Itens filtrados por data: Domingo, 30 Junho 2019

O Comitê Organizador Local (COL) da Copa América 2019 elogiou o esquema de segurança promovido durante os cinco jogos na Bahia. No período, não houve registro de crimes graves nem qualquer tipo de episódio que comprometesse a realização do evento.

Escoltas das seleções e árbitros, vistorias com cães farejadores, monitoramento dos centros de treinamentos e hoteis, ações de inteligência e o patrulhamento dentro e fora da Arena Fonte Nova foram os serviços realizados pelas forças de segurança estaduais.

O gerente da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) Copa América Brasil em Salvador, Josué Moraes, destacou a expertise da Bahia em sediar grandes eventos como ocorreu nas Copas da Confederação e do Mundo, nos anos de 2013 e 2014.

"Tudo foi realizado da melhor maneira possível, garantindo conforto e segurança para o nosso espectador. A Bahia representou muito bem o Nordeste no torneio", afirmou Josué.

Tecnologia

Aplicado durante a Copa América, o Reconhecimento Facial da SSP da Bahia novamente ganhou destaque nacional e internacional. No dia 23 de junho, durante o jogo Paraguai x Colômbia, o homicida Wellington da Cruz Santos, 31 anos, foi capturado.

O sistema flagrou o momento em que ele tentou passar por um portal de abordagem e disparou o alarme. Uma patrulha da PM foi acionada e efetuou a prisão do foragido da Justiça.

"A escolha pela Bahia para sediar jogos das copas das Confederações (2013), do Mundo (2014) e da América (2019), além de partidas nas Olimpíadas (2016) mostram a confiança nas forças de segurança. Mostramos, mais uma vez, a nossa integração e planejamento. Aguardamos os próximos eventos internacionais e agradecemos a todos os envolvidos", comentou o secretário da Segurança Pública da Bahia, Maurício Teles Barbosa.

Publicado em Bahia
Segunda, 01 Julho 2019 00:00

Não era necessário respeitar o Brasil

Opinião – O anão diplomático cresceu. No G20, Jair Bolsonaro disse um sonoro “não” à velha prática internacional de diminuir o Brasil. De cabeça erguida, o presidente brasileiro marcou presença entre os líderes mundiais e apresentou rapidamente o novo rumo que seguirá o nosso país.

Não é mais como outrora, quando o Brasil era menosprezado por grandes potências econômicas. Com o PT na gestão, éramos vistos lá fora como o maior dos pequenos, o submisso latino-americano. Estaríamos saindo deste cenário aos poucos?

A postura mudou, fato. Talvez possamos até ensinar algo aos “deuses” europeus: “Temos exemplo para dar à Alemanha, inclusive sobre meio ambiente. A indústria deles continua sendo fóssil, em grande parte de carvão, e a nossa não. Eles têm a aprender muito conosco”, disse Bolsonaro no encontro do G20, na última semana.

Ainda acrescentou com firmeza: “O presidente do Brasil que está aqui não é como alguns anteriores, que vieram aqui para serem advertidos por outros países. A situação aqui é de respeito para com o Brasil. Não aceitaremos tratamento como no passado”.

O mundo não tinha razões para respeitar um Brasil submisso, que não valorizava suas incomparáveis riquezas, que exportava sua dignidade a preço de banana.

Miramos em outro patamar. Agora é esperar que o governo acerte o alvo.

Publicado em Política

A França tem “uma série de exigências” que incluem questões ambientais em relação ao acordo entre a União Europeia (UE) e o Mercosul, afirmou neste domingo a porta-voz do governo, Sibeth Ndiaye.

Em declarações à emissora LCI, Ndiaye disse que “o importante é saber em detalhes o conteúdo” desse acordo de livre-comércio entre os países da UE e do Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai), sobretudo para “setores frágeis”, como o açúcar e a carne.

“Temos uma série de exigências, em termos de saúde e meio ambiente”, continuou a porta-voz, citando “a exigência de que o Brasil, em particular, permaneça no Acordo de Paris” sobre o clima.

“É normal que os eurodeputados (…) estejam atentos e monitorizem os detalhes deste acordo porque trará mudanças profundas” para a agricultura europeia, acrescentou.

Publicado em Brasil

Quatro policiais do quadro da Segurança Pública do Estado de São Paulo participarão de intercâmbio, na China, entre os dias 26 de junho e 11 de julho.

Dois oficiais da Polícia Militar e dois delegados da Polícia Civil integrarão uma comitiva que irá participar de um curso, na província de Shenyang. Um policial federal de São Paulo, bem como agentes de segurança de outros Estados do Brasil também estarão envolvidos no intercâmbio.

A convite do Ministério da Segurança Pública da China, os policiais brasileiros participarão de um treinamento que visa o combate ao crime organizado. Além do workshop, com duração de 15 dias, a viagem inclui também a visita a outras cidades chinesas, bem como diversas unidades da polícia local.

Um dos integrantes do grupo que irá a China, o delegado da Polícia Civil Luiz Alberto Guerra, garante que o conhecimento adquirido será bastante útil, apesar da diferença cultural entre os dois países. “Todo o conteúdo transmitido e as estratégias adotadas irão agregar ao nosso trabalho. A troca de experiências é muito importante para as forças de segurança”, diz.

Para o Capitão Marco Antônio Rodrigues, da Polícia Militar, outro integrante da comitiva, a viagem será uma ótima oportunidade para que conceitos sejam aperfeiçoados. “O objetivo é observar as técnicas, procedimentos e tecnologias utilizados e que podem contribuir para a melhoria das ações policiais empregadas em São Paulo”, afirma.

O intercâmbio faz parte de uma parceria estabelecida entre o Consulado Chinês no Brasil, o Governo do Estado de São Paulo e a Secretaria da Segurança Pública. Em abril deste ano, um grupo de 15 oficiais da segurança paulista estiveram no país asiático para intercâmbio com o departamento de polícia local.

Publicado em Brasil

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se tornou ontem (30) o primeiro presidente dos Estados Unidos a pisar em território norte-coreano.

Após trocar aperto de mãos com o presidente da Coreia do Sul, Kim Jong-un na divisão entre as Coreias, Trump cruzou a Linha de Demarcação na Zona Desmilitarizada (DMZ).

A divisão entre Coreia do Sul e a Coreia do Norte foi estabelecida pelo armistício de 1953 e encerrou formalmente a Guerra da Coreia.

O gesto foi chamado de “verdadeiramente histórico” pelo presidente sul-coreano Moon Jae-in e marcou a demonstração de respeito sem precedentes e amizade crescente entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte.

O presidente americano afirmou que ele e Kim concordaram em retomar negociações sobre a desnuclearização da Península Coreana.

Kim disse através de um intérprete que ele tinha vindo ao encontro de Trump porque estava “disposto a dar um fim ao infeliz passado” e que se não fosse pelas “excelentes relações entre nós dois”, não seria possível tal oportunidade.

Trump expressou um sentimento semelhante, dizendo que seu relacionamento pessoal com Kim permaneceu forte. Ele descreveu a reunião como “um momento histórico”.

Publicado em Mundo

No final de maio (25/6), policiais civis do Denarc realizaram procedimento para incinerar 1,07 tonelada de drogas. A ação ocorreu em um forno que pertence a uma empresa situada no município de Mauá.

Entre as drogas incineradas havia cerca de 350 quilos de cocaína e 720 quilos de maconha. Participaram do procedimento, além de policiais civis, representantes do Ministério Público e da Vigilância Sanitária.

apreensões denarc

Apenas neste ano o Denarc já foi responsável pela incineração de mais de oito toneladas de drogas. O trabalho tem como objetivo esvaziar o depósito onde os entorpecentes apreendidos são armazenados.

Publicado em Brasil

Encerrou neste domingo (30/6) o período de inscrição para o Concurso Público Nacional de Estudo Preliminar de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo para o Parque Morro da Manteiga, em Camaçari. Conforme o cronograma, o pagamento da taxa deve ser efetuado até esta segunda-feira (1/7) para que a inscrição seja validada. Foram registradas 27 inscrições, feitas por profissionais de várias partes do país.

O candidato deverá acompanhar o andamento da sua adesão através do portal www.concursomorrodamanteiga.org, na opção “Acessar minha Inscrição”, disponível na página do formulário de cadastro. Com a finalização dessa etapa, começa uma nova fase: a de entrega dos trabalhos, que deve ocorrer até o próximo domingo (7/7). O julgamento dos mesmos acontece de 10 a 13 de julho e a divulgação do resultado no dia 15.

A iniciativa visa à seleção de um Estudo Preliminar de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo para implantação do Parque Morro da Manteiga, que deve atender a diversos pré-requisitos estabelecidos em edital que estão embasados em três temas estruturantes: meio ambiente e paisagem, para que seja respeitada e promova a recomposição ambiental; infraestrutura urbana, a fim de que esteja compatível com a infraestrutura urbana essencial preexistente e com o sistema viário e de mobilidade com acessibilidade; e usos e equipamentos, que orienta que as edificações e espaços criados tenham função e uso de parque, com finalidade ecológica, paisagística e recreativa.

A ação é uma realização da Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), e organizada pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Bahia (IAB/BA). A medida adotada pela gestão, que é uma licitação pública nacional na modalidade concurso, democratiza o processo e aumenta significativamente as chances de ter um projeto que melhor atenda as necessidades do espaço e da população.

Publicado em Camaçari
Segunda, 01 Julho 2019 00:00

CRAS do Nova Vitória muda de endereço

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania de Camaçari (Sedes), por meio da Coordenadoria de Proteção Social Básica (CPB), informa que o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Nova Vitória tem novo endereço a partir desta segunda-feira (01/07). A partir de agora, a unidade passa a funcionar na Rua Delegado Cleyton Leão, em frente a 18ª Delegacia (no antigo prédio da Concreta).

Por conta dessa mudança de endereço, o atendimento do CadÚnico/Bolsa Família será realizado no prédio da Sedes, localizado na Avenida Eixo Urbano Central, nº 841, Centro (ao lado do CEMA, em frente à Escola Dom Pedro), até o dia 15 de julho. O atendimento da equipe técnica da unidade, também será feito excepcionalmente hoje (01/07), também no prédio da Sedes.

A alteração do local de atendimento não interferiu no horário de funcionamento, que é das 8h às 17h, e nem na oferta de nenhum dos serviços disponibilizados pelo CRAS, a exemplo de atualização e registro no Cadastro Único (CadÚnico) para Programas Sociais, solicitação de Passe Livre para deficientes (municipal, intermunicipal e interestadual) e carteira do idoso, orientação para Benefício de Prestação Continuada (BPC), grupos de gestantes e de usuários do Programa de Atenção Integral à Família (Paif).

O Cras do Nova Vitória abrange famílias de diversos bairros e comunidades. São elas: Nova Vitória, Novo Horizonte, Piaçaveira, Centro, Ponto Certo, 02 de Julho, Natal, Gleba B, Alto da Cruz, Cristo Redentor, Ficam, Gleba A, Gravatá, Mangueiral, Parque Florestal e Parque Satélite.

Publicado em Camaçari

O site The Intercept tornou-se conhecido nas últimas semanas por publicar matérias que buscavam invalidar o julgamento de Lula, alegando conluio entre a justiça brasileira e o Ministério Público Federal. As matérias foram classificadas por Sérgio Moro, então juiz federal e atual Ministro da Justiça, como “um balão vazio, cheio de nada“.

Moro, depois de publicar seu agradecimento ao Presidente Bolsonaro pela oportunidade de trabalhar no Ministério da Justiça, disse que “Hackers, criminosos ou editores maliciosos não alterarão essas verdades fundamentais“. Tudo indica que o recado do ministro é devido à matéria do jornalista Oswaldo Eustáquio que está no site Renews. “Sem saber que estava sendo gravado, o editor-chefe do site The Intercept Brasil, Leandro Demori admitiu que ao menos uma reportagem comandada por Gleen Greenwald teve seus diálogos adulterados. Na verdade não apenas os diálogos, mas tudo, segundo ele”, informa Eustáquio.

Além de adulterar áudios e mensagens, o site The Intercept é um laranjal do PSOL. Difícil é não encontrar quem no site não é filiado ao PSOL. Nem mesmo Diogo José da Silva Flora, responsável pelo site no Brasil e membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB/RJ, é uma exceção. O número de sua filiação partidária é 127556960361 e pode ser visto no site do TSE ou Filia Web.

Publicado em Brasil

Um bebê do sexo masculino, de dois meses, foi encontrado por policiais militares, na manhã deste sábado (29), na Avenida Jorge Amado, em Camaçari, cidade da região metropolitana de Salvador. A informação é da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA).

De acordo com a secretaria, a criança foi deixada na avenida, ao lado de uma pasta com documentos, pela guarnição do 12° Batalhão da Polícia Militar (BPM/Camaçari).

A SSP-BA informou que os militares faziam patrulhamento de rotina, em Camaçari, quando foram avisados por populares sobre um bebê que foi abandonado na Avenida Jorge Amado. Quando os PMs chegaram ao local indicado confirmaram a denúncia.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e fez o atendimento da criança, ainda na avenida. Em seguida, uma mulher apareceu alegando ser a mãe e os policiais notaram que a mulher aparentava ter distúrbios mentais.

Conforme informações do Conselho Tutelar, a mulher que alegou ser mãe da criança é a genitora. Ela foi encaminhada para o Hospital Geral de Camaçari para passar por uma avaliação médica pois, segundo o Conselho, na tentativa de diálogo, a mulher falava coisas desconexas e pedia o filho de volta. Com isso, não foi possível saber o motivo do abandono.

O bebê não foi entregue a mãe. Ele está sob a guarda do Conselho que busca encontrar outros membros da família para que se responsabilizem pelo bebê.

De acordo com a SSP-BA, o caso foi registrado na 18ª Delegacia Territorial (DT/Camaçari) que acionou representantes do Conselho. Não há detalhes se a mulher foi ouvida. O G1 tentou, mas não conseguiu contato com a delegacia de Camaçari até a publicação desta reportagem.

Publicado em Camaçari

Grupo Fato Verdade. Sua verdade na web.

Informações de qualidade, sem firulas, sem achismo

Galeria de Fotos