Itens filtrados por data: Terça, 12 Novembro 2019

Mais 377 alunos da rede pública de ensino de Camaçari foram certificados pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD). A Solenidade de Formatura da 26ª turma/2019.1 ocorreu na manhã desta quarta-feira (13/11), no auditório da Casa do Trabalho. A iniciativa atendeu crianças do 2º ano, do Ensino Fundamental I de sete escolas, dentre elas: Luiz Pereira Costa, Padre Paulo Maria Tonucci, Paulo Freire, Zumbi dos Palmares e Engenheiro Ruy Bacelar, além dos centros educacionais Yolanda Pires, Hidelbrando Lima Filho.

Com duração de cinco meses, as aulas foram ministradas por policiais militares do 12º Batalhão de Polícia Militar (BPM) capacitados que atuam como educadores sociais por meio de uma abordagem socioemocional preventiva. O PROERD é um programa americano de prevenção primária dos malefícios das drogas que é voltado para alunos da educação infantil e anos iniciais, e do 5º e 7º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e particulares. Entre as ações do Proerd, estão palestras, atividades lúdicas e noções sobre cidadania.

O objetivo do PROERD é oferecer atividades educacionais voltadas à prevenção do uso de drogas licitas e ilícitas e à violência, bem como estabelecer uma relação de confiança entre a Policia Militar, o cidadão e a família. Como parte da formação, os alunos participam de um concurso de redação, cujo tema é “Resistindo às drogas e à violência”, expressando o que aprenderam durante a formação. Para esta turma, foi solicitado a criação de desenho que lembrasse o leão Daren, considerado o mascote do programa. Na oportunidade, o personagem participou da cerimônia e animou a criançada.

Representando o prefeito Elinaldo Araújo, o vice-prefeito José Tude falou da importância das ações do PROERD para os jovens do município. “Graças a essa parceria, são mais 377 estudantes prontos para dizer não às drogas e à violência. Que os conhecimentos adquiridos sejam multiplicados para pais, responsáveis, familiares, amigos e vizinhos. Desta forma, construiremos um mundo melhor”, ressaltou.

A secretária de Educação, Neurilene Martins, falou que o programa tem se tornado, dentro do processo educacional, um instrumento fundamental e prioritário para a melhoria da qualidade de vida dos alunos atendidos. “Esta é mais uma turma de crianças formadas dentro dos princípios da corrente do bem”, salientou a titular da pasta.

Para o comandante do 12º BPM, o tenente-coronel Antônio Sampaio, os esforços do PROERD consistem em preparar crianças e adolescentes para fazerem escolhas seguras e responsáveis em suas vidas.  “A nossa meta é fornecer a esses jovens as táticas adequadas para resistir à oferta de drogas e ao apelo da violência”, informou.

As ações do PROERD acontecem na Escola Zumbi dos Palmares há cinco anos. Nesse tempo, já capacitou mais de 400 crianças do 2º e 5º ano, que durante quatro anos consecutivos já tiveram as redações produzidas escolhidas como as melhores. Para Táta Ricardo Tavares, diretor da unidade escolar, o programa leva a cultura de paz não só para os alunos atendidos, mas também para a comunidade escolar como um todo. “As crianças ficam preparados para lidar com as perversidades da vida, aprendem a se defender, a serem formadoras de opinião, além de se tornar multiplicadores do aprendizado. O PROERD é um complemento pedagógico valioso de formação para esses alunos”, destacou.

Na ocasião, a estudante do 2º ano da Escola Zumbi dos Palmares, Paula Cardoso, de oito anos,  foi uma das escolhidas por ter feito o melhor desenho do mascote e, por ter tido um bom aproveitamento durante as aulas, representou a turma.

Em Camaçari, o PROERD já atendeu mais de seis mil crianças, ao longo dos 12 anos de atuação. Atualmente, o programa na Bahia é o terceiro no Brasil que mais forma alunos. No município, o programa tem como coordenador Regional o capitão Carlos Nascimento, e como instrutores o sargento Francisco Batista e o soldado Anderson Oliveira

Criado nos Estados Unidos, a iniciativa é de atuação internacional, está presente nos 50 estados americanos, e em 58 países. No Brasil, chegou em 1992 através da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, sendo que desde 2002 se encontra em todos os estados brasileiros.

Além dos pais e responsáveis pelos alunos, ainda estiveram presentes na solenidade representantes das escolas citadas, demais policiais militares do 12º BPM e da 59º Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM).

Publicado em Camaçari

Empenhada em garantir que a população tenha acesso a serviços de qualidade, a Prefeitura de Camaçari, por intermédio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), está utilizando a tecnologia para facilitar a vida do contribuinte. As 1.807 Notas Fiscais Avulsas (NF-A) eletrônicas emitidas pelos cidadãos de maneira online após a adesão do novo sistema, no período de dois meses, são resultado disto.

Com a implantação da ferramenta, os contribuintes de pessoa física e prestação de serviços que aderirem à modalidade deixarão de pagar a Taxa de Preço Público (TPP) de R$ 9,97. A funcionalidade também evita que o cidadão tenha a necessidade de se deslocar aos pontos de atendimento. Ainda assim, quem optar por realizar o procedimento presencialmente, pode comparecer a um dos três pontos de atendimento, localizados na Costa (em Monte Gordo e em Vila de Abrantes) e na sede do município (na Coordenação de Informações Fiscais, que funciona no prédio da Sefaz).

Em contato constante com a emissão do documento, o contador e contribuinte Samuel Oliveira afirma que a novidade é positiva. “Sem dúvidas é um avanço enorme, pois o serviço pode ser feito em qualquer horário do dia, sem filas de espera e sem taxas. É rápido e fácil”, opinou.

Para saber o passo a passo de como emitir a nota ou esclarecer dúvidas, o contribuinte poderá entrar em contato com a Sefaz através da Central de Atendimento (0800 280 6965).

Publicado em Camaçari

Depois de contribuir para que a Seleção Brasileira Feminina de Futebol 7 conquistasse importantes títulos, como o de campeã da Copa das Nações e bicampeã mundial, a treinadora da equipe, Dilma Mendes, é surpreendida com mais uma boa notícia, a de que está concorrendo ao título de Melhor Treinadora de Futebol 7 do Mundo na categoria feminina, concedido pela Federação Internacional de Futebol 7 (FIF7) anualmente.

O Football 7 Stars é a premiação máxima individual dos melhores do ano no futebol 7 mundial e é um reconhecimento ao trabalho realizado pelos atletas, treinadores e ligas esportivas durante o ano. Entre os três melhores treinadores do mundo na categoria feminina concorrem Maksim Kovalchuk (Rússia), Dilma Mendes (Brasil) e Cesar Gonzales (Argentina). O anúncio do vencedor será feito no dia 10 de dezembro.

Para a técnica Dilma Mendes, o caminho nunca foi fácil, mas sempre valeu a pena. “Sorri muito, mas também chorei. Faz parte! Profissionalmente, essa é a posição mais importante que uma treinadora pode alcançar, no entanto estar entre os três melhores já me deixa extremamente feliz e agradecida ao Futebol 7 Brasil que oportunizou uma mulher negra e camaçariense chegar até aqui”. Dilma ainda confessou que esse é um prêmio desejado por todos os treinadores e que não é diferente para ela.

 
Publicado em Camaçari

Olhos atentos do público para a exposição detalhada sobre o diagnóstico do câncer de próstata. Dúvidas sobre a prevenção e o tratamento da doença foram os principais questionamentos expostos durante a palestra sobre a Campanha Novembro Azul, realizada na tarde desta terça-feira (12/11), no Centro de Integração e Apoio ao Trabalhador (CIAT), centro da cidade.

A conversa foi séria com os mais de 200 trabalhadores que estão em fase final de treinamento para admissão em uma grande empresa do Polo Industrial de Camaçari que, na oportunidade, assistiram à palestra sobre prevenção ao câncer de próstata. “É gratificante receber essa tratamento aqui no Ciat e tirarmos nossas dúvidas sobre a doença que acomete tantos homens”, afirmou Ricardo Gomes, caldeireiro.

O câncer de próstata é a sexta doença que mais atinge e mata homens no mundo, sendo no Brasil o quarto maior tipo de câncer fatal, e com maior incidência nas regiões Norte e Nordeste. “Quanto maior a informação e menor o preconceito, mais vidas serão preservadas. O diagnóstico precoce é muito importante”, esclareceu o palestrante Marcelo Gomes, que é enfermeiro e atua no município.

A conscientização e prevenção são os pontos altos da Campanha Novembro Azul, que é divulgada mundialmente no dia 17 de novembro e em Camaçari está sendo massificada durante todo o mês. O alerta fica para os homens acima de 45 anos de idade, que façam o exame retal uma vez ao ano. “Esse é o terceiro ano que mobilizamos nossos funcionários e profissionais de Camaçari, para informá-los e trazer a reflexão sobre a importância de cuidar da saúde”, explicou Renoildes Santos, coordenadora do Ciat.

No final, um coffee break foi oferecido ao público presente que também recebeu o laço simbólico da Campanha Novembro Azul.

Publicado em Camaçari

Rostos cheios de emoção marcaram, na tarde desta terça-feira (12/11), a cerimônia de entrega dos certificados de conclusão de curso do Projeto de Trabalho Social (PTS), para cerca de 300 moradores dos condomínios do Minha Casa Minha Vida. O evento foi realizado no Teatro Alberto Martins.

Os certificados foram entregues para os moradores dos condomínios Morada dos Pardais I a IV, Vivenda dos Cardeais e Andorinhas, Caminho do Mar III e Morada dos Canários. A mais nova formada, Orlandi Bispo, residente no Morada dos Pardais, contou emocionada sobre a oportunidade de poder fazer os cursos e participar do PTS. “Foi muito maravilhoso poder fazer todos os cursos. O último que fiz foi o de vigilante, mas participei de vários e já vou deixar meu currículo, pois sei que estou preparada”, contou.

Os cursos do projeto de Trabalho Social são realizados também através de parceiras com empresas do município. O representante da Millenium, Carlos Loiola, falou da importância de poder fazer parte da iniciativa. “É um trabalho de amor e de carinho feito tanto por nós quanto pela Secretaria em poder oferecer algo que nunca será tirado deles, que é o conhecimento”, explicou.

Entre os cursos oferecidos pelo PTS estão: Pintura de Obras, Alongamento de Unhas, Corte e Costura, Vigilante, Operador de Caixa e Telemarketing, Cabeleireiro, Doces e Salgados, Design de Sobrancelhas, Eletricista, Manicure e Pedicure, Organização de Eventos, Autocad, Pizzaiolo, Bolos e Tortas, Depilação, Maquiagem, Informática e Recepção.

Entre as diversas fases do PTS está a Geração de Trabalho e Renda (GTR), que busca oferecer qualificação profissional para os beneficiários do programa federal Minha Casa Minha Vida. Vinte e seis empreendimentos já foram contemplados com o projeto, beneficiando mais de 10 mil famílias, que participaram dos cursos de qualificação e das atividades socioeducativas.

Publicado em Camaçari

Com o intuito de possibilitar e estimular a participação popular no processo de elaboração do novo Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) de Camaçari, levando em consideração a importância atribuída à construção coletiva de um documento cuja implementação vai exercer influência e impacto em toda a cidade pelos próximos 10 anos, a Prefeitura de Camaçari iniciou, na noite desta terça-feira (12/11), o 1º Ciclo de Participação Social. O encontro inicial, de um total de oito que compõem o 1º Ciclo, aconteceu na Escola Municipal Cosme de Farias, localizada no Phoc I, e contou com a presença de moradores do referido bairro e de localidades adjacentes.

O objetivo do evento, de democratizar e ampliar o processo de escuta das comunidades, foi alcançado com sucesso. Dezenas de pessoas compareceram e contribuíram com a oficina, que foi aberta ao público e marcou o início de uma nova fase no processo de revisão do PDDU de Camaçari. Durante a oficina, foram apresentados aos presentes os conceitos e as etapas do processo de planejamento municipal. Na ocasião, o público também respondeu a um questionário abordando questões relacionadas à infraestrutura, condições de moradia, oferta de serviços públicos, problemas urbanos, dentre outros.

A pasta à frente da elaboração da revisão do novo PDDU é a Secretaria do Governo (Segov) e o trabalho é realizado através de uma comissão executiva, que é presidida pela urbanista Juliana Paes, que foi a responsável pela condução das atividades e explanações no evento. “Esta região onde estamos realizando a primeira oficina é onde está concentrada cerca de 18% da população de Camaçari [aproximadamente 43 mil habitantes, nos Phocs I,II e III, na Gleba H, Santa Maria, Lama Preta, Jardim Brasília, Camaçari de Dentro, Burissatuba e Recanto das Árvores] e o que tivemos aqui foi uma amostragem desse percentual. A leitura que essa comunidade fez da cidade hoje vai compor um diagnóstico com encaminhamentos típicos dessa região. Provavelmente, nas oficinas realizadas em outros lugares, vamos nos deparar com realidades e leituras diferentes por parte das comunidades”, explicou Juliana Paes.

A iniciativa foi aprovada pelo público, que elogiou o fato de a Prefeitura dar espaço para que a sociedade civil se manifeste e participe ativamente do planejamento da Camaçari do futuro. A auxiliar de serviços gerais da Escola Cosme de Farias, Dona Cida Hidelbrando, 40 anos, foi ao evento acompanhada da filha, Beatriz Hidelbrando, 24. “Essa oficina nos permite não apenas conhecer o que está sendo pensado para o futuro do nosso bairro e da cidade como um todo, mas também contribuir através dos nossos depoimentos enquanto moradores”, comentou. “Esse evento, esse diálogo com o governo municipal, nos dá esperança mudanças positivas”, acrescentou a filha Beatriz.

O público foi dividido em quatro grupos, para garantir a pluralidade do debate e potenciar a coleta de contribuições, seguindo a orientação de listar “pontos fracos” e “pontos fortes” da cidade e, sem seguida, refletir e debater sobre o futuro do município. Ao final, um representante de cada grupo expôs o resultado das discussões. Todo o conteúdo vai resultar na geração de um relatório que será apresentado em audiência em uma das próximas fases do processo de revisão do PDDU. Além dos moradores da região, participaram do evento: o secretário de Governo, José Gama Neves, a ouvidora do município, Ilay Ellery, e representantes do Legislativo de Camaçari.

Programação – Na sede, vão acontecer outras quatro oficinas. A Costa será contemplada com os três últimos encontros do 1º Ciclo. Para acessa a programação completa, clique aqui.

PDDU de Camaçari – É a maior lei existente na administração municipal, depois da Lei Orgânica. Ele estabelece as estratégias, diretrizes, objetivos, projetos e ações para o desenvolvimento da cidade. A expectativa é de que o Projeto de Lei do novo PDDU seja enviado à Câmara de Vereadores, para apreciação e aprovação, em julho de 2020. Mais informações podem ser obtidas através do site pdducamacari.com.br, por onde também é possível colaborar com opiniões e sugestões.

 
Publicado em Camaçari

A Petrobras informou hoje (12) que iniciou a etapa de divulgação da oportunidade de venda de seus negócios de distribuição de combustíveis, lubrificantes e fertilizantes no Uruguai.

Em nota, a companhia explicou ter a finalidade de vender 100% das ações detidas pela Petrobras Uruguay Sociedad Anónima de Inversiones (Pusai), subsidiária da Petrobras, na Petrobras Uruguay Distribuición S.A. (PUDSA), empresa que atua no segmento de distribuição no país.

De acordo com a estatal, “esta operação está alinhada à otimização do portfólio e à melhoria de alocação do capital da companhia, visando a geração de valor para os nossos acionistas. A presente divulgação está de acordo com a Sistemática para Desinvestimentos da Petrobras”. As principais etapas subsequentes do projeto serão informadas oportunamente ao mercado.

Ativos no Uruguai

A Petrobras atua, por meio da PUDSA, no mercado de distribuição de combustíveis e lubrificantes, com um portfólio de ativos que inclui uma rede de 90 estações de serviços, 16 lojas de conveniência, um terminal logístico de lubrificantes, além de uma planta de querosene de aviação, sendo a segunda maior distribuidora de combustíveis do país. Também atua na distribuição de fertilizantes líquidos, por meio de dois terminais logísticos de armazenamento, sendo a maior comercializadora do país. Em termos de logística, ainda conta com vários pontos de entrega localizados nos principais portos públicos do Uruguai. 

O teaser, que contém as principais informações sobre a oportunidade, bem como os critérios de elegibilidade para a seleção de potenciais participantes, está disponível no site da Petrobras.

FONTE: AGÊNCIA BRASIL

 

Publicado em Brasil

A procura por defensores públicos teve forte aumento nos últimos anos, devido ao crescimento do desemprego entre a população mais pobre ou mesmo da classe média, que precisa de serviços jurídicos, mas não tem condições de contratar um advogado. A afirmação foi feita pela presidente da Associação dos Defensores Públicos do Rio de Janeiro (Adperj), Juliana Lintz, na abertura do 14º Congresso Nacional das Defensoras e dos Defensores Públicos, que começou nesta terça-feira (12) e segue até a próxima sexta-feira (15) no Rio de Janeiro.

“Sou presidente da associação há quatro anos e a crise econômica ficou mais forte. Em alguns municípios, como os que viviam da exploração do petróleo, a demanda mais do que quintuplicou. E todo o ano vem aumentando. No Rio de Janeiro há defensores em 100% das comarcas, mas ainda acumulamos comarcas, o que não é o ideal. Hoje nós somos quase 800 defensores em atividade, mas precisaríamos de mais uns 20%”, disse Juliana.

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, participou da abertura do congresso e chegou a se emocionar quando lembrou os primeiros casos que ele defendeu, recém-formado em direito, de pessoas extremamente pobres, em São Paulo.

“Eu trabalhei com a Defensoria Pública, com a defesa do povo desprovido. O papel de cada um que está aqui é o de dar voz àqueles que não têm voz. Vocês conversam com o povo que não tem acesso à Justiça. Quando ninguém mais fala pelos desvalidos, nem situação, nem centro, nem oposição, nem direita, nem esquerda, hoje nós temos uma instituição de Estado que defende os necessitados”, disse Toffoli, com a voz embargada, recebendo muitos aplausos.

A abertura do congresso também contou com as participações do governador do Rio, Wilson Witzel, e do escritor e intelectual português Boaventura Souza Santos, professor da Universidade de Coimbra.

O Brasil tem pouco mais de 6 mil defensores públicos estaduais para atender à demanda existente. O país conta com 11 mil juízes e 10 mil promotores. Outras informações sobre o congresso podem ser acessadas no site do evento.

FONTE: AGÊNCIA BRASIL

Publicado em Brasil

A Mega-Sena sorteia hoje (13) prêmio de R$ 6,5 milhões. As seis dezenas do concurso 2.207 serão sorteadas a partir das 20h (horário de Brasília) no Espaço Loterias Caixa, localizado no Terminal Rodoviário do Tietê, na cidade de São Paulo. O sorteio é aberto ao público.

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país. O bilhete simples, com seis dezenas marcadas, custa R$ 4,50.

Mega da Virada

Desde segunda-feira (11), as apostas para a Mega da Virada 2019 podem ser feitas em todas as lojas lotéricas do país. A estimativa de prêmio para quem acertar as seis dezenas é R$ 300 milhões, segundo a Caixa. O sorteio será realizado no dia 31 de dezembro.

Como nos demais concursos especiais, o prêmio principal da Mega da Virada não acumula. Não havendo apostas premiadas com seis números, o prêmio será rateado entre os acertadores de cinco números e assim sucessivamente.

FONTE: AGÊNCIA BRASIL

Publicado em Brasil
Quarta, 13 Novembro 2019 00:00

Inep divulga hoje gabaritos oficiais do Enem

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulga hoje (13) os gabaritos oficiais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Também serão divulgados os Cadernos de Questões, em todas as suas versões.  

No total, serão seis gabaritos para cada dia de aplicação e seis Cadernos de Questões, de acordo com as cores da prova e opções acessíveis. Os participantes podem acessar os gabaritos pelo portal do Inep, na página do Enem ou pelo aplicativo do Enem. 

Os participantes deverão ficar atentos para conferir o gabarito relativo à cor de prova que fez em cada domingo de aplicação.

Mesmo com o gabarito em mãos, os participantes ainda não poderão saber qual nota tiraram no exame, isso porque o Enem é corrigido pela chamada Teoria de Resposta ao Item (TRI). 

Pela TRI, não há um valor fixo para cada questão. A pontuação varia conforme o percentual de acertos e erros naquele item entre os participantes e também de acordo com o desempenho de cada estudante na prova.

O Enem 2019 foi aplicado nos dias 3 e 10 de novembro. Cerca de 3,9 milhões de estudantes de todo o país compareceram ao menos em um dia de prova.

Os resultados individuais do Enem 2019 serão divulgados na Página do Participante e no aplicativo do Enem, em janeiro de 2020, a partir de consulta com CPF e senha.

O resultado dos participantes eliminados, segundo o Inep, não será divulgado, mesmo que eles tenham feito o Enem nos dois dias de aplicação. Para os treineiros, que fazem o exame para autoavaliação de conhecimentos, a consulta só será liberada em março do ano que vem.

FONTE: AGÊNCIA BRASIL 

Publicado em Brasil
Pagina 1 de 2

Grupo Fato Verdade. Sua verdade na web.

Informações de qualidade, sem firulas, sem achismo

Galeria de Fotos