Itens filtrados por data: Sexta, 01 Novembro 2019

A Polícia Civil de Feira de Santana registrou, somente no mês de outubro, 46 homicídios e dois latrocínios, totalizando 48 Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs). Além disso, segundo o site Acorda Cidade também foi registrado um excludente de ilicitude (legítima defesa).

Para o coronel Luziel Andrade, comandante do Comando de Policiamento Regional Leste (CPRL), outubro de 2019 foi um mês atípico e, segundo ele, alguns fatores influenciaram para o aumento no índice de homicídios.

"A gente vinha há dez meses com redução e sabíamos que setembro e outubro seria muito difícil a gente bater a meta do ano passado porque foi muito baixo. Mas, tivemos como complicadores aquela situação da tentativa de paralisação dos policiais, tivemos no mesmo período uma quantidade muito grande de detentos em liberdade provisória e a situação de fuga de menores do Case Zilda Arns, em que alguns desses menores foram vítimas de violência após a saída. Também houve uma tentativa de uma facção invadir determinados bairros de Feira de Santana e foi um mês em que a situação foi muito diferente daquilo que vínhamos enfrentando nos meses anteriores", explicou o comandante em entrevista ao Acorda Cidade.

FONTE: BNEWS

Publicado em Bahia

A Petrobras Biocombustíveis finalizou nesta sexta-feira (1º) a venda de sua participação de 50% na empresa Belem Bioenergia Brasil para a Galp Bioenergy B.V. (Galp), que já controla os outros 50%.

A  Belem Bioenergia   foi  constituída  em  2011  pela  Petrobras  e  pela  Galp para a  produção  de  óleo  vegetal.

Em nota, a Petrobras informa que, após o cumprimento de todas as condições precedentes, a operação foi concluída, cabendo à Petrobras Biocombustíveis o recebimento de R$ 24,7 milhões. De acordo com a nota, os recursos serão retidos pela Galp até dezembro de 2020, para compensação de potenciais pagamentos de indenizações. 

"A operação está alinhada à otimização do portfólio e à melhoria de alocação do capital da companhia, visando à geração de valor para os acionistas", acrescenta a Petrobras.  

FONTE: AGÊNCIA BRASIL

Publicado em Brasil

Um grupo de pesquisadores do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (USP) conseguiu combater os sintomas do Alzheimer usando um composto canabinoide. Os testes apresentaram bons resultados em ratos em que houve a simulação dos estágios iniciais da doença. Os resultados forma publicados na revista científica Neurotoxicity Research.

Para os experimentos foi usado o composto sintético ACEA (Araquidonil-2'-cloroetilamida) em animais em que receberam no cérebro a droga estreptozotocina (STZ), que provoca uma deficiência no metabolismo dos neurônios. Em seguida, foram aplicados teste da memória nos ratos, com o reconhecimento de objetos.

São colocados objetos novos no ambiente onde estavam os animais. Os ratos que não estavam sob o efeito da droga exploraram mais os locais com as novidades, enquanto aqueles com Alzheimer mantiveram o mesmo interesse por todo o ambiente. Os testes foram repetidos com o intervalo de uma hora e de um dia, para avaliar memória de curto e longo prazo.

Resultados

A partir daí, os ratos passaram a ser tratados com o ACEA, uma forma sintética de um dos compostos extraídos da maconha. Ele se liga ao receptor CB1, presente especialmente no hipocampo, parte do cérebro relacionada à memória e que é afetada pelo Alzheimer.

Segundo a coordenadora do estudo, professora Andréa Torrão, os resultados da administração do canabinoide foram “bem positivos”. De acordo com a pesquisadora, foi verificada uma “reversão do déficit cognitivo”. Segundo ela, isso significa que o composto foi capaz de impedir a progressão da doença que foi simulada em uma fase inicial.

Andréa disse que o ACEA tem sido usado por diversos grupos de pesquisa no mundo, porém, ainda existem aspectos não investigados, que a equipe do Instituto de Ciências Biomédicas tentou avaliar. “Ele foi bem descrito bem mais recentemente. Mas tinha muitas outras perguntas, lacunas, que a gente queria entender”, enfatizou.

Apesar dos bons resultados, as pesquisas com o canabinoide no instituto foram paralisadas. “Os complexos canabinoides estão muito caros para a gente importar com os cortes de verbas que tem sido feito nos últimos anos”, ressaltou a pesquisadora. Por isso, o grupo tem usado outras substâncias que agem em outros aspectos do Alzheimer.

FONTE: AGÊNCIA BRASIL
Publicado em Brasil

O presidente Jair Bolsonaro disse hoje (1º) que não vai à posse do novo presidente da Argentina, Alberto Fernández, marcada para 10 de dezembro, em Buenos Aires. Fernández venceu as eleições pela coalizão de esquerda Frente de Todos e sua vice é a senadora Cristina Kirchner, ex-presidente do país. Bolsonaro é crítico do kirchnerismo e apoiou a reeleição do presidente Maurício Macri, derrotado nas urnas no último domingo (27).

“Torci pelo outro [por Macri], mas vamos em frente, da minha parte não tem qualquer retaliação. Espero que eles [Fernández e Cristina] continuem fazendo política conosco semelhante ao que o Macri fez até agora”, disse Bolsonaro ao deixar o Palácio da Alvorada, nesta manhã. O presidente não informou, entretanto, se deve indicar alguma autoridade para representar o Brasil, como o vice-presidente Hamilton Mourão ou o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo.

Fernández participou do governo de Néstor Kirchner (marido de Cristina, já falecido), entre 2003 e 2007, como chefe do Gabinete de Ministros, e continuou no primeiro governo de Cristina Kirchner. No ano seguinte, em 2008, Fernández renunciou em meio a uma crise e se tornou crítico do governo de Cristina. No ano passado, houve uma reaproximação entre os dois, e Alberto, então, tornou-se candidato à Presidência, convidado por Cristina para compor a chapa.

Visita

Sem compromissos oficiais agendados para hoje, Bolsonaro deixou a residência oficial nesta sexta-feira para visitar a menina Alícia Alves Silva, de 10 anos, que mora em Ceilândia, região a cerca de 30 quilômetros do centro de Brasília. Aos 2 anos, ela fez um transplante de coração e recebeu o órgão com a ajuda do transporte da Força Aérea Brasileira (FAB).

“É uma criança que teve oportunidade de uma segunda vida, ela ganhou um coração há poucos anos. Assim como eu tive direito a uma segunda vida. E seu coração foi transportado nas asas da Força Aérea. A conheci no Dia do Aviador e fui convidado para o seu aniversário, vim cumprimentá-la”, disse o presidente antes de entrar na residência de Alícia. “É bastante alegre, simpática e esbanjando vida”, destacou.

O presidente chegou a Ceilândia por volta das 10h, ficou cerca de uma hora e depois foi para o Palácio do Planalto.

FONTE: AGÊNCIA BRASIL

Publicado em Política

A Prefeitura de Camaçari dá sequência às obras de recapeamento asfáltico em bairros da cidade. Desta vez, os trabalhos de recapeamento acontecem em três ruas do bairro Gleba A, na sede, oferecendo melhorias na malha viária para os moradores e transeuntes que circulam pela localidade.

As ruas de Cima, 10, 13 e 14 do Canal, que recebem as melhorias, têm 201, 190, 150 e 190 metros de extensão, respectivamente. De acordo com a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), as ruas recebem o serviço de fresagem, quando é realizado o corte ou desbaste de uma ou mais camadas do pavimento asfáltico, e depois o recapeamento asfáltico.

Ainda de acordo com o órgão, a Rua Marte, no bairro Gravatá, é a próxima localidade a receber o mesmo serviço. A Prefeitura informa que as ruas 8, 9 e 12 do Canal, na Gleba A, foram contempladas recentemente com o recapeamento asfáltico em seus 140 metros de extensão, cada uma.

Através de um trabalho preventivo, a Prefeitura está contemplando ruas da sede e da Costa de Camaçari, a fim de oferecer para a população uma cidade melhor para viver.

 

Publicado em Camaçari

Para atender as demandas dos produtores rurais em relação ao preparo do solo para o cultivo, a Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e Pesca (Sedap), adquiriu cinco motocultivadores. Atualmente, os também conhecidos como “tratoritos” estão sendo utilizados nas comunidades de Pau Brasil, situada em Arembepe, e Santa Maria, na sede.

Para receber o empréstimo dos equipamentos, a equipe de técnicos da Coordenação de Agricultura da Secretaria promove um treinamento para os agricultores. As unidades devem ficar nas localidades no período de um mês.

Os “tratoritos” foram adquiridos como mais uma ação de incentivo e fomento da agricultura familiar do município, para trazer mais agilidade para a preparação das áreas de produtores rurais. Eles conseguem desempenhar trabalhos em áreas pequenas e sanam uma necessidade antiga dos produtores do município.

As associações interessadas em levar os equipamentos até as comunidades devem procurar a Coordenação de Agricultura da Sedap, sediada na Casa do Trabalho – Centro, ou através do telefone (71) 3622-7303.

Publicado em Camaçari

A final da 1ª Copa Camaçari de Futsal abre a programação das atividades esportivas do próximo fim de semana em Camaçari. A partida para decidir o primeiro e segundo lugar será entre os times Arembepe e Santa Cruz e a disputa pela terceira posição acontecerá entre o Chelsea e Jauá S/N, ambas realizadas na quadra da Cidade do Saber, nesta sexta-feira (1º/11), às 19h30. O campeonato iniciou em julho e envolveu 20 equipes da sede e Costa do município, e é muito comemorado pela comunidade esportiva, haja vista que não ocorre há muitos anos na cidade.

A competição integra o projeto Esporte + Camaçari, e conta com cota de patrocínio da Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (Sejuv), e recebe apoio da iniciativa privada. Já foram realizadas 68 partidas pelo campeonato, que tem um saldo de 407 gols marcados. A coordenadora técnica do evento, Dilma Mendes, pontua que a confiança depositada no projeto por parte das equipes inscritas é algo que marca positivamente o evento. Ela destaca ainda a importância de ver atletas do município envolvidos em um torneio com regras oficiais e com árbitros da cidade. A inscrição foi gratuita e serão investidos cerca de R$ 10 mil em prêmios.

Diversos campeonatos de futebol também acontecerão no sábado (2/11) e domingo (3/11). Acompanhe abaixo a agenda da Sejuv para os próximos dias:

Sexta (1/11)

1ª Copa Camaçari de Futsal – Final

Horário: 19h30

Local: Cidade do Saber

Sábado (2/11)

Campeonato de Futebol de Arembepe

Horário: a partir das 13h45

Local: Campo de Arembepe

Domingo (3/11)

4ª Copa Ludeso

Horário: a partir das 8h

Local: Campo do Burissatuba

2° Campeonato de Futebol Amador do Jardim Limoeiro

Horário: a partir das 8h30

Local: Jardim Limoeiro

Campeonato de Futebol de Parafuso 2019

Horário: a partir das 8h30

Local: Parafuso

Campeonato de Veteranos da Santa Maria

Horário: a partir das 8h30

Local: Campo da Santa Maria

28° Campeonato de Futebol de Monte Gordo

Horário: a partir das 8h30

Local: Campo da Subestação – Monte Gordo

IV Campeonato de Futebol da Cetrel

Horário: a partir das 8h30

Local: Campo da Cetrel

10ª Copa Nosso Bairro – 1ª Divisão

Horário: a partir das 14h

Local: Verde Horizonte

Publicado em Camaçari

O Plano Municipal para Infância e Adolescência (PMIA) já foi entregue pelas mãos do prefeito Elinaldo Araújo para avaliação do Poder Legislativo. O ato ocorreu durante uma cerimônia aberta ao público, realizada nesta quinta-feira (31/10), na Cidade do Saber, e após aprovação do documento na Câmara de Vereadores será sancionado pelo Executivo.

O plano é uma iniciativa pioneira em Camaçari e o prefeito Elinaldo Araújo entregou o documento ao vice-presidente da Câmara, o vereado Dilson Magalhães Jr. No momento, aproveitou e pediu que o conduzisse para aprovação e que desse esse presente para o município, ele ainda fez questão de pontuar que “mais importante do que a lei e as ações realizadas para a infância e a adolescência está a forma de tratamento do dia a dia, o exemplo que estamos dando para eles. Estou feliz porque as nossas crianças vão ter um futuro melhor, já que estamos organizando a cidade para elas”.

A Plan International, responsável pela elaboração do plano, apresentou o conteúdo do PMIA. O conteúdo inclui o marco histórico e legal das políticas para criança e adolescente, metodologia para elaboração, principais eixos, diretrizes e objetivos estratégicos, marco institucional, plano de ação e monitoramento e avaliação.

De acordo com a coordenadora do Grupo de Trabalho Coordenador (GTC), Janete Ferreira, este foi um dia para comemorar. “O PMIA foi construído pelas mãos de vocês, pela rede colaborativa, este foi um trabalho feito com muito amor. Não tenho dúvidas de que as políticas públicas foram trabalhadas nas metas, resultados, ações, indicadores que foram apresentados”.

A construção do PMIA foi encabeçada pela Secretaria de Relações Institucionais (Serin). O titular da pasta, José Matos, destacou o trabalho realizado e o significado da iniciativa. “O PMIA é um plano decenal que é criado para nós camaçarienses nos preocuparmos com nossas crianças e adolescentes. Hoje estamos dando um passo largo para cuidar melhor das nossas crianças, do nosso futuro, do nosso país”, afirmou, ao citar algumas iniciativas executadas pela Prefeitura, voltadas para esse público, como a sala de escuta e o Centro de Atenção à Saúde da Criança.

Mãe de João Gabriel, 6 anos, Saiane de Almeida, 37 anos, destacou a importância do plano e falou sobre o evento. “Ele é o público-alvo. Acho ótimo, minha expectativa é melhorar o atendimento para meu filho que já é muito bem assistido pela rede pública. Vim para conhecer mais, entender e participar”.

O estudante do 6° ano da Escola Municipal Cosme de Farias, Gilmar Araújo, 12 anos, falou o que pensa sobre o PMIA. “Acho que é muito bom, pode estar dando alguma estrutura para algumas pessoas que acham que não tem futuro. Estava até conversando com meus colegas, e eles concordam, que foi um plano muito bem pensado”.

O evento contou ainda com exposições, apresentações culturais, artísticas, esportivas e musicais. Ainda falaram um pouco com o público os titulares das pastas que estiveram envolvidas na elaboração do documento.

Estavam presentes o vice-prefeito, José Tude, a primeira-dama, Ivana Paula, autoridades municipais do Executivo, Legislativo, Judiciário, Militar e da Sociedade Civil.

Para a construção e consolidação do documento, a Serin realizou uma série de atividades com a participação da sociedade civil organizada e agentes da rede colaborativa com a promoção de fóruns, seminários e oficinas. A última etapa antes de ser entregue ao chefe do Executivo foi a apresentação do PMIA ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

Publicado em Camaçari

Moradores dos Phocs I, II e III se reuniram nesta quinta-feira (31/10) para participar do Mutirão de Regularização Fundiária, realizado pela Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria de Habitação (Sehab). O evento aconteceu na Associação de Moradores do Phoc II e as famílias puderam receber orientações e realizaram cadastros gratuitos no programa de regularização de imóveis.

Luana Souza pontuou a importância da ação da Sehab junto aos bairros e a agilidade no atendimento. “Muito importante, facilitou muito, aqui pertinho de casa, vim e resolvi rapidinho”, disse. Sônia Maria saiu satisfeita após saber que terá, de forma gratuita, o título de propriedade da sua casa. “Eu só tinha o documento de compra e venda e agora já posso dizer que consegui. É muito bom a gente estar com tudo regularizado”, destacou.

Para o secretário de Habitação, Júnior Borges, a ação representa um importante passo e inicia a entrega efetiva da documentação legal dos imóveis, trabalho já em execução em toda a cidade. “Estamos cumprindo o papel da Secretaria de Habitação, cuidando dos cadastros para que no final a gente consiga entregar o documento que a pessoa tanto sonha”, concluiu.

“Hoje ter um imóvel regularizado é bom. Na maioria das vezes a gente não tem condições de fazer essa documentação, então essa é uma oportunidade boa que eu estou tendo aqui”, explicou Florisvaldo dos Santos.

De acordo com o coordenador de Regularização Fundiária, Vandécio Macário, “com a regularização dos imóveis há tanto a valorização do imóvel, valor pecuniário, como também a facilidade dos serviços públicos chegarem mais rápidos”.

Além do Papel Passado, a população realizou cadastro no programa Casa Melhor e teve acesso a serviços de saúde, beleza e orientação profissional com o Centro Brasileiro de Cursos (CEBRAC), além de muita diversão com pula-pula, pipoca e pintura de rosto para as crianças.

Papel Passado – Instituído através da Lei n° 1596/2019, dispõe sobre a Regularização Fundiária Urbana (REURB) no município. O objetivo é promover o acesso legal à propriedade do imóvel, por meio da certidão de regularização fundiária, assegurando o direito à moradia e o exercício da cidadania aos seus ocupantes.

Publicado em Camaçari

A Secretaria de Saúde (Sesau), por meio da Diretoria de Vigilância à Saúde (Divisa), confirma o primeiro caso positivo de sarampo no município. Até o dia 20 de outubro, foram notificados 22 casos suspeitos de sarampo no município. Destes, 10 casos foram descartados após análise laboratorial, 11 encontram-se sob investigação e um foi confirmado.

A Divisa informa que o caso positivo foi confirmado numa criança de quatro anos com histórico de deslocamento para três estados que estão em surto da doença. “Isso significa que ela contraiu o sarampo num desses estados e que a confirmação aconteceu apenas aqui na cidade. Sendo assim, é um caso de sarampo importado”, explica Alcione Vasconcelos, diretora da Divisa.

Há quase quatro meses, a Sesau iniciou uma campanha de intensificação vacinal contra o sarampo no município para pessoas entre 6 meses e 49 anos de idade. Nesse período, foram realizados três dias D e no dia 30 de novembro acontecerá outro dia D para jovens adultos com idade entre 20 e 29 anos. “No entanto, de segunda à sexta-feira, todos os nossos postos de saúde estão vacinando pessoas de 6 meses a 49 anos de idade, para atualização do calendário vacinal. Nossa intensificação vacinal continua. É muito importante que quem ainda não completou as duas doses da vacina compareça a unidade de saúde”, afirma o secretário de Saúde, Elias Natan.

Diante da confirmação do primeiro caso importado de sarampo, a Divisa alerta para o risco de ocorrência de novos casos associados à importação do sarampo. Com isso, todas as equipes de Vigilância Epidemiológica e da assistência em saúde estão atentas para detectar casos suspeitos e, em tempo, tomarem as medidas de controle e prevenção de surtos.

O Sarampo

O Sarampo é uma doença viral aguda, potencialmente grave, transmissível, extremamente contagiosa. A viremia provoca uma vasculite generalizada, responsável pelo aparecimento das diversas manifestações clínicas. A transmissão ocorre de forma direta de pessoa a pessoa, por meio de secreções nasofaríngeas expelidas pelo doente ao tossir, respirar, falar ou espirrar.

As pessoas infectadas podem transmitir o vírus cerca de 6 dias antes do aparecimento da erupção cutânea (exantema) e até 4 dias depois. As manifestações clínicas caracterizam-se por febre alta, acima 38.5º C, manchas avermelhadas na pele, tosse, coriza, conjuntivite e manchas de koplik (pequenos pontos brancos na mucosa bucal, antecedendo exantema). 

Tratamento

Não existe tratamento específico para a infecção por sarampo. O tratamento profilático com antibiótico é contraindicado. Recomenda-se a administração da vitamina A em todas as crianças acometidas pela doença, para reduzir a ocorrência de casos graves e fatais. Para os casos sem complicação, deve-se manter a hidratação e o suporte nutricional, e diminuir a hipertermia. Muitas crianças necessitam de 4 a 8 semanas para recuperar o estado nutricional.

Publicado em Camaçari
Pagina 1 de 2

Grupo Fato Verdade. Sua verdade na web.

Informações de qualidade, sem firulas, sem achismo

Galeria de Fotos