Itens filtrados por data: Quarta, 10 Julho 2019

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), por meio da Coordenadoria de Proteção Social Especial (CPE), informa que o Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop) está funcionando em novo endereço.

O novo local de atendimento, que funciona na Rua Rio Madeira, nº 18, Centro (ao lado da Pet House), conta com: recepção, salas de coordenação, atendimento psicossocial, educadores sociais, cozinha, depósito, lavanderia, refeitório e banheiros masculino e feminino com acessibilidade.

Centro Pop

O Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop) é um serviço destinado às pessoas que utilizam as ruas como espaço de moradia e/ou sobrevivência e oferta trabalho técnico para a análise das demandas dos usuários, orientação individual e grupal e encaminhamentos a outros serviços socioassistenciais e das demais políticas públicas que possam contribuir na construção da autonomia, da inserção social e da proteção às situações de violência.

Promove o acesso a espaços de guarda de pertences, de higiene pessoal, de alimentação (Café e Almoço), proporciona endereço institucional para utilização que serve como referência do usuário para a provisão de documentação civil e encaminhamentos para a rede socioassistencial.

Publicado em Camaçari

Foram empossados na manhã desta quinta-feira (11/07), na sala de reuniões da Secretaria de Governo (Segov), os membros do Conselho Administrativo e Previdenciário do Instituto de Seguridade do Servidor Municipal de Camaçari (ISSM) para o quadriênio 2019/2022.

Foram designados como membros, por meio do Decreto nº 7109/2019, representantes da Procuradoria-Geral do Município, do Poder Executivo, do Poder Legislativo, dos servidores aposentados, do Sindicato dos Servidores Públicos do Município e do Sindicato dos Professores da Rede Pública Municipal.

Após a posse, foi realizada a primeira reunião do atual Conselho, onde foram apresentadas informações relevantes sobre o Instituto e foi aprovada a Política de Investimentos. “A primeira reunião foi bastante proveitosa, pois nos permitiu prestar contas a respeito dos seis primeiros meses da nossa gestão e, ainda, autorizar o credenciamento de fundos de renda variável, permitindo uma maior diversificação da carteira de investimentos do ISSM”, avaliou o superintendente, Pedro Guimarães.

A reunião contou com a participação do consultor de investimentos Ricardo Giovenardi, que apresentou os cenários econômicos e as principais mudanças trazidas pela legislação relacionada aos investimentos. “É essencial vocês terem estas informações para que exerçam o papel de conselheiro da melhor forma possível”, ressaltou.

“Nós estamos profissionalizando e fazendo com que a maioria dos conselheiros sejam do quadro efetivo da Prefeitura, porque são eles que têm que cuidar do próprio futuro. A expectativa, sobretudo para os próximos anos, é que a gente possa cada vez mais evoluir no conhecimento e aproveitar as oportunidades”, comentou o secretário de Administração e membro do Conselho, Helder Almeida, ressaltando a importância da formação e capacitação dos membros para preservar o futuro e o patrimônio do Instituto.

Para o servidor aposentado e membro do Conselho, Péricles Almeida, os resultados apresentados na reunião trouxeram mais confiabilidade. “A reunião de hoje me surpreendeu com muitas notícias boas. Eu também tinha a preocupação de blindar o Instituto para evitar interferências políticas e a partir de agora isso fica mais difícil”, pontuou. “A minha única fonte de renda é esta daqui, então eu tenho que zelar por isso e eu tenho que contribuir para que ela seja sempre sólida, não só visando o meu bem, como o de todos os colegas aposentados”.

Veja abaixo a composição do Conselho Administrativo e Previdenciário

Pedro Jorge Villas Boas Alfredo Guimarães – Diretor-superintendente do ISSM e presidente do Conselho

Hélder Almeida de Souza – Secretário da Administração

Joaquim José Bahia Menezes – Secretário da Fazenda

Rafael Couto Ribeiro – Procurador do Município

Carlos Eduardo Bacelar Cerqueira (suplente) – Procurador do Município

Kelly Lago Santos Farias – Servidora do Poder Executivo

Nara Anicacio Calazans (suplente) – Servidora do Poder Executivo

Pericles Almeida da Silva – Servidor inativo

Sonisia Martins dos Santos (suplente) – Servidora inativa

Gisele Santos da Silva – Servidora do Poder Legislativo

Patrícia Luzia Mendes Gonçalves de Souza (suplente) – Servidora do Poder Legislativo

Silval da Silva Cerqueira – Representante do Sindicato dos Servidores Públicos do Município

Evangivaldo Ribeiro Oliveira (suplente) – Representante do Sindicato dos Servidores Públicos do Município

José Marcelo de Santana – Representante do Sindicato dos Professores da Rede Pública Municipal

Nilton César dos Santos (suplente) – Representante do Sindicato dos Professores da Rede Pública Municipal

Publicado em Camaçari

Para dar partida no estudo de viabilidade para projeto de Parceria Público-Privada (PPP) visando modernização, gestão, eficientização e expansão do Parque de Iluminação Pública de Camaçari, foi realizada uma reunião nesta quarta-feira (10/7), na Secretaria de Governo (Segov). O encontro foi comandado pelo prefeito Elinaldo Araújo e contou com a participação das entidades envolvidas.

Essa foi uma reunião de trabalho formal, com os parceiros da Caixa, a IFC – Coorporação Financeira Internacional, que é um braço do Banco Mundial, e o Ministério do Desenvolvimento Regional para que se fundamente os passos a serem construídos. Foi apresentado um cronograma de trabalho com as equipes técnicas formadas pelo governo e pela Caixa para que, no período de um ano, possa apresentar para a população o resultado, se a PPP é viável ou não.

O prefeito Elinaldo ficou muito satisfeito com o resultado do encontro. “Nós avançamos muito. Vamos buscar o melhor caminho, com velocidade, para que o projeto de partida ande. Sendo importante para a cidade, vamos buscar os caminhos para fazer”.

O secretário de Governo e presidente do Conselho Gestor de PPPs, José Gama, avaliou a reunião de forma positiva. “Foi de muita resolutividade, porém, muito desafiadora. A partir de agora temos de designar equipes para acompanhar e avaliar a cada mês, nas reuniões que constituirão a formação desse projeto. A gente acredita que pode chegar em um trabalho lucrativo para todos, do ponto de vista da iluminação pública e da economia para o município”.

Dentre os benefícios do projeto estão a modernização da iluminação pública, aumento da segurança pública, redução do consumo de energia, eficiência do gasto público e da prestação do serviço e melhorias urbanísticas.

A apresentação do Projeto de Partida da Concessão do Sistema de Iluminação Pública foi realizada pelo coordenador de Projetos da Caixa Econômica Federal, Diego Andrade, que destacou que as escolhas dos projetos são realizadas por critérios técnicos. Ele ainda pontuou que a equipe acredita na potencialidade do desenvolvimento do projeto em Camaçari.

O município criou um grupo de trabalho que envolve as secretarias de Governo, de Serviços Públicos, da Fazenda, de Administração e a Procuradoria-Geral. Nesta quarta-feira já foi dado o início ao acompanhamento desse trabalho pela equipe do município.

A Caixa foi contratada pela Prefeitura de Camaçari, através do Fundo de Estruturação de Projetos, que é do Governo Federal, para fazer esse estudo. Ainda estavam presentes o escritório jurídico e consultoria externa, que foi contratada pela IFC, que também participa desse desenvolvimento de estudo, e os secretários da Fazenda, Joaquim Bahia, dos Serviços Públicos, Armando Mansur, e de Administração, Helder Almeida.

Publicado em Camaçari

A partir desta quarta-feira (10/7), a Ouvidoria Municipal passa a funcionar em novas instalações. O órgão, que antes ficava no prédio da Prefeitura, foi transferido para a Casa do Trabalho e está ocupando uma área quatro vezes maior que o antigo local, tudo preparado para proporcionar mais conforto e comodidade para a população, que tem no organismo um ponto de apoio para tratar suas demandas, apresentando sugestões, elogios, solicitações, reclamações e denúncias.

O prefeito Elinaldo Araújo foi conferir de perto o funcionamento da unidade, que foi formalmente entregue à comunidade nesta quarta. “Fico feliz em ver tudo bonito e organizado, com toda estrutura para atender bem ao cidadão. Espero que aqui as pessoas se sintam acolhidas, pois a Ouvidoria tem o papel de ser ponte entre a sociedade e a administração pública”, declarou o gestor da cidade.

A ouvidora, Ilay Ellery, pontua que o órgão vive um novo momento. “Agora a Ouvidoria está com outra dinâmica. No princípio da gestão contava com dois servidores, hoje dispõe de um quadro de 15 profissionais, entre eles, seis atendentes e um corpo técnico com advogado”, explicou. “Estamos trabalhando para modernizar a Ouvidoria seguindo um processo que já vem acontecendo em toda a administração. A nossa intenção é ajudar a planejar a gestão, trazendo elementos importantes para definir ações e projetos que contribuam para a execução de políticas públicas que melhorem a vida de quem vive e mora em Camaçari”, concluiu.

A gestora disse ainda que em agosto terá início o projeto “O que é a Ouvidoria?”, que visa levar esclarecimentos sobre o funcionamento e a importância da instituição a diversos órgãos públicos, como unidades escolares, aproximando ainda mais o governo da sociedade.

A Ouvidoria Municipal oferece múltiplos canais de contato, o atendimento presencial, os números telefônicos, composto por 0800 284 7325, telefone fixo (71) 3622-7324 e ainda o Whatsapp (71) 98137-1615. Se preferir, o cidadão pode ainda enviar e-mail para o endereço O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.. O órgão funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, e está localizado na Casa do Trabalho, situado na Rua Vera Lúcia Pestana Fróes.

Publicado em Camaçari

O sorriso de Dona Maria Emília representou a felicidade da população de Areias, na Costa de Camaçari, em receber o programa Casa Melhor. No final da tarde desta quarta-feira (10/07), foi realizada a cerimônia de entrega de mais uma moradia requalificada pelo programa municipal de melhorias habitacionais.

A casa de Dona Maria Emília foi a primeira a ser melhorada dentre as 32 que estão sendo requalificadas na localidade de Areias. Durante a cerimônia, a moradora não escondia a felicidade. “Minha casa está linda agora. Até chamei o prefeito pra tomar um café na minha casa nova”, falou a moradora.

O prefeito Elinaldo reforçou a necessidade do programa Casa Melhor. “É trazer de volta a dignidade para aquele morador que já não tinha esperança de ver sua casa reformada”, comentou.

O secretário de Habitação, Júnior Borges, explicou a escolha da comunidade de Areias em ser contemplada. “É uma das comunidades da Costa que necessitam do programa. E estamos trazendo as melhorias que o povo precisa”, explanou.

O programa Casa Melhor já realizou melhorias em mais de 200 residências, na sede e na Costa de Camaçari. Entre os bairros contemplados estão Santa Maria, Vila de Abrantes, Parque Satélite, Mangueiral, Verdes Horizontes e Parafuso. Até o final do ano, mil casas devem ser requalificadas pelo programa de melhorias habitacionais.

Casa Melhor – O programa Casa Melhor é realizado pela Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria de Habitação (Sehab), com recursos próprios do município, e tem como proposta realizar reformas nas casas de moradores de Camaçari, na sede e na Costa, com um investimento de até R$ 5 mil em cada imóvel.

Inscrição – Para se inscrever, o morador pode se dirigir até a Sehab, localizada na Avenida Jorge Amado, ao lado da Faculdade Metropolitana de Camaçari (FAMEC), de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h, com documento de identidade, CPF, Carteira de Trabalho, folha de resumo do CadÚnico, comprovante de residência, título de eleitor e comprovante de renda familiar.

Publicado em Camaçari

O Instituto de Seguridade do Servidor Municipal (ISSM) de Camaçari ultrapassou em 31,2% a meta de investimentos prevista para o primeiro semestre de 2019. Isso significa que os rendimentos dos investimentos alcançaram 6,89% no primeiro semestre diante da meta de 5,25%.

Os rendimentos do período chegaram a R$ 21.579.625,92 e já são 87,9% maiores do que o rendimento acumulado em todo o ano de 2018 (R$ 11.482.661,60).

“Este desempenho é atribuído à atuação responsável e certeira dos gestores e do comitê de investimentos, além da atuação dos consultores nas estratégias mensais de investimentos”, avalia a presidente do Comitê de Investimentos do ISSM, Acácia Reis.

Os rendimentos dos meses de maio e junho foram responsáveis por mais de 55% do acumulado deste ano, contribuindo significativamente para o resultado semestral, já que alcançaram mais do que o dobro das respectivas metas atuariais mensais.

“Ter recursos bem geridos e que trazem retornos acima da meta atuarial é primordial para a perpetuação de um Regime Próprio de Previdência Social”, concluiu Acácia.

Publicado em Camaçari

Uma ação conjunta entre as secretarias de Saúde, Serviços Públicos, Cultura e Prefeitura Avançada da Costa de Camaçari, juntamente com a Associação Beneficente de Jauá, acontecerá nos dias 12 e 13 de julho no Alto da Bela Vista, em Jauá, para combater a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

A previsão é de que 1.800 imóveis sejam visitados nesses dois dias pela equipe. A concentração será em frente ao campo de futebol do Alto da Bela Vista, às 8h.

Durante a ação será realizado o recolhimento de lixos e entulhos; coleta de sangue de pessoas suspeitas de estarem com o vírus para posterior tratamento; visita às casas pelos agentes de combate a endemias; palestras de conscientização e atividades lúdicas e culturais.

O secretário de Saúde, Elias Natan, explica que o trabalho de combate ao Aedes Aegypti é uma rotina da Sesau. “Importante explicar a população que esse combate é feito diariamente por nossas equipes. Entre janeiro de 2017 e maio de 2019 foram visitados, pelos agentes de endemias, 1.098.718 imóveis com a eliminação de 11.235 focos do Aedes Aegypti e 91.314 focos de larvas”.

Elias Natan ressalta que o combate ao mosquito precisa ser um trabalho conjunto entre órgãos públicos e população. “A maioria dos focos não se encontra em áreas públicas, mas dentro das casas das pessoas. Por isso é fundamental a participação popular eliminando os focos do mosquito como tanques de água descobertos, vasos de plantas, pneus e garrafas acumulando água. É preciso eliminar toda possibilidade de locais onde se possa acumular água parada e de o mosquito depositar seus ovos”.

Publicado em Camaçari

A manhã desta quinta-feira (11/07) foi de muita emoção e alegria para os estudantes da Associação Pestalozzi de Camaçari. A turma foi presenteada com uma festa temática, realizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), através dos alunos do Curso de Organização de Festas Infantis.

A empolgação dos estudantes da Pestalozzi começou ainda nos preparativos da festa, quando os alunos e instrutores do Senac decoraram o quiosque da Associação, com balões, tecidos, máscaras, doces e muito colorido, encantando quem passava pelo local. “Minha escola ficou mais bonita e divertida com essas pessoas que vieram trazer alegria pra gente”, agradeceu Ricardo Costa, de 34 anos, aluno da Pestalozzi há 2 anos.

Com o tema “Quem sou eu”, a festa encerrou o estudo prático do curso do Senac, que nesta edição capacitou 15 pessoas. “Ao longo das 40 horas do curso, nós preparamos a turma para atuar com diferentes públicos, sempre voltado a educação social, e desta vez, escolhemos a Pestalozzi, pois queríamos ampliar a diversidade e riqueza que o curso apresenta”, declarou Tatiana Ribeiro, instrutora do curso de Organização de Festas Infantis.

A dinâmica da atividade iniciou com uma oficina de pintura de máscaras, seguida de aula de dança e lanche personalizado. “Escolhemos um conceito de baile de máscaras, onde os alunos da Pestalozzi pintaram livremente suas peças e, em seguida, abrimos o salão para dançarmos zumba com a galera. Fiquei muito honrado e emocionado por participar desse momento”, enfatizou Jadson Amaro, formando do curso do Senac, que já atua há 4 anos como animador de festas.

Para Vanda Rosário, presidente da Associação Pestalozzi de Camaçari, a atividade foi inspiradora. “Nossos estudantes são muito comunicativos e participativos, e vê-los brincar e sorrir nesse evento só nos inspira a batalhar mais por esses jovens”, disse. No mesmo sentido, pontuou o gerente da Pessoa com Deficiência do Município, Rosendo Filho. “Sabemos que muitas vezes esse público é mal compreendido e atendido, mas percebemos que há uma maior atenção na gestão de Elinaldo para com essas instituições”, explicou Rosendo.

Esse foi o desfecho de umas das diversas capacitações realizadas pelo Senac, através do convênio com a Prefeitura de Camaçari. “Essa atividade serviu como referencial do trabalho conjunto que o governo, junto com o Senac, oferece ao cidadão, como forma de profissionalizá-lo e inseri-lo no mercado de trabalho”, afirmou Waldy Freitas, secretário da pasta do Desenvolvimento Econômico.

Publicado em Camaçari

A Polícia Federal deflagrou na manhã de ontem (10/7) a Operação Luxúria, com objetivo de desarticular uma organização criminosa voltada para o tráfico internacional de drogas. Foram cumpridos 10 mandados de prisão preventiva e 7 de busca e apreensão. A ação ocorreu simultaneamente em 4 estados: Rio de Janeiro, São Paulo, Rondônia e Paraíba.

As investigações tiveram início em março de 2017 quando um dos envolvidos foi preso com 320 kg de cocaína no estado de Rondônia. Com o avançar dos trabalhos investigativos, restou identificado que parte da ORCRIM comandava as transações a partir da cidade do Rio de Janeiro. Durante o período de monitoramento foram registradas mais três apreensões de drogas, totalizando o montante de aproximadamente 2.5 toneladas de drogas que seriam destinadas às comunidades do Rio de Janeiro.

Os presos serão ouvidos na sede da Polícia Federal no Rio de Janeiro e posteriormente serão encaminhados ao presídio, por onde permanecerão à disposição da Justiça.

Publicado em Brasil

Secretaria de Operações Integradas dá início à Operação Vigia em conjunto com as polícias Militar e Civil do Mato Grosso, Objetivo é combater os crimes de fronteira, como contrabando e tráfico de drogas.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi) deu inicio a mais uma operação integrada no combate aos crimes de fronteira, como contrabando e tráfico de drogas.

A Operação Vigia é feita em conjunto com a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) do Mato Grosso e teve início ontem (10). As equipes farão patrulhamento terrestre e fluvial nas forças policiais das Regiões Integradas de Segurança de Cuiabá, Várzea Grande, Cáceres e Pontes e Lacerda.

Na região de Poconé, o Batalhão de Polícia Militar Ambiental vai atuar junto à Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) na região da Transpantaneira. Já o Grupo Especial de Fronteira (Gefron) e a Delegacia Especial de Fronteira (DEFRON), vão  atuar com policiais nas quatro regiões integradas junto com outras equipes policiais em pontos diretamente ligados à fronteira, seja por terra ou por água com uso de barcos.

Além da Operação Vigia, desde o início de maio a Secretaria de Operações Integradas também participa de ação conjunta com a Polícia Federal e Polícia Militar do estado do Paraná em Guaíra (PR).

Publicado em Brasil
Pagina 1 de 2

Grupo Fato Verdade. Sua verdade na web.

Informações de qualidade, sem firulas, sem achismo

Galeria de Fotos