Itens filtrados por data: Segunda, 18 Novembro 2019

O presidente Jair Bolsonaro comanda hoje (19) a 23ª reunião do Conselho de Governo, no Palácio da Alvorada, em Brasília. Periodicamente, o alto escalão se reúne para avaliar as ações desenvolvidas e discutir as prioridades da agenda do governo federal.

O encontro começou por volta das 9h e deve se estender durante toda a manhã. Após a reunião, está prevista uma cerimônia de hasteamento da bandeira, na área externa do Alvorada.

O presidente Jair Bolsonaro participa da  23ª Reunião do Conselho de Governo

Desde o início do mandato, o presidente reúne a equipe ministerial para o momento cívico na entrada da sua residência oficial. Normalmente, a cerimônia acontece às 8h, mas hoje, em razão do Dia da Bandeira, o hasteamento será às 12h. O protocolo especial para o dia 19 de novembro é definido pela Lei Nº 5.700, de 1971, que trata sobre a forma e apresentação dos símbolos nacionais.

À tarde, no Palácio do Planalto, também está marcada uma solenidade de comemoração do Dia da Bandeira, junto com o anúncio da ampliação do Programa Educação Conectada, do Ministério da Educação.

O programa tem o objetivo de apoiar a universalização do acesso à internet em alta velocidade e fomentar o uso pedagógico de tecnologias digitais na educação básica.

FONTE: AGÊNCIA BRASIL

Publicado em Brasil

Cerca de 3,2 milhões de pessoas estão à procura de emprego há dois anos ou mais no Brasil. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – Contínua (Pnad Contínua), divulgada hoje (19) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), isso representa 25,2% dos 12,5 milhões de desocupados do país.

Ainda segundo o IBGE, cerca de 1,8 milhão, ou 7,1% dos desocupados, estavam há menos de um mês procurando emprego. A taxa de desemprego no país no terceiro trimestre deste ano, divulgada no fim de outubro, ficou em 11,8%, abaixo dos 12% registrados no segundo trimestre.

A Pnad-Contínua divulgada hoje trouxe ainda dados sobre taxa de desemprego dos estados. O estado de São Paulo foi o único a apresentar queda na taxa de desemprego do segundo para o terceiro trimestre deste ano. A taxa recuou de 12,8% para 12% no período em São Paulo.

Segundo a pesquisadora da IBGE, Adriana Beringuy, a queda ocorreu devido à redução do número de desempregados e não em função do aumento da ocupação.

Já Rondônia foi o único estado com alta na taxa de desemprego, ao passar de 6,7% para 8,2%. As outras 25 unidades da federação tiveram estabilidade na taxa, de acordo com os dados do IBGE.

As maiores taxas foram observadas nos estados da Bahia (16,8%), Amapá (16,7%) e Pernambuco (15,8%). Já os menores níveis foram registrados em Santa Catarina (5,8%), Mato Grosso do Sul (7,5%) e Mato Grosso (8%).

Na comparação com o terceiro trimestre do ano passado, houve altas em Goiás (que passou de 8,9% para 10,8%) e Mato Grosso (de 6,7% para 8%). Três estados tiveram queda neste tipo de comparação: São Paulo (13,1% para 12%), Alagoas (de 17,1% para 15,4%) e Sergipe (17,5% para 14,7%).

A taxa composta de subutilização da força de trabalho (percentual de pessoas desocupadas ou subocupadas por insuficiência de horas trabalhadas) foi de 24% no país. Maranhão (41,6%) e Piauí (41,1%) apresentam estimativas acima de 40%.

Por outro lado, as menores taxas foram observadas em Santa Catarina (10,6%), Mato Grosso (14,7%), Rio Grande do Sul (16,3%) e Mato Grosso do Sul (16,3%).

emprego.jpg

Desalentados

O número de desalentados (pessoas que desistiram de procurar emprego) foi de 4,7 milhões de pessoas no terceiro trimestre. Os maiores contingentes estavam na Bahia (781 mil) e no Maranhão (592 mil) e os menores em Roraima (17 mil) e Amapá (19 mil).

O percentual de pessoas desalentadas foi de 4,2%. Os maiores percentuais estavam no Maranhão (18,3%) e Alagoas (16,5%) e os menores em Santa Catarina (1,1%), Rio Grande do Sul (1,3%) e Distrito Federal (1,3%).

Empregos formais

Santa Catarina tinha o maior percentual de empregados com carteira assinada (87,7%). Já o menor percentual estava no Maranhão (49,9%).

As unidades da federação com maior percentual de trabalhadores sem carteira de trabalho assinada no setor privado foram Maranhão (50,1%), Pará (49,9%) e Piauí (49,9%). As menores taxas foram observadas no Rio Grande do Sul (18,1%) e Santa Catarina (12,3%).

FONTE: AGÊNCIA BRASIL

Publicado em Brasil

A inflação está bastante baixa e estável no curto, médio e longo prazo, afirmou o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, em audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, hoje (19).

"A inflação está bastante baixa e bastante estável tanto no curto, médio e longo prazo”, disse aos senadores. Segundo Campos Neto, a inflação está baixa em todo o mundo. Além disso, ele citou que no Brasil há o efeito da estratégia do governo de estimular os investimentos privados, no lugar do público, e de ajuste nas contas públicas.

“O Brasil está se reinventando com dinheiro privado e o mercado tem finalmente a compreensão de que o governo tem um programa fiscal sério que vai atingir o equilíbrio das contas públicas”, afirmou.

Campos Neto afirmou que os investimentos somente públicos são ineficientes. “O dinheiro público como máquina de crescimento bateu no muro”, disse.

Cheque especial

O presidente do BC reafirmou que tem um projeto para redesenhar o cheque especial, considerado “um produto muito regressivo”, com peso maior de juros sobre quem tem menor renda.

Campos Neto também afirmou que nos próximos dias será lançado um mutirão de renegociação de dívidas com os bancos. No início do mês, em audiência na Câmara dos Deputados, ele disse que está negociando a abertura de agências aos sábados ou após o horário normal de funcionamento para renegociar dívidas. Em troca pela renegociação, os clientes terão que fazer um curso de educação financeira.

FONTE: AGÊNCIA BRASIL

Publicado em Brasil

O motorista de um ônibus da empresa Cooperunião bateu em um carro, perdeu o controle do veículo e invadiu uma casa, no conjunto habitacional São Vicente, em Camaçari, região metropolitana de Salvador, na manhã desta terça-feira (19).

Segundo moradores, no momento acidente, o coletivo estava ocupado somente pelo motorista, e na residência atingida ninguém estava no cômodo que foi parcialmente destruído pelo ônibus.

Apesar do susto ninguém ficou ferido. Ainda não foi informado a causa do acidente.

FONTE: BNEWS

Publicado em Camaçari

Um grave acidente chocou a cidade de Nazaré das Farinhas, recôncavo baiano, na última segunda-feira (18), P.J.S.S, 10 anos e Altamira N. dos Santos, 53 anos, foram atropelados e não resistiram ao impacto de uma caçamba sem freio na rua Pereira Bastos, próximo a Santa Casa de Misericórdia, no trecho liga Nazaré a Ilha de Itaparica.

Até o momento, não há informações sobre o veículo e condutor.

O menor foi à óbito na hora com o corpo totalmente dilacerado, a mulher chegou a ser socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o hospital municipal com graves ferimentos pelo corpo e faleceu na unidade de saúde. 

Por conta da tragédia, as aulas na rede municipal de educação foram suspensas nesta terça-feira (19). A Prefeitura de Nazaré das Farinhas lamentou o ocorrido e prestou solidariedade aos familiares das vítimas.

FONTE: BNEWS

Publicado em Bahia

Um grave acidente envolvendo uma caçamba e um veículo de passeio deixou em estado grave um funcionário da Prefeitura de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador nesta segunda- feira 18.

O acidente aconteceu na estrada da Cetrel em Camaçari e a vítima é um funcionário da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana  (Semob), identificado pelo prenome Joaquim.

De acordo com informações preliminares, com o impacto da colisão a caçamba, ficou virada na rodovia e o veículo conduzido por Joaquim, foi arremessado para fora da pista. A vítima ficou desacordada com parte do corpo debruçado na janela do carro.

O Serviço de Atendimento  Móvel de Urgência (SAMU), foi acionado e prestou os primeiros socorros a vítima, que foi conduzida para o Hospital Geral de Camaçari (HGC). Segundo informações locais o estado do funcionário público é muito grave. 

Joaquim é chefe de Gabinete da Semob e mora na quadra 7 do Cia I. Ainda não se sabe com detalhes como o acidente aconteceu, nem se houve outros feridos. Não há informações sobre o  nome do motorista da caçamba e o estado de saúde dele.

Na internet circulam imagens do acidente com pedidos de orações.

FONTE: FALA SIMÕES FILHO

Publicado em Simões Filho

O feriadão no município, entre outras coisas, serviu para dar início à Operação “Ordo et Pax” – expressão em latim que significa ordem e sossego. Promovida pela Prefeitura de Camaçari, por intermédio da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), a ação, que ocorreu nos dias 15 e 16/11 (sexta-feira e sábado) é de cunho educativo e sucedeu de forma preventiva.

Realizada pela Superintendência de Ordenamento e Fiscalização da Sedur, através da Coordenação de Fiscalização Ambiental, em conjunto com a Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT) e o 12° Batalhão de Polícia Militar (BPM), a operação foi composta por uma equipe de trabalho formada por 13 profissionais. Durante a ação, foram feitas abordagens e vistoria em estabelecimentos comerciais, praças e locais onde estavam ocorrendo eventos com utilização de aparelhagem de som, inclusive veículos. Na oportunidade, foram vistoriados estabelecimentos em bairros como: Inocoop, Piaçaveira, Gleba C, Natal, Verdes Horizontes, além das avenidas Industrial Urbana e Deputado Luís Eduardo Magalhães.

Para o superintendente de Ordenamento e Fiscalização da Sedur, o coronel Pedro Cézar Arcanjo, quanto às principais regras que se devem observar para evitar infortúnios e a caracterização da infração pode ser citada a empatia, o conhecer as normas, observando o que preconiza a legislação municipal. “É proibido perturbar o sossego e o bem-estar público com sons e ruído que causem incômodo de qualquer natureza e que ultrapassem os limites fixados na lei”, destacou.

Como resultado da operação, no primeiro dia, sexta-feira (15/11), foram realizadas 12 abordagens e avaliações de emissão de sons e ruídos. Neste dia, 12 notificações foram emitidas sendo: três de eventos em logradouro público com utilização de aparelhos e equipamentos sonoros, sem autorização; uma atividade comercial sobre a calçada obstruindo a passagem de pedestres; uma casa de eventos sem autorização para utilização sonora; sete estabelecimentos com aparelhos e equipamentos com emissão de sons e ruídos acima do permitido e sem a licença específica. Na ocasião, foi observado ainda que, dos 12 estabelecimentos vistoriados, dez estavam com emissão de sons e ruídos acima do permitido e apenas três tinham alvará de funcionamento.

Já no sábado (16/11), segundo e último dia da ação, foram realizadas oito abordagens e avaliações de emissão de sons e ruídos, com a emissão de oito notificações, sendo: oito estabelecimentos com aparelhos e equipamentos com emissão de sons e ruídos acima do permitido e sem a licença específica. Nessa ocasião, foi detectado que todos os estabelecimentos vistoriados estavam com emissão de sons e ruídos acima do permitido e que nenhum dos estabelecimentos possuía alvará de funcionamento.

As abordagens da Operação “Ordo et Pax” foram baseadas em leis municipais e Resolução do Conselho Nacional de Trânsito do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). No próximo fim de semana, as ações vão acontecer em estabelecimentos da Costa de Camaçari.

 
Publicado em Camaçari

Economia Criativa, Empreendedorismo, Ordem Pública, Inclusão Social, Visão Empresarial… Esses são alguns dos assuntos que serão abordados no II Fórum de Turismo de Camaçari, nesta quinta-feira (21/11), a partir das 8h, no Vila Galé Guarajuba. Evento anual de grande importância para o município por abordar temas de extrema relevância para o fortalecimento desta atividade, em sua segunda edição, o Fórum tem como tema “Seu Negócio é Turismo”, estimulando a reflexão de que esse vetor econômico é amplo e envolve diversos atores de enorme potencial agregador de desenvolvimento.

Realizado pela Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria de Turismo (Setur), em parceria com o Conselho Municipal de Turismo (Comtur), a edição deste ano traz personalidades renomadas do trade nacional para explanar sobre a necessidade de priorização da atividade turística como fator de desenvolvimento econômico de qualquer região. O time de palestrantes é formado por Rosemma Burlacchini Maluf, Deo Sena, Lídice Berman, Paulo Azevedo e Guilherme Paulus.

Rosemma Burlacchini Maluf é graduada em Administração de Empresas e pós-graduada em Marketing. A empresária é Diretora da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio-BA), vice-presidente da Associação Comercial da Bahia, Sócia-diretora do Shopping Bahia Outlet Center e ocupou o cargo de Secretária de Ordem Pública do Município de Salvador no período de 2013 à 2016. Rosemma vai falar sobre empreendedorismo, ordem pública e inclusão social no Turismo.

Prata da casa, o artista plástico Deo Sena fará parte de uma mesa redonda com Lídice Berman, tendo a mediação do gestor de projetos do Sebrae, Paulo Azevedo. Tendo como tema “Economia Criativa no Desenvolvimento do Turismo”, o debate conta com a experiência de Deo Sena, que é especialista em Design de Produto e atua na área de educação há 26 anos. O professor também é reconhecido nacionalmente pelo seu trabalho como decorador e artesão.

Completando a mesa, a especialista em gestão de projetos criativos, Lídice Berman, estabelece uma relação entre produção, em suas diversas frentes de atuação, sobretudo Cultural, de Eventos e Artística, com o empreendedorismo, através da visão de quem esteve à frente, nos últimos 15 anos, de eventos de pequeno, médio e grande porte do cenário cultural baiano e brasileiro. Correlacionando música com gastronomia, moda, economia e sustentabilidade, desde 2015 Lídice está à frente da produtora Coreto Criativo.

O conhecimento e a representatividade do município também estarão presentes com o mediador do debate, Paulo Azevedo. Turismólogo com experiência na gestão de destinos turísticos, Pedro acumula, ainda, conhecimento como Especialista em Gerenciamento de Projetos para o Turismo e para Economia Criativa. Atualmente, o profissional trabalha como analista do SEBRAE para projetos de Turismo nas cidades de Camaçari e Mata de São João.

O olhar do trade nacional para o evento está garantido com a presença do fundador do GJP Hotels & Resorts, e da CVC Viagens.  Membro da Câmara Temática de Marketing do Ministério do Turismo e do Conselho Nacional de Turismo, Guilherme Paulus é considerado um empresário empreendedor, tendo relevantes passagens na aviação, hotelaria e empreendimentos de luxo. Por sua história dedicada à indústria do Turismo no Brasil, Paulus tem agenda concorrida para congressos nacionais e internacionais onde o desenvolvimento do Turismo é a pauta.

Com a presença do prefeito Elinaldo Araújo, durante o evento será feita, ainda, a entrega do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável – PDITS, documento que traz um diagnóstico do atual cenário do Turismo no município e plano de ações para os próximos anos. O Fórum é gratuito e tem número limitado de vagas. Para participar, inscreva-se acessando esse link: http://bit.ly/forumcostadecamaçari

A programação terá início às 8h, com credenciamento dos participantes e exposição de artesãos locais. Em seguida, às 9h, acontece a abertura do evento com a palestra de Rosemma Burlacchini. O público terá também a oportunidade de conhecer o trabalho da Setur Camaçari, através de um balanço apresentado pelo secretário de Turismo, Gilvan Souza.

Publicado em Camaçari

Em alusão ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, é realizado o Novembro da Diversidade, a contemporaneidade e seus desdobramentos culturais. O evento, que é promovido pela Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria de Cultura (Secult), começa na terça-feira (19/11) e tem o ápice na quarta-feira (20/11), na Cidade do Saber e na Praça Maria Eulina, situada na região conhecida como Bomba.

A programação será diversificada e conta com: Feira de Economia Criativa, roda de conversa, desfiles, apresentação da Orquestra Sinfônica, gastronomia, moda, oficina de turbantes, oficinas de dança, artesanatos e apresentações culturais.

 

PROGRAMAÇÃO

19 de novembro

Roda de Conversa, às 14h

Foyer do Teatro Cidade do Saber

Recepção Voz e Violão: Negra Iza – UFBA

Tema: A contemporaneidade e seus desdobramentos culturais

Palestrante: Débora Sampaio, Lívia Lessa, Edivaldo Junior, Rodrigo Márcio Santana, Rosana Moore

Concurso Miss Pérola Negra, às 17h

Foyer do Teatro Cidade do Saber

Orquestra Sinfônica, às 19h30

Teatro Cidade do Saber

Concerto Rapsódias

Regência: Saulo Guilhermo

Artistas convidados: Paulo Carrilho e Neide Telles

 

20 de novembro

 

Praça Maria Eulina

Feira de Economia Criativa, das 9h às 20h

Gastronomia, biscuit, moda, artesanatos, oficinas de turbante com Kaká da Flor

Oficinas de Dança Afro, das 9h às 10h

Cláudia Guedes

Grupo Levada do Saber, às 10h

Samba de Roda do Conviver, às 10h30

Desfile de Moda Empreendedores, das 13h30 às 14h30

Charanga Bamuca, às 14h30

Som do Timbal, às 15h

Cerimônia de entrega Kit Capoeira, às 15h30

Roda de Capoeira, das 16h30 às 17h

Todos os grupos de Capoeira premiados

Zumba, das 17h às 18h

Samba Chula Filhos de Oyo, às 18h

Livre Live, às 19h30

Elly Nascimento

Railda Melo

Guimel

Dani D’Belo

Thalita Evangelista

Alunos do Projeto Livre Live

Publicado em Camaçari

Já foi dada a largada para as comemorações natalinas no município! A decoração temática já está presente em vários pontos. Sinos, anjos, caixas de presentes e bolas natalinas estão espalhadas pelos postes do centro da cidade. Mas, além da ornamentação, a Prefeitura de Camaçari também está preparando o “Natal na Praça 2019”, que acontecerá na Praça Abrantes, de 29 de novembro a 31 de dezembro.

A abertura oficial do evento, prevista para as 19h30 do dia 29, irá contar com desfile cultural, chegada do Papai Noel, acendimento da iluminação, apresentação do coral Agnus Dei e inauguração da casa do Papai Noel – que, a partir desta data, funcionará de quinta a domingo, das 17h às 22h. Um presépio em tamanho real e um parque infantil gratuito para crianças de até 10 anos completam a pro­dução natalina.

De acordo com o coordenador de Eventos, Luiz Mário, o projeto foi idealizado para ter como prioridade a família. “A nossa gestão prioriza a família, que com esses eventos voltaram a frequentar a Praça Abrantes. E nada melhor que o Natal para brindar esse momento, pois o espírito natalino aproxima as pessoas e dá início a uma época de prosperidade”, pontua.

Após a inauguração, os eventos na praça seguem nas sextas, sábados e domingos, das 18h à 0h, com apresentação de fanfarras, encontro de corais, shows de artistas locais (Bimbinho, Nadja Meirelles e Ely Nascimento) e programações infantis.

O objetivo principal do projeto é ressaltar sentimen­tos relacionados ao Natal – como solidariedade, fraterni­dade e respeito –, assim como fortalecer os laços do camaçariense com o município, promovendo e estimulando o crescimento da economia, através do comér­cio de produtos e serviços locais. “O projeto acaba beneficiando a cidade como um todo. E os benefícios continuam para além dos festejos de final de ano”, sinaliza o também coordenador de eventos, Junior Barlley.

Festejos se estendem até o Réveillon

As festas na Praça Abrantes seguem até o Réveillon e, na noite da virada para o novo ano, o espaço público contará com queima de fogos e shows de quatro bandas, sendo duas atrações do segmento gospel. Neste dia, a festa começa às 20h e termina às 3h. E não é só na Praça Abrantes que irá ocorrer o show pirotécnico. O bairro Dos 46 também irá contar com queima de fogos à 0h.

Vale lembrar que a orla também recebe a chegada de 2020 com programação especial. Os festejos de réveillon acontecem em Jauá, Arembepe, Jacuípe, Guarajuba e Pojuca. Os festejos de Natal e Réveillon são realizados pela Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria de Governo, através da Coordenação de Eventos.

Publicado em Camaçari
Pagina 1 de 2

Grupo Fato Verdade. Sua verdade na web.

Informações de qualidade, sem firulas, sem achismo

Galeria de Fotos