoria e aumento de muros, pintura geral do piso da quadra, revisão elétrica, com instalação de novos refletores, substituição de lâmpadas fluorescentes para led, revisão hidráulica geral, com conserto de instalações sanitárias e vestiários. Ainda houve troca do revestimento do bebedouro, instalação e recuperação de piso, revisão de drenagem, paisagismo, substituição de toda a tela da entrada e fachada com realocação do portão, além do alambrado e tela aérea da quadra.

Uma boa notícia foi anunciada pela secretária de Educação, Neurilene Martins: “o prefeito Elinaldo acabou de aprovar o PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola) municipal. Ele já leu a minuta e essa iniciativa vai resolver a questão da manutenção nas escolas”. A titular da pasta ainda pontuou que esses são investimentos no que “é o bem mais precioso, que são as pessoas”.

O diretor do centro educacional, Manoel Palma Vidal, estava animado com as melhorias. “Pra mim é a escola mais bonita de Camaçari! Se eu tiver um ambiente saudável tanto para o professor quanto para o aluno, o desempenho pedagógico aumenta”. Ele ainda anunciou que já está licitando para montar a sala de multimídia, através da verba do PDDE do Governo Federal.

Uma carta de agradecimento foi escrita e lida pelo aluno do 7º ano, Allysson da Silva Pereira, 13 anos, ao prefeito Elinaldo. “Gostaria de lhe agradecer pelo seu grande esforço em reformar nossa escola, de ter nos proporcionado um estudo melhor para nos tornarmos alguém melhor no futuro”, dizia um trecho.

O evento contou com a apresentação da Fanfarra Estudantil de Vila de Abrantes (Fanesva), que a partir deste ano vai ofertar aulas de música no contraturno escolar para estudantes da escola. A unidade de ensino possui 14 salas de aulas, um laboratório para estudo de ciências naturais, biblioteca, espaço de convivência, quadra poliesportiva, laboratório de ciências, salas para diretoria, coordenação e para os professores, secretaria, guarita e refeitório.

Estavam presentes o secretário de Relações Institucionais, José Matos, e os vereadores, Flávio Matos, Bispo Jair e Vaninho da Rádio.

Publicado em Camaçari

A sede da Associação Unidos de Arembepe ficou lotada na manhã desta segunda-feira (29/07) para o lançamento do Programa Mais Pesca, iniciativa que em junho foi aprovada por unanimidade pelo Legislativo, e visa  valorizar, modernizar e beneficiar a atividade pesqueira artesanal. Além de um incentivo financeiro, que tem como valor máximo o correspondente a 40% do salário mínimo vigente, pago mensalmente, ao longo de um ano, os pescadores contemplados vão contar com cursos de qualificação.

“Nada vence o trabalho, a honestidade e a transparência, e esses são elementos que trago para a minha gestão. Essa é a forma que gosto de administrar. Governar é governar com equipe. Agradeço a minha equipe que nos últimos dias, seguindo a minha orientação, se fez presente na Costa do município, dando a assistência necessária aos pescadores, marisqueiras e demais profissionais que sofrem com os danos causados pela ressaca marítima. Acompanhei todo o processo e estava me dedicando a dar celeridade para que o mais breve possível os pescadores pudessem se beneficiar do Mais Pesca”, declarou o prefeito Elinaldo Araújo.

O chefe do Executivo reforçou ainda que “todo e qualquer benefício em nosso governo tem que chegar de fato a quem mais precisa e pra isso é preciso fazer as coisas com seriedade e atenção. É preciso ter zelo com os recursos públicos, aplicá-lo com responsabilidade. Não basta querermos fazer, temos que estar dentro da legalidade e atender as normas dos órgãos de controle e por isso hoje entregamos pra vocês um programa mais completo, no qual os contemplados vão receber auxílio todos os meses e ao final de um ano terão acumulado um valor maior do que o praticado no passado, um aumento de cerca de 60%. Afinal, entendemos que o pescador passa por dificuldade ao longo de todo o ano, e não apenas por três meses”, finalizou.

O presidente da Colônia Z-14, Manoel de Brito, agradeceu o auxílio recebido por parte da Prefeitura e reforçou que os últimos dias foram difíceis, mas que ficou feliz com a solidariedade e a sensibilidade da população e de diversas entidades. “O programa Mais Pesca é uma atitude louvável e espero que o quanto antes esteja beneficiando os pescadores e marisqueiras da nossa comunidade”, disse.

O secretário de Desenvolvimento da Agricultura e Pesca, Antonio Falcão, ressaltou que as visitas socioeconômicas seguem a todo vapor. Ele destacou ainda que é uma etapa decisiva, e é a partir dela que será atestado se o pescador está ou não habilitado a receber o benefício. “Até sexta já tinham sido realizadas mais de 80 visitas. A nossa intenção nesse momento é beneficiar 100 profissionais, mas o processo de adesão é contínuo, e quem procurar a Secretaria e apresentar a documentação nós faremos a visita e se tiver apto será beneficiado pelo programa”, explicou o gestor da pasta ao complementar: “a expectativa é de que, correndo tudo como previsto, ainda no mês de agosto as pessoas já comecem a receber o incentivo”, concluiu.

A cerimônia foi acompanhada pelo vice-prefeito, José Tude, além de secretários e vereadores municipais, lideranças comunitárias e representantes da sociedade civil organizada.

O programa

O Mais Pesca está assegurado pela Lei Municipal nº 1.584/2019. Para ser contemplado nesse primeiro momento, o pescador deve apresentar até o dia 10 de agosto, na sede da Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e Pesca (Sedap), a documentação cadastral necessária para análise e posterior visita socioeconômica, caso a documentação atenda os pré-requisitos do programa.

O incentivo tem como valor máximo o correspondente a 40% do salário mínimo vigente, pago mensalmente, ao longo de um ano, investimento superior ao praticado em governos passados, quando os contemplados recebiam um salário mínimo durante três meses. Com as novas regras, os futuros habilitados vão receber auxílio todos os meses e ao final de um ano terão acumulado um valor maior do que o praticado no passado, um aumento de cerca de 60%, passando assim de R$2.994 (tomando como base o salário mínimo vigente) para aproximadamente R$4.800.

Para receber o benefício, o pescador ou marisqueiro deverá estar cadastrado junto à Sedap, não possuir uma renda familiar mensal superior a 1/4 do salário mínimo por pessoa, possuir registro Geral de Atividade Pesqueira (RGP) ou declaração da Colônia de Pescadores de Camaçari ou de Associação de Pescadores e Marisqueiros, devidamente legalizadas e com jurisdição sobre a área onde atue, dentro dos limites do município.

Também é pré-requisito para conseguir o auxílio, comprovar que não possui nenhum outro benefício da Previdência Social ou da Assistência Social de ente governamental, bem como que reside no município há pelo menos três anos. A habilitação ao programa está vinculada ainda a entrega de diversos documentos pessoais e à avaliação socioeconômica em residência do solicitante, executada pelo Núcleo Técnico da Sedap.

Capacitação

Além de conceder aos pescadores e marisqueiras incentivos financeiros, o Mais Pesca promoverá uma série de capacitações aos beneficiários, com o propósito de prepará-los para melhor executar a profissão. Para atender ao programa, a Sedap firmou parceria com renomadas entidades qualificadoras, a exemplo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que trará capacitação sobre empreendedorismo.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) também está entre as parceiras, e já conta com uma proposta para realização de cursos que abordem temáticas como boas práticas para pescados mais saudáveis, culinária a base de peixes e frutos do mar (higiene e manipulação), educação ambiental e qualidade de vida e tradição alimentar no consumo de pescados, que somadas representarão 34 horas/aulas de qualificação.

De acordo com o secretário Antonio Falcão, “não basta conceder um benefício, é necessário criar ferramentas para que esses profissionais se atualizem e modernizem para atender esse novo mercado”, disse ao relembrar que “a adoção de medidas que qualifiquem os profissionais da área de pesca tem sido uma constante no governo, a exemplo do Programa Mar Azul que preparou 42 pescadores para a pesca profissional”.

Publicado em Camaçari

A Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), vai entregar, nesta quarta-feira (31/7), os cartões aos contemplados com o Programa de Transferência de Renda Municipal, o Bolsa Social. A cerimônia que marca o lançamento do programa acontecerá a partir das 9h, no Ginásio de Esportes da Cidade do Saber.

Neste primeiro momento, serão entregues 1 mil cartões às pessoas cadastradas no programa por meio da busca ativa, conforme indicações dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). O valor do benefício será de R$100 ou R$150 para ser utilizado nos supermercados e farmácias do município.

Coordenado pela Sedes, o Bolsa Social Camaçari será gerido pela Diretoria de Proteção Social Básica. Para ter direito ao Bolsa Social Camaçari, é preciso que o cidadão seja residente e domiciliado na cidade há, no mínimo, três anos, comprovados, e seja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), além de seguir os critérios socioeconômicos.

Entre os objetivos do programa está: amparar as famílias em situação de vulnerabilidade social, por meio da proteção social, que visa a garantia da vida, a redução de danos e a prevenção de incidência de riscos. Além de complementar a renda, o Bolsa Social possibilitará a inserção dos beneficiários no mercado de trabalho, já que os cidadãos também serão contemplados com cursos de capacitação profissional.

A permanência no programa está condicionada à matrícula regular dos dependentes em idade escolar em unidades de ensino público municipal, estadual ou federal, ou em rede particular com bolsa integral ou semi-integral que não ultrapasse R$ 100,00 de mensalidade. A frequência mínima escolar exigida é de 85%.

O programa exige, ainda, que os integrantes da família participem dos serviços, programas e projetos da assistência social promovidos pela Sedes e que integrem as capacitações e qualificações profissionais que serão promovidas pelo Poder Público.

Publicado em Camaçari

A Prefeitura de Camaçari não tem medido esforços para garantir aos munícipes melhorias de infraestrutura, mobilidade, segurança e bem-estar. Em virtude disso, esta semana será marcada com uma maratona de atividades, ações e entregas que vão oferecer mais conforto aos moradores da sede e da Costa de Camaçari, como os programas sociais Mais Pesca, Mais Agricultura e Bolsa Social. Neste período, a população também comemora a requalificação das escolas municipais Darcy Ribeiro, em Jacuípe, e Virgínia Reis Tude, no Verdes Horizontes.

Na manhã desta segunda-feira (29/7), o governo lança, por meio da Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e Pesca (Sedap), o programa municipal Mais Pesca, que tem o objetivo de realizar ações e projetos que visam a valorização, modernização e beneficiamento da pesca artesanal, além de conceder a pescadores e marisqueiras incentivos financeiros. NO mesmo dia, pela tarde, ocorre a entrega da Escola Darcy Ribeiro após a unidade passar por obra de requalificação em toda sua infraestrutura.

Na terça-feira, dia 30 de julho, a Sedap também lança o Mais Agricultura, programa inédito que possibilita a compra, com recursos próprios, de itens da agricultura familiar direto do produtor. O ato será às 8h30, no auditório da Casa do Trabalho. A ação marca também a comemoração pela passagem do Dia do Agricultor, celebrado no último domingo (28/7).

Dando continuidade às entregas, e com a proposta de amparar as famílias em situação de vulnerabilidade social, por meio da proteção social, que visa a garantia da vida, a redução de danos e a prevenção de incidência de riscos, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), vai entregar, na quarta-feira (31/7), os cartões aos contemplados com o Programa de Transferência de Renda Municipal, o Bolsa Social. A cerimônia que marca o lançamento do programa acontecerá a partir das 9h, no Ginásio de Esportes da Cidade do Saber.

Na quinta-feira (1º/8), é a vez da cerimônia de entrega da Unidade de Saúde da Família de Fonte das Águas, localizada em Arembepe. Essa será a 34ª unidade de saúde completamente requalificada e entregue à população, no período de dois anos e sete meses. O evento, promovido pela Secretaria de Saúde (Sesau), acontece às 17h.

Ainda está prevista para a sexta-feira (2/8), a partir das 15h, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), a entrega da Escola Municipal Virgínia Reis Tude, no bairro Verdes Horizontes, sede de Camaçari, que foi completamente requalificada para oferecer um espaço mais seguro aos estudantes. A unidade de ensino recebeu melhorias como troca de telhado, esquadrias e cerâmica, revisão das instalações hidráulica e elétrica e pintura, dentre outros itens.

Para o prefeito Elinaldo Araújo, estas ações demonstram o empenho do governo para fazer Camaçari avançar cada vez mais. “Começamos a semana com muito trabalho e vamos continuar fazendo mais por quem mais precisa, porque a nossa missão é cuidar de gente”, concluiu.

Publicado em Camaçari

As seleções feminina e masculina do Brasil foram derrotadas nas disputas pelo terceiro lugar no Rugby 7. As duas equipes eram esperança de medalha para o país e voltam de Lima com o quarto lugar. 

As Yaras estiveram muito perto de conseguir a medalha, mas no último lance do jogo, as colombianas conseguiram try e acertaram o chute de bonificação para empatar o duelo. No tempo extra, a Colômbia foi mais rápida ao conseguir um novo try, definir o confronto em 29 a 24 ficar com a medalha de bronze. A medalha de ouro foi para o Canadá que venceu os Estados Unidos por 24 a 10. 

No masculino, os Tupis fizeram um jogo equilibrado contra os Estados Unidos. Já no tempo extra, um passe errado brasileiro deu a chance aos norte-americanos de anotarem um try e conquistarem a medalha. Fim de jogo e derrota por 24 a 19. Na final, a Argentina fez 33 a 10 no Canadá e ficou com a medalha de ouro. 

Publicado em Esportes

A delegada Juliana Lopes Bussacos, titular da 6ª Delegacia de Defesa da Mulher, em São Paulo, concluiu na tarde desta segunda-feira o inquérito que apurava as acusações de estupro e agressão feitas pela modelo Najila de Souza contra Neymar. A polícia decidiu não indiciar o atacante do Paris Saint-Germain.

Agora, as promotoras do Grupo de Atuação Especial de Enfrentamento à Violência Doméstica (Gevid) podem oferecer denúncia (acusação formal à Justiça), pedir o arquivamento do inquérito ou novas diligências. O Ministério Público tem prazo legal de 15 dias para se manifestar.

No começo do mês, a Justiça acolheu o pedido da delegada e autorizou a prorrogação do inquérito por até 30 dias para que diligências complementares pudessem ser feitas.

A delegada solicitou o acesso às imagens das câmeras de segurança do hotel em Paris, na França, onde supostamente teria ocorrido o estupro e o prontuário médico do ginecologista particular de Najila.

O Ministério Público pediu as cópias dos inquéritos de extorsão, do suposto furto no apartamento de Najila e da divulgação de imagens íntimas da mulher, em apuração no Rio.

As cópias dos inquéritos chegaram e foram anexadas à investigação de estupro. Já as imagens e o prontuário médico não chegaram, porém, a delegada decidiu encerrar a investigação mesmo assim.

Publicado em Esportes
Segunda, 29 Julho 2019 00:00

VAGAS DE EMPREGO - Eletrotécnico

Área e especialização profissional: Construção, Manutenção - Eletricista / Manutenção Elétrica

Nível hierárquico: Assistente

Local de trabalho: Camaçari, BA

Regime de contratação de tipo Efetivo – CLT

Jornada Período Integral

Responsável pela execução dos serviços técnicos de manutenção eletroeletrônica e automação do sistema de distribuição de energia, composto de: subestação blindada, geração de energia emergencial, energia estabilizada, sistema ininterrupto de fornecimento de energia, automação do esgotamento de águas pluviais, proteção contra incêndio, sistema de refrigeração, sistema de proteção contra descargas atmosféricas e controladores de fator de potência. Liderar os eletricistas nas manutenções preventivas, preditivas e corretivas. Elabora documentação técnica e trabalhar orientando e fornecendo instruções técnicas para a correta execução das atividades, em conformidade com normas e procedimentos de qualidade, segurança (NR-10 / NR- 35), higiene, saúde e preservação ambiental. Planejar serviços de manutenção e instalação eletroeletrônica. Interpretar ordens de serviço. Estimar tempo de execução do serviço. Estimar necessidades de mão-de-obra. Listar itens de verificação dos sistemas eletroeletrônicos. Avaliar as necessidades de manutenção. Acompanhar e fiscalizar os serviços de empresas terceirizadas, assegurando a qualidade exigida pelos padrões. Liderar os eletricistas nas manutenções, orientando e fornecendo instruções técnicas para a correta execução das atividades, em conformidade com normas e procedimentos técnicos, de qualidade, segurança, higiene, saúde e preservação ambiental. Manutenção em sistemas elétricos de potência, sistema de iluminação pública, subestações de energia (13,8kV / 500kVA), proteção de sistemas elétricos de potência, acionamentos de sistemas elétricos industriais, emendas e terminações de alta tensão. Experiência em trabalho em altura superior a 15m. Ensino Técnico em Eletrônica. Desejável Ensino Superior em Máquinas Elétricas e/ou Automação Industrial. Obrigatório CREA ativo com as seguintes atribuições do decreto 90922/1985: Atribuição: D90922/85 - ART 03. Atribuição: D90922/85 - ART 04. Leitura e escrita em língua inglesa

http://clnorte.com.br/

Publicado em Empregos e concursos
Segunda, 29 Julho 2019 00:00

Assistente Administrativo

Requisitos residir em camaçari; superior completo áreas administrativas ou afins; conhecimento pacote office.

Acesse em BNE

Publicado em Empregos e concursos

Grupo Fato Verdade. Sua verdade na web.

Informações de qualidade, sem firulas, sem achismo

Galeria de Fotos