Itens filtrados por data: Sexta, 04 Outubro 2019

Um acidente envolvendo dois carros de passeio e um ônibus na Avenida Paralela, em Salvador, deixou pelo menos um motorista ferido na noite desta sexta-feira (4).

Na colisão, ocorrida por volta de 22h, em frente ao Shopping Paralela, um dos carros chegou a ficar de lado na pista, enquanto o segundo automóvel ficou com a dianteira destruída. 

De acordo com as estudantes de Jornalismo Rebeca Maynart e Rafaela Maia, que tinham acabado de sair da aula na FTC, os policiais encontraram latinhas de cerveja em um dos veículos.

“Falamos com um policial que disse que não houve mortes, mas alguém já estava na ambulância porque machucou o pescoço”, comentou Rebeca.

Apesar da cerveja no carro, o policial informou às jovens que não era possível informar se o motorista desse veículo estava alcoolizado.

Ainda de acordo com as estudantes, um ônibus intermunicipal, da empresa Costa Verde, também acabou atingido na parte traseira, mas sem grandes avarias.

Após o acidente, duas ambulâncias e duas viaturas da PM foram encaminhadas ao local. Duas pistas da via, no sentido Aeroporto, tiveram de ser interditadas para o atendimento das vítimas e a remoção dos veículos.

A reportagem tentou entrar em contato com a Transalvador, para saber mais detalhes do ocorrido, mas sem sucesso.

 

 

FONTE: CORREIO

 

Publicado em Salvador

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais informou ter encontrado o corpo de mais uma pessoa morta em decorrência da tragédia de Brumadinho, ocorrida em 25 de janeiro deste ano. Apesar de ter sido encontrado com todos seus membros, até o momento não foi possível identificar se a vítima é homem ou mulher, em função do avançado estágio de decomposição.

Um outro corpo foi encontrado no domingo último (29), fazendo com que o número de mortes confirmadas chegasse a 250. Até então, o número de desaparecidos estava em 20.

O corpo foi localizado por volta das 10h na frente de buscas conhecida como Remanso 4. Análises iniciais indicam que ele percorreu aproximadamente 4,5 quilômetros do ponto inicial onde estava, a 1,5 metro de profundidade.

 

 

FONTE: AGÊNCIA BRASIL

Publicado em Brasil
Sábado, 05 Outubro 2019 00:00

Sérgio Cabral vai morar com Pezão

O ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, obteve autorização da Justiça para cumprir sua pena na cidade de Niterói, na região metropolitana da capital do estado.

Ele será levado para a Unidade Prisional Militar do Estado do Rio de Janeiro, onde está preso o também ex-governador Luiz Fernando Pezão.

Atualmente, Cabral se encontra na Cadeia Pública Pedrolino Werling de Oliveira, conhecida como Bangu 8, que integra o Complexo Penitenciário de Gericinó, na zona oeste da capital fluminense. A transferência era um pedido da sua defesa e foi atendida pelo juiz federal Marcelo Bretas, em despacho assinado na terça-feira (1º) e tornado público ontem (3).

Cabral, que comandou o estado de 2007 a 2014, se encontra preso desde novembro de 2016. Condenado em 11 processos que se desdobraram da Operação Lava-Jato, suas penas somam 233 anos e 11 meses de prisão. Já Pezão, que foi vice de Cabral e o sucedeu a partir de 2014, foi detido em novembro de 2018 quando ainda exercia seu mandato.

No pedido de transferência, a defesa de Cabral sustentou que o ex-governador tem confessado seus delitos e desagradado inúmeras pessoas, inclusive algumas que se encontram no Complexo Penitenciário de Gericinó. Os advogados também argumentaram que a legislação assegura tratamento prisional distinto a ex-governadores e que seu cliente apresenta comportamento carcerário exemplar.

O juiz Marcelo Bretas escreveu em sua decisão que Cabral vem de fato adotando participação colaborativa nas ações penais em que é réu e concordou que tal comportamento pode gerar animosidades contra ele. Segundo o magistrado, ainda que não tenha sido apresentada nenhuma comprovação de ameaça à sua integridade física, o temor do ex-governador seria suficiente para justificar a transferência.

“Com fito de ser coerente com decisões por mim proferidas em casos análogos, e considerando que o ex-governador Luiz Fernando Pezão, ainda que por determinação do STJ [Superior Tribunal de Justiça] – e não deste Juízo, encontra-se custodiado na Unidade Prisional Militar do Estado do Rio de Janeiro, a transferência de Sérgio Cabral deverá ocorrer para o referido presídio”, decidiu Bretas.

 

 

FONTE: AGÊNCIA BRASIL

Publicado em Política

Sob o comando de Sergio Moro, a criminalidade continua caindo no Brasil. O país registrou queda de 22,6% nas mortes violentas nos primeiros sete meses deste ano em comparação com o mesmo período de 2018.

As informações são do índice nacional de homicídios criado pelo G1. A notícia foi compartilhada pelo ministro da Justiça e Segurança Pública em sua conta no Twitter.

Conforme os dados, somente em julho, houve 3,1 mil assassinatos, contra 4,1 mil no mesmo mês do ano passado. Já no período que engloba os sete meses, foram 24,4 mil mortes violentas — 7,1 mil a menos que o registrado de janeiro a julho de 2018.

Os dados ainda mostram que as mortes violentas caíram nos 26 estados e no Distrito Federal. A tendência de queda nos homicídios do país tem sido mostrada pelo índice desde o balanço de 2018 – a maior queda dos últimos 11 anos da série histórica do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, com 13%. Já no 1º semestre deste ano, a queda foi de 22%.

“Crimes caem em todo o país. Precisam cair mais”, comentou Moro.

 

 

FONTE: TERÇA LIVRE

Publicado em Política

O Ministério da Educação anunciou nesta terça-feira (1º) que 15 estados e o Distrito Federal, aderiram ao modelo de escolas cívico-militares.

O programa foi lançado pelo Governo Federal ainda no mês de setembro. De acordo com o MEC, a maior parte do Brasil deseja a gestão de excelência das escolas cívico-militares. Em três das cinco regiões do país — Centro-Oeste, Norte e Sul —, todas as unidades manifestaram o interesse.

O MEC vai abrir um novo período para adesão, desta vez, voltado para os municípios. As prefeituras terão de 4 a 11 de outubro para solicitar a participação.

“[A seleção é] para todos os municípios, de estados que aderiram e de estados que não aderiram. Definiremos com base em critérios técnicos”, explicou o ministro da Educação, Abraham Weintraub.

A seleção dos municípios levará em conta a possibilidade de mobilização, em primeiro lugar, de profissionais da reserva das Forças Armadas.

Caso não haja efetivo de Exército, Força Aérea e Marinha no município, a opção são membros das corporações estaduais, ou seja, policiais e bombeiros militares.

A iniciativa é destinada a escolas públicas. Terão preferência:

  • as regulares que ofertem os anos finais (6º ao 9º) do ensino fundamental, preferencialmente com efetivo de 500 a 1.000 alunos;
  • as com estudantes em situação de vulnerabilidade social e Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (Ideb) abaixo da média do estado;
  • aquelas que possuam aprovação da comunidade escolar para implantação do modelo.

O modelo de excelência vai abranger as áreas:

  • didático-pedagógica: com atividades de supervisão escolar e psicopedagogia para melhorar o processo de ensino-aprendizagem preservando as atribuições exclusivas dos docentes;
  • educacional: pretende fortalecer os valores humanos, éticos e morais bem como incentivar a formação integral como cidadão e promover a sensação de pertencimento no ambiente escolar;
  • administrativa: para aprimorar a infraestrutura e a organização da escola e, consequentemente, a utilização de recursos disponíveis na unidade escolar.

Os militares vão realizar as tarefas nas três áreas. O governo preservará a exclusividade das atribuições dos profissionais da educação previstas na Lei de Diretrizes e Bases (LDB). Antes do lançamento do modelo do governo federal, o Brasil já contava com 203 escolas cívico-militares, nunca antes padronizadas.

O MEC tem o objetivo de instalar 216 escolas cívico-militares em todo o país até 2023 – a iniciativa piloto, em 2020, contemplará 54. Para o ano que vem, o orçamento para o programa é de R$ 54 milhões, R$ 1 milhão por escola. O dinheiro será investido no pagamento de pessoal em umas instituições e na melhoria de infraestrutura, compra de material escolar, reformas, entre outras pequenas intervenções.

Aderiram ao Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares as seguintes unidades da Federação:

Centro-Oeste

  • Distrito Federal
  • Goiás
  • Mato Grosso
  • Mato Grosso do Sul

Nordeste

  • Ceará

Norte

  • Acre
  • Amapá
  • Amazonas
  • Pará
  • Rondônia
  • Roraima
  • Tocantins

Sudeste

  • Minas Gerais

Sul

  • Paraná
  • Rio Grande do Sul
  • Santa Catarina
Publicado em Brasil

O Governador do Estado de São Paulo, João Doria, decidiu nesta sexta-feira (4) que deve aderir ao Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares proposto pelo Ministério da Educação.

De acordo com Doria, a decisão foi tomada considerando os esclarecimentos prestados ontem (3) pelo MEC, após solicitação da Secretaria de Educação do Estado.

No entanto, a data limite para se adequar já em 2020 ao modelo cívico-militar era 27 de setembro. Por isso, o MEC disse que ainda está em análise a possibilidade da adesão de São Paulo.

 

 

FONTE: TERÇA LIVRE

Publicado em Política

Neste domingo (6/10), acontece a eleição de conselheiros tutelares de Camaçari para o quatriênio 2020-2024 e a população está convidada a exercer sua cidadania comparecendo aos pontos de votação e contribuindo com o Processo de Escolha Unificado dos Conselhos Tutelares do município. Com o intuito de facilitar a identificação, por parte dos eleitores, dos locais onde devem comparecer para votar no candidato de sua escolha, está sendo disponibilizado um link no qual é possível realizar consulta preenchendo o campo indicado com o número do Título de Eleitor. Para acessar este link, clique AQUI ou cole a URL (https://sistemas.camacari.ba.gov.br/segov/conselho_tutelar/publico/) na barra de endereço do buscador.

Ao todo, o processo eleitoral conta com 37 candidatos que estão concorrendo a uma das 20 vagas, que correspondem a cinco titulares e cinco suplentes, sendo que dez membros representarão o conselho tutelar, na sede e os outros dez, atenderão a demanda da Costa de Camaçari. O processo de escolha é realizado sob a responsabilidade do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) e a fiscalização da Promotoria de Justiça da Infância e Juventude.

A eleição será mista, ou seja, com votação eletrônica e em cédula de papel. As urnas eletrônicas e de lona serão disponibilizada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e será feita através do pleito popular, por meio do voto direto, secreto e facultativo de todos os cidadãos maiores de 16 anos, inscritos como eleitores do município. A votação será das 8h às 17h e poderá ser realizada em seis escolas, sendo três na sede (São Tomaz de Cantuária, Normal de Camaçari e Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães) e três na Costa de Camaçari (Maclina Maria da Glória, situada em Vila de Abrantes; Amélia Rodrigues, em Monte Gordo; e Giltônia Pereira de Souza, em Arembepe). O nome e numeração dos 37 candidatos aptos podem ser acessados nesse link.

Os eleitores deverão comparecer ao local, munidos de título de eleitor e cédula de identidade, ou documento oficial com foto, com validade e expedido há no máximo dez anos. Cada eleitor poderá votar em apenas um candidato da sua área de abrangência. Será considerado nulo, o voto que indicar candidato de área de abrangência diferente.

A votação será em ordem alfabética, ficando cada unidade responsável por uma quantidade de letras. Na frente das escolas serão afixadas faixas informando as letras correspondentes a cada unidade escolar. A eleição será mista, ou seja, com votação eletrônica e em cédula de papel. Na sede do município, serão 35 urnas eletrônicas distribuídas entre as três unidades escolares. Nas escolas da costa, a votação será em cédula de papel em quatro urnas de lona.

O exercício do cargo de conselheiro tutelar é de dedicação exclusiva. A ele, compete garantir os direitos de crianças e adolescentes, quando estes forem ameaçados ou violados, bem como outras atribuições conforme previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Dentro da estrutura do processo foi criada a Comissão de Organização do Processo de Escolha, composta por quatro membros, e que conta com suporte técnico da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes).

Os eleitos serão empossados no dia 10 de janeiro de 2020, para um mandato de quatro anos. Ou seja, integrarão o órgão no quadriênio de 2020-2024, conforme disposições previstas na Lei n° 12.696/2012. O edital contendo outras informações pode ser acessado na aba Editais do Portal da Prefeitura de Camaçari ou neste link.

Publicado em Camaçari

Faltando nove dias para a 3ª edição do Dia das Crianças em Camaçari – que ocorrerá dia 12 de outubro –, na manhã desta sexta-feira (4/10), foi realizado um encontro na sala de reunião da Secretaria de Governo (Segov) para tratar sobre a organização e verificação dos últimos detalhes da festa. O encontro contou com a participação da primeira-dama, Ivana Paula, coordenadores, secretários e demais representantes da administração e segurança pública.

Durante a reunião foram apresentadas questões que envolvem a montagem da estrutura, decoração, segurança, pontos e sinalizações em situações de emergência, atendimentos de saúde, além das alterações que serão executadas no trânsito e transporte em torno da área do evento. A proposta é oferecer mais conforto, comodidade e alegria para a criançada do município.

Para este ano, a preservação e conscientização do meio ambiente é a proposta da diversão com a temática “O Mundo Encantado da Sustentabilidade”. No decorrer do encontro, também foram debatidas as atividades que serão destinadas para a criançada. Temos como exemplo, as oficinas e brincadeiras com o uso de materiais recicláveis, explicações acerca da coleta seletiva, entre outros, através da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) e da empresa Limpeza Pública de Camaçari (Limpec), proporcionando um momento de conhecimento por meio da recreação.

A principal questão abordada na reunião foi em relação ao Espaço Baby, onde são recebidas crianças de zero a seis anos. Por ser um ambiente climatizado, é um dos locais preferidos das mamães, pela atenção que é dada aos seus pequeninos. Integrado ao local, o espaço também está sendo projetado para acolher e melhor assistir as crianças com deficiência, proporcionando uma festa inclusiva e acessível a toda garotada.

“É importante termos um espaço para as crianças com deficiência. Pois essa é uma festa onde participam milhares de crianças de todas as idades. Precisamos ter a inclusão desses meninos e meninas para que elas se sintam como os outros pequeninos e para que possam participar de tudo”, destacou Ivana Paula no decorrer da reunião.

No ato, estiveram presentes os representantes do Sicomércio; das secretarias de Serviços Públicos (Sesp), Educação (Seduc), Saúde (Sesau), de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes); da empresa Limpeza Pública de Camaçari (Limpec); do Centro Multiprofissional de Reabilitação Física (Cempre); Coordenação de Eventos; da Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT), Defesa Civil, do 10º Grupamento de Bombeiros Militar e do 12º Batalhão da Polícia Militar da Bahia (BPM).

Publicado em Camaçari

Neste fim de semana, Camaçari está repleta de atividades esportivas. Neste sábado (5/10) e domingo (6/10), a cidade, tanto na sede, quanto na Costa, será movimentada pelo futebol, handebol, tênis de mesa, defesa pessoal para mulheres, além de outras modalidades esportivas. Os eventos contam com o apoio da Prefeitura de Camaçari, por intermédio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (Sejuv).

Confira a programação completa:

Sábado (05/10)

Desafio Latitude 12 Premium
Largada: 8h
Local: Outlet Premium – Vila de Abrantes

11ª Copa Furacão – Final
Horário: a partir das 8h
Local: Estádio Fernando Ferreira Lopes

Copa Quadrangular
Horário: a partir das 8h
Local: Phoc III e Mangueiral

2ª Etapa Festival de Esportes da Juventude Estudantil
Local: Associação Camaçariense de Tênis de Mesa (ACTM) – Antigo Camelódromo – Centro
Horário: a partir das 9h
Realização: Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (Sejuv) com apoio da Secretaria de Educação (Seduc)

Workshop de Defesa Pessoal para Mulheres
Horário: das 9h às 12h e das 13h às 17h
Local: Estádio Fernando Ferreira Lopes
Realização: Bravus Treinamentos

II Copa Sunset de Handebol 2019
Horário: a partir das 10h
Local: Ginásio de Esportes Aníbal Brito – Jequié
Realização: Secretaria de Esportes e Lazer de Jequié (Semel) e Handebol Feminino de Jequié

10ª Copa Nosso Bairro – 1a Divisão
Horário: a partir das 15h
Local: Verde Horizonte

Domingo (06/10)

Campeonato Baiano de Canto de Curió – 2ª Etapa
Horário: a partir das 6h30
Local: Casa do Trabalho

Desafio Latitude 12 Premium
Largada: 8h
Local: Outlet Premium – Vila de Abrantes

II Copa Sunset de Handebol 2019
Horário: a partir das 8h
Local: Ginásio de Esportes Aníbal Brito – Jequié
Realização: Secretaria de Esportes e Lazer de Jequié (Semel) e Handebol Feminino de Jequié

4ª Copa Ludeso
Horário: a partir das 8h
Local: Campo do Burissatuba

Campeonato de Veteranos da Santa Maria
Horário: a partir das 8h30
Local: Campo da Santa Maria

28° Campeonato de Futebol de Monte Gordo
Horário: a partir das 8h30
Local: Campo da Subestação – Monte Gordo

IV Campeonato de Futebol da Cetrel
Horário: a partir das 8h30
Local: Campo da Cetrel

10ª Copa Nosso Bairro – 1a Divisão
Horário: a partir das 13h
Local: Verde Horizonte

Publicado em Camaçari

Para estar mais perto dos agricultores, a Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e Pesca (Sedap), realiza um trabalho contínuo na zona rural do município. O objetivo da iniciativa é atender as demandas das localidades e ofertar os serviços da pasta, como os motocultivadores, a Casa de Farinha Móvel, dentre outros.

Essa ação foi idealizada pela Secretaria, principalmente para dar apoio aos agricultores que tem dificuldade de locomoção, além do alto custo, para chegar até a sede de Camaçari e buscar atendimento.

Nesse trabalho, ainda é feito o levantamento do número de agricultores, por localidade, divididas em sete microrregiões, para melhorar o gerenciamento e coleta de dados para execução dos programas, como o Programa Municipal de Aquisição de Alimentos Direto da Agricultura Familiar – Mais Agricultura. No mês de setembro, a iniciativa ainda realizou o cadastro para participação no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Governo Federal.

Atualmente, Camaçari conta com 278 agricultores cadastrados. A última localidade contemplada foi a de Pinhão Manso, na última terça-feira (1/10), e a próxima será Rancho Alegre, na próxima semana, em data a ser definida.

Publicado em Camaçari
Pagina 1 de 2

Grupo Fato Verdade. Sua verdade na web.

Informações de qualidade, sem firulas, sem achismo

Galeria de Fotos