Itens filtrados por data: Domingo, 12 Maio 2019
Segunda, 13 Maio 2019 00:00

Bahia Xing Ling: reconhecimento facial

O senador Jaques Wagner (PT-BA), que está na China visitando uma empresa que opera o serviço de reconhecimento facial em 15 países, informou que o estado da Bahia já testou serviço semelhante no Carnaval de Salvador e na Micareta de Feira, “com ótimos resultados“.

Segundo Jaques, a meta é levar o sistema de forma permanente para 55 cidades baianas com a licitação que o governador da Bahia, Rui Costa, lançará no primeiro semestre.

O senador informa que a empresa demonstrou interesse em “participar da nossa concorrência“.

Publicado em Política

O uso de qualquer droga ou medicamento que possa aumentar o desempenho dos atletas durante uma competição, conhecido como Doping, é tema da audiência pública que a Comissão do Esporte realizará nesta quarta-feira (15/5), na Câmara.

A deputada Flávia Morais (PDT-GO), que solicitou o debate, informa que o uso ilícito de substâncias como artifício para ganhar competições esportivas é muito antigo.

Ao longo dos anos, esse tipo de artimanha tem se sofisticado. Ao mesmo tempo em que as substâncias e os fármacos são aprimorados para passarem despercebidos nos exames, os próprios métodos de detecção também se sofisticam.

Convidados para discutir o assunto:
– o representante no Brasil da Federação Internacional de Fisiculturismo, Alexandre Bortolato;
– o presidente da Confederação Brasileira de Musculação, Fisiculturismo e Fitness, Maurício de Arruda Campos;
– a presidente do Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem, Tatiana Mesquita Nunes;
– o representante da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem Eduardo de Rose;
– um atleta de fisiculturismo; e
– um representante da Organização Nacional das Entidades do Desporto (Oned).

Publicado em Política

A edição de 2019 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já atingiu a marca de 3 milhões de inscritos. O balanço foi divulgado pelo Ministério da Educação e contabiliza os inscritos até as 22h de ontem. As inscrições foram abertas no último dia 6 e vão até o dia 17 de maio, pela internet. As provas do Enem serão aplicadas em dois domingos, 3 e 10 de novembro.

Do total de inscritos, 63% estão isentos do pagamento da taxa de inscrição. A taxa para o Enem é de R$ 85 e deve ser paga até o dia 23 de maio. O participante terá até 17 de maio para atualizar dados de contato, escolher outro município de provas, mudar a opção de língua estrangeira e alterar atendimento especializado e/ou específico. Após esse prazo, não serão mais permitidas mudanças.

O candidato que precisar de atendimento especializado e específico deve fazer a solicitação durante a inscrição. O prazo para pedidos de atendimento por nome social vai de 20 e 24 de maio.

Quem já concluiu o ensino médio ou vai concluir este ano pode usar as notas do Enem, por exemplo, para se inscrever em programas de acesso à educação superior como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Programa Universidade para Todos (ProUni) ou de financiamento estudantil.

A prova também pode ser feita pelos chamados treineiros – estudantes que vão concluir o ensino médio depois de 2019. Neste caso, os resultados servem somente para autoavaliação, sem possibilidade de o estudante concorrer efetivamente às vagas na educação superior ou para bolsas de estudo. Esses participantes devem declarar ter ciência disso já no ato da inscrição.

Dicas de Estudo

Para reforçar o conhecimento dos candidatos, a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) oferece várias estratégias gratuitas, como o Questões Enem, no qual os estudantes têm acesso a um atualizado banco de dados que reúne provas de 2009 até 2018. O site permite a resolução das questões online, com o recebimento do gabarito. Já pelo perfil EBC na Rede, é possível acompanhar a série Caiu no Enem.

Publicado em Brasil

O prefeito Elinaldo Araújo estendeu a agenda da semana para atender demandas da população e discutir as ações de governo para o esporte, infraestrutura e lazer. Com a presença do secretário de Governo, José Gama, e do secretário de Turismo, Gilvan Souza, o prefeito deliberou ainda, sobre as ações emergenciais para minimizar os estragos causados pela chuva que atingiu Camaçari e Região Metropolitana na última sexta-feira (10).

Representando a localidade de Barra de Pojuca, os moradores Flavio Rios e Renato Paixão – conhecidos como “Fau” e “Renatex” – apresentaram solicitações ligadas ao esporte, desenvolvimento econômico e infraestrutura. Eles contam, que a reunião é uma forma de ajudar a gestão municipal e a comunidade, criando um diálogo permanente. “Sempre que eu venho aqui sou bem recebido e já tive varias demandas atendidas”, revela Renato.

Já o paratleta Paulo Roberto – “Paulinho Cadeirante” – campeão brasileiro de frescobol, trouxe reivindicações ligadas à sua categoria para fomento do esporte amador e de alto rendimento. “Nosso objetivo é de aumentar o número de praticante, dar mais qualidade de vida e através do esporte, formar cidadãos”, explica. Uma das propostas do paratleta é de montagem de uma arena de frescobol na praia de Jauá, na Costa de Camaçari. Como encaminhamento da proposta, ficou definida uma reunião entre os titulares da Secretaria de Esportes, Juventude e Lazer (Sejuv) e da Secretaria de Turismo (Setur), para analisar o projeto.

A pauta da sede do município, referente aos bairros da Bomba e do Natal, foram apresentados por uma comissão representada pelo vereador Pastor Neilton e Pastor Jorge. Dentre as solicitações, estão serviços de saneamento, drenagem, requalificação de quadra de esportes e revitalização do Horto Florestal, compreendendo ações ambientais, iluminação e segurança do local.

Para o prefeito Elinaldo, a ampliação da agenda é gratificante e necessária para poder atender a população. “Quando eu abro uma agenda de atendimento em pleno final de semana é porque eu sei que tem demandas importantes que precisam ser atendidas e discutidas por quem está na comunidade, vive a realidade do problema. E a nossa felicidade é de poder dialogar e receber no gabinete, pedidos que vão atender a coletividade e proporcionar mais qualidade de vida para os moradores dessas localidade”, define o gestor o municipal.

Durante as reuniões, o prefeito acionou as Secretarias responsáveis pelos serviços e intermediou o contato com os moradores, inclusive com encaminhamento para definição de projetos, estudo de viabilidade técnica e financeira.

Publicado em Camaçari

Acontece no dia 29 de junho de 2019, a partir das 19h, na Cidade do Saber, em Camaçari, o 1º encontro de pré-candidatos a vereador nas eleições municipais de 2020 em Camaçari e Região. Este evento é suprapartidário.

Destinado a todas as pessoas interessadas em se candidatar, que já estão filiadas a um partido político ou que ainda irão se filiar, bem como aos dirigentes dos partidos políticos, e coordenadores de campanha. 

Um dos objetivos do encontro é preparar os futuros candidatos, descobrir novos talentos da política, abrir oportunidade e incentivar a participação de homens e mulheres no processo eleitoral. Além de criar um ambiente de interação entre os pré-candidatos e as agremiações políticas.

Haverá palestras, cursos e workshops com temas relacionados a Legislação Eleitoral, Filiação Partidária, Registro de Candidatura, Marketing Digital, Gestão de pré-campanha, Ética na Política, oratória, e casos de sucesso (testemunho de candidatos que foram super bem votados em campanhas anteriores. Saiba o que eles fizera pra conseguir tantos votos).

Uma iniciativa da empresa Compartilha Bahia, em parceria com empresas de comunicação, pesquisa e marketing, escritórios de advogados, escritórios de contabilidade, instituições políticas, entre outros.

Reserve sua vaga e receba a programação completa do evento. Clique aqui

Publicado em Camaçari

Grupo Fato Verdade. Sua verdade na web.

Informações de qualidade, sem firulas, sem achismo

Galeria de Fotos