Itens filtrados por data: Quinta, 03 Outubro 2019

Mateus Pantaleão Santos de Jesus, 18 anos foi morto durante confronto com guarnições da Rondesp Atlântico, na localidade Yolanda Pires, bairro de São Cristóvão, em Salvador, na madrugada desta sexta-feira (4). O homem é pontado por policiais como um dos envolvidos em ataques entre facções de Yolanda Pires e Planeta dos Macacos.

Segundo a policiais militares, durante as rondas da Rondesp Atlântico no local, agentes encontraram um grupo quando começou tiroteio. Mateus foi atingido, socorrido para o Hospital Geral Menandro de Farias, mas morreu. 

Conforme policiais, com o acusado de tráfico de drogas foi encontrado um revólver 38, dois cartuchos deflagrados, um tablete de maconha, 27 trouxinhas de maconha, uma balança, um relógio, o valor de R$ 110 e um aparelho celular. 

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), Mateus acumulava entradas por tráfico de drogas quando ainda menor. Diligências são realizadas na localidade em busca dos outros acusados que fugiram do local. 

Publicado em Salvador

Manchas de óleo que atingem o mar no Nordeste do país chegaram ao litoral norte da Bahia, nesta quinta-feira (3). As informações foram divulgadas pelo Projeto Tamar, que atua na preservação de espécies marinhas em extinção na região.

Há ao menos dois pontos de contaminação. Um deles no povoado de Mangue Seco, em Jandaíra, o outro está na localidade de Siribinha, no município de Conde. Não há detalhes sobre o tamanho da área afetada e nem de perda de espécies na região. 

O último balanço do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), publicado na manhã desta quinta-feira (3), apontava que 124 praias foram atingidas por manchas de óleo. Oficialmente, 59 municípios foram afetados em 8 estados. A Bahia ainda não aparece no balanço oficial. O estado era o único do Nordeste que não tinha registros do problema. 

Publicado em Bahia

O prefeito ACM Neto (DEM) informou que se colocou à disposição do governador Rui Costa (PT) para discutir o projeto da ponte Salvador-Itaparica. O assunto ganhou polêmica após o chefe do Palácio Thomé de Souza acusar o Executivo estadual de tê-lo alijado do processo. O presidente nacional do DEM esteve com o petista na posse do Procurador Geral da República, Augusto Aras, em Brasília.

Para tanto, o prefeito criará um grupo de trabalho específico com técnicos da prefeitura para cuidar do assunto.

“Tive com Rui Costa, na posse do procurador geral, disse que a prefeitura estava à disposição para discutir o projeto tecnicamente. Com os técnicos do Estado e do Município. É o único caminho que existe. Não dá pra você discutir um projeto dessa complexidade por ofício”.

“Tivemos o desafio do metrô e superamos com louvor, pois trabalhamos com seriedade. É da mesma forma que faremos com a ponte. Se ela for viável, vamos aprovar. Se não for, vamos ficar contra. A prefeitura não é contra só por ser contra. Queremos fazer uma discussão série e técnica”, completou.

Publicado em Bahia

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse que o governo vai encaminhar à Câmara uma proposta de reforma tributária. O tema está sendo discutido em uma comissão especial da Casa, que analisa a PEC 45/19, do deputado Baleia Rossi (MDB-SP).

“A participação do Poder Executivo na reforma tributária é fundamental. Os estados já mandaram a sua proposta, alguns prefeitos apoiam a proposta do deputado Baleia, então precisamos da liderança do governo nesse processo, já que tem participação decisiva para essas articulações”, disse Maia.

O presidente da Câmara participou nesta quinta-feira (3) de reunião no Ministério da Economia, com a participação do ministro Paulo Guedes.

Pré-sal
Maia voltou a criticar a sugestão de se editar uma medida provisória para resolver a divisão dos recursos do pré-sal arrecadados com o leilão viabilizado pela Emenda Constitucional 102. A divisão dos recursos é tema da Proposta de Emenda à Constituição 152/19 e objeto de acirrada disputa entre governadores.

O presidente da Câmara disse que caberá ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre, liderar o acordo para a votação da medida. “A gente vai fazer uma construção em conjunto, sob a liderança do Davi, para aprovar a proposta. O importante é que se construa uma solução que atenda às duas Casas”, declarou.

Reforma da Previdência
Maia comemorou a aprovação da reforma da Previdência pelo Senado, mas destacou que a diminuição da economia pode impactar a distribuição de recursos entre os entes federativos.

“A economia aprovada no Senado é um ótimo valor. O Senado e a Câmara fizeram um ótimo trabalho, mas ficou um valor menor [de economia]. Com isso, é óbvio que é necessário refazer o pacto com estados e municípios, é natural porque não haverá a mesma disponibilidade de recursos”, disse.

Maia chamou a atenção de governadores da região Nordeste que, segundo ele, não sofreram o desgaste político de defender a reforma da Previdência e, mesmo assim, cobram do governo federal uma fatia grande de recursos.

“Aqueles que mais querem o pacto [federativo] são aqueles que estão votando contra a reforma da Previdência”, desabafou. “Ao mesmo tempo que eles querem exigir mais recursos do governo federal, que só pode dar mais recursos se tiver mais economia. É uma conta que não fecha”, afirmou Maia.

O presidente da Câmara disse que é necessário que os entes federativos participem de um amplo debate sobre o pacto federativo após o fim da votação da reforma da Previdência.

Privatizações
Questionado sobre o plano do governo de privatizar estatais, Maia ponderou que é necessário analisar caso a caso. Ele defendeu a privatização da Eletrobras.

“O custo de administração da Eletrobras prejudica muito o Estado brasileiro, porque é mais caro que a média do custo de mão de obra do setor. Isso acaba gerando um prejuízo aos recursos da sociedade”, disse.

Sobre a venda dos Correios e da Petrobras, Maia afirmou que é necessário analisar as medidas.

“Sobre os Correios, eu não sei por que os Correios ainda têm estrutura. O ambiente para privatizar a Petrobras também é de muita restrição, mas o governo vendeu a BR Distribuidora e não teve manifestação. É um movimento que vai crescendo”, declarou.

O presidente da Câmara afirmou que o governo precisa explicar aonde quer chegar com cada privatização. “O importante é que, em cada privatização, o governo mostre para a sociedade por que a gestão pública tem sido pior para o cidadão do que a gestão privada”, disse.

 

 

FONTE: AGÊNCIA CÂMARA NOTÍCIAS

Publicado em Política

A Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), através de suas diretorias, preparou uma programação especial para o Outubro Rosa, com o intuito de alertar a população sobre a importância da conscientização quanto ao autoexame das mamas e práticas de prevenção e tratamento ao câncer de mama. Atualmente, há 7.695 pacientes cadastradas no Centro de Oncologia de Camaçari (CEONC) que realizaram ou estão realizando o tratamento do câncer de mama.

Entre as ações educativas estão palestras e rodas de conversa nas unidades de saúde, palestra no Teatro Alberto Martins, palestras no auditório do CEONC, caminhada Outubro Rosa e aumento na oferta de exames de mamografia e ultrassonografia de mamas. “Durante todo o ano, são ofertadas 600 vagas por mês para mamografia na nossa Policlínica. Neste mês aumentaremos essa oferta através das clínicas conveniadas. Também disponibilizamos mensalmente ultrassonografias de mama nas clínicas conveniadas”, afirma Elias Natan, secretário de Saúde.

Elias Natan também informa que nos próximos dias um novo aparelho de ultrassonografia, adquirido com recursos próprios, entrará em funcionamento da Policlínica. “Esse equipamento chegou em boa hora. Assim, vamos dar mais celeridade não apenas nos exames de mama, mas em todos os tipos de ultrassonografia e em nossa rede própria”.

Para ter acesso aos serviços do CEONC, o usuário precisa ir até a unidade, que fica localizada na Policlínica do Centro, com documento de identificação, exames e cartão SUS. Lá, passará por uma triagem para identificar se o tratamento e acompanhamento serão feitos no CEONC ou na Unidade Básica de Saúde de referência do usuário.

Para realizar os exames de mamografia e ultrassonografia, a usuária precisa ir até a Unidade de Saúde de seu bairro, munida com documentos e requisição médica, onde será agendado o dia e horário para realização dos exames na própria Policlínica ou na rede conveniada.

Confira algumas das ações educativas para o Outubro Rosa:

Palestras de Prevenção ao Câncer de Mama

Local: Auditório do CEONC

Horário: 9h20

Público-alvo: usuários do serviço

Palestrantes: Virgínia Menezes (Assistente Social do CEONC) e Maria Lucia Gerez (Enfermeira do CEONC)

Datas: 8, 15, 22 e 29 de outubro

Palestra Informativa para profissionais de saúde sobre o Câncer de Mama

Local: Teatro Alberto Martins

Horário: 9h30

Público-alvo: profissionais de saúde

Palestrante: Dr. Vitor Garrido (Médico Radiologista do CEONC)

Data: 9 de outubro

Caminhada Rosa 2019

Local de concentração: Estacionamento da Prefeitura

Local de destino: Praça Desembargador Montenegro

Horário: 16h

Data prevista: 31 de outubro

Rodas de conversa e palestras

Local: USF Parque Verde II

Datas: 9, 16, 23 e 30 de outubro

Aberto ao público

Local: USF Ficam

Data: 17 de outubro

Aberto ao público

Local: USF Burisatuba

Data: 22 de outubro

Aberto ao público

Local: UBS Gleba E

Data: 22 de outubro

Aberto ao público

Local: USF Lama Preta

Data: 25 de outubro

Aberto ao público

Publicado em Camaçari

A empresa de treinamento, capacitação e aperfeiçoamento, TreineCap, em parceria com a Prefeitura de Camaçari, irá oferecer o curso “Obras e Serviços de Engenharia”, nos dias 7 e 8 de Outubro, no Hotel Camaçari Plaza. Esta será a 3ª Edição dos cursos In Company para servidores do município. A 2ª aconteceu nos dias 9 e 10 de setembro.

O curso In Company são treinamentos ministrados dentro do próprio ente ou empresa, especialmente elaborados para atender às necessidades dos licitantes e da própria Administração, sem interferir na rotina de trabalho e sem ocupar o tempo livre dos profissionais envolvidos. Os conteúdos são apresentados com o objetivo de enriquecer e aperfeiçoar os conhecimentos do público-alvo da capacitação.

O facilitador é Cláudio Sarian Altounian, auditor e dirigente do Tribunal de Contas da União. Engenheiro e advogado, ele é dirigente do TCU há 18 anos, atuando como titular da Secretaria de Fiscalização de Obras e Patrimônio da União (Secob) por oito anos.

As principais vantagens dos cursos In Company são: Conteúdo focado, Foco e Aproveitamento da Equipe, Melhor Custo Benefício, Capacitação através de simulações situacionais extraídas do contexto do próprio ente, Comodidade, Flexibilização da Programação e Carga Horária.

O público-alvo são Membros de Comissões de Licitação, Pregoeiros, Agentes de Controle Interno e Externo, Órgãos Jurídicos, Engenheiros, Prefeito e demais Servidores da Prefeitura que atuam indiretamente na área.

Publicado em Camaçari

No próximo sábado (5/10), acontece o projeto “Dedinho de Prosa”, na Praça dos Coqueiros, em Arembepe, Costa de Camaçari. A iniciativa reúne moradores e convidados para uma conversa sobre os acontecimentos antigos da localidade, a exemplo do início da aldeia hippie. O projeto, que está em sua 1ª edição, já começa de uma forma bem especial: homenageando a terceira idade. Além de promover o resgate de histórias do local e o compartilhamento de conhecimentos e curiosidades sobre Arembepe, o público também irá desfrutar de apresentações que exploram diferentes linguagens artísticas, a exemplo da música e da poesia.

O evento tem o objetivo de integrar pessoas, através de um bate-papo com os moradores e visitantes. “Arembepe precisa motivar a convivência entre as pessoas, relembrar os velhos tempos. Tudo que fazemos aqui é para movimentar a nossa Costa, torná-la ainda mais atrativa”, diz Rita Maria, organizadora do evento.

Além do bate papo entre os moradores, o projeto ainda contempla música e oficina de teatro. “Vamos trazer poesia, música e teatro. A atração musical fica com por conta da banda Status, que vai fazer uma seresta para o público da melhor idade. Já a oficina de teatro ficará a cargo de Ivanildo Antônio”, conta Rita. O evento é gratuito, mas a organização sugere que cada participante leve um quitute.

O “Dedinho de Prosa”, que será realizado das 14h às 19h, tem o apoio institucional da Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria de Governo (Segov), através da Coordenação de Eventos, Secretaria de Cultura (Secult), Secretaria de Turismo (Setur) e Prefeitura Avançada da Costa.

O projeto

O projeto “Dedinho de Prosa” foi elaborado este ano, com o objetivo de integrar a comunidade de Arembepe, proporcionando uma reflexão sobre a importância de cuidar da localidade, através das memórias dos seus moradores mais antigos. O “Dedinho de Prosa” terá periodicidade mensal e levará, além de um bom bate-papo, atividades como oficina de teatro, pintura e muita música.

“Cada pessoa que participa desse encontro se enriquece com as memórias do lugar onde mora. Arembepe tem uma cultura muito rica, a começar pelo início do movimento hippie”, explica a idealizadora do projeto, Rita Maria. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (71) 9.8683-7382.

Publicado em Camaçari

Com o objetivo de levar conhecimento sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), palestras motivacionais e empreendedorismo para a rede municipal de ensino, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes) está promovendo, por meio da Coordenadoria Igualdade de Direitos e Combate à Discriminação, o projeto Igualdade em Movimento.

Nesta quinta-feira (3/10), a atividade, que tem uma agenda ampla, chegou ao Centro Educacional Marquês de Abrantes, na localidade de Vila de Abrantes. Na ocasião, foram ofertados serviços como: Conselho Tutelar, Núcleo de Apoio às Instituições (NAI), CRAS Vila de Abrantes, além de apoio jurídico.

De acordo com a coordenadora, Riviane Valongo, essa é a segunda edição do projeto, que visa aproximar a população da gestão. “A primeira nós fizemos nos sete centros de Referência de Assistência Social (CRAS), no Conviver e na Casa da Criança. E o nosso intuito é exclusivamente esse, aproximar a sociedade civil como um todo, seja ela na escola, nos CRAS, nas ruas, das políticas públicas, trazendo os serviços para mais perto das pessoas”, explicou.

Para Geórgia Falcão, pós-graduanda em saúde mental e palestrante no projeto, a iniciativa é bastante válida. “Participar deste projeto tem sido para mim um privilégio. Pois, através da temática igualdade em movimento, nós pudemos falar mais sobre assuntos como preconceito, racismo… que de certa forma mexem com o emocional das pessoas. É muito importante falar sobre saúde mental, mostrar para a sociedade, para os servidores, a importância de olhar para dentro de si”, salientou.

Moradora da localidade de Vila de Abrantes, Carine Márcia, 37 anos, parabenizou a gestão pela ação. “Achei muito importante. É muito bom para a comunidade, pois tivemos aqui suporte com alguns serviços que no dia a dia não é fácil ter. As palestras foram esclarecedoras, gostei muito da que tratou dos direitos e deveres das crianças e dos adolescentes, além de estreitar mais a relação escola e comunidade”, disse.

O projeto Igualdade em Movimento é uma parceria entre as secretarias de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), de Saúde (Sesau) e de Educação (Seduc).

Programação

04/10, das 9h às 12h – Escola Municipal Luís Rogério;

08/10, das 9h às 12h – Escola Municipal Yolanda Pires;

09/10, das 9h às 12h – Escola Municipal Eustáquio Alves;

10/10, das 9h às 16h30 – Centro Educacional Barra do Pojuca.

Publicado em Camaçari

O Projeto de Trabalho Social, realizado pela Secretaria de Habitação (Sehab), continua trazendo cursos variados para os moradores dos empreendimentos do programa federal Minha Casa Minha Vida (MCMV). Desta vez, o curso oferecido foi o alongamento de unhas, para os residentes do Condomínio Vivenda dos Cardeais e Andorinhas, que iniciaram nesta terça-feira (1º/10) as primeiras aulas. O curso faz parte do eixo Geração de Trabalho e Renda (GTR), buscando promover a qualificação profissional de beneficiários do MCMV.

As aulas estão sendo realizadas na Escola de Beleza e a abertura foi marcada pela entrega dos kits individuais, com materiais que serão necessários, dentre eles gel para unhas, tips, lixa bloco, pincel para aplicação, lixa motor, top coat e alicate cortador de unhas postiças.

A manicure Regiane Silva enxerga o curso como uma oportunidade para aperfeiçoar ainda mais o seu trabalho e impulsionar sua renda. “Minha expectativa é criar mais um tipo de renda para que eu possa futuramente abrir o meu espaço e ganhar dinheiro. Esse curso é um benefício que vocês colocaram para nós mulheres nos desenvolvermos e termos a capacidade de vencer na vida”, contou.

Uanderson Lima, que também é aluno do curso, conta que já realizou mais de cinco cursos pelo PTS. “O projeto em si é maravilhoso, eu faço todos que eu consigo. É maravilhoso para a gente que está sem trabalhar. No currículo, sempre ajuda bastante, a oportunidade é ótima. Podem tirar tudo da gente, menos o conhecimento”, concluiu.

O PTS é voltado para as famílias beneficiárias do programa federal Minha Casa Minha Vida, ações e atividades que promovem a inclusão social e produtiva, tendo em vista garantir a habitabilidade familiar e comunitária, a geração de renda e, consequentemente, a sustentabilidade do projeto, sendo formado por três eixos: Mobilização e Organização Comunitária (MOC), Educação Sanitária e Ambiental (ESA) e Geração de Trabalho e Renda (GTR). Os cursos de capacitação fazem parte do eixo GTR, sendo realizados pela Sehab em parceria com a Caixa Econômica Federal e empresas privadas. Já foram promovidos cursos de informática, vigilante, assistente de logística, recepcionista, pintura de parede, auxiliar administrativo, manicure, doces finos, eletricidade, biscoitos doces e salgados, AutoCAD e operador de caixa.

Publicado em Camaçari

Na manhã desta quinta-feira (3/10), a Prefeitura de Camaçari recebeu uma visita especial. Na oportunidade, um grupo formado por 21 alunos da Creche Comunitária Emanuel puderam conhecer as dependências do prédio público, que abriga a sede do Poder Executivo Municipal e, ainda, saber mais sobre o funcionamento da rotina administrativa dos que lá trabalham. A turma estava na companhia de profissionais da escola.

A iniciativa faz parte do Projeto Conhecendo Camaçari, desenvolvido na unidade escolar, que tem como objetivo levar os menores para conhecer os pontos turísticos da cidade, as instituições, além das pessoas que fazem acontecer no município. Nessa perspectiva, dentre outros lugares, eles já estiveram na sede do 12º Batalhão de Polícia Militar de Camaçari e no Fórum Clemente Mariani.

As crianças foram recepcionadas pelo secretário de Governo, José Gama Neves, que na ocasião representou o prefeito Elinaldo Araújo. Ao dar as boas-vindas aos menores, ele agradeceu a visita e falou da importância de iniciativas como essas. “A gestão municipal está empenhada e trabalhando para formar uma geração capaz de atuar na melhoria da cidade onde vive. A Creche Emanuel é nossa parceira e está fazendo sua parte. E isso é muito gratificante”, afirmou o titular da pasta. O gestor, bem como, outros servidores foi agraciado com uma placa em acrílico simbolizando o momento da visita.

Na ocasião, ele, além de recitar a passagem da Bíblia (Marcos 10: 14 e 15) que diz: “Deixai as crianças virem a mim. Não as impeçais, pois delas é o Reino de Deus. Em verdade vos digo: aquele que não receber o Reino de Deus como uma criança, não entrará nele”, fez brincadeiras com as crianças, e ainda respondeu a algumas perguntas sobre a estrutura e a rotina da Prefeitura. Pela passagem do aniversário da cidade, os menores cantaram parabéns para Camaçari.

Para a gestora da unidade, Eunice Pereira dos Santos, que há 16 anos está à frente da instituição, o momento é muito marcante e importante para as crianças e, com certeza, ficará registrado na memoria deles. “Os alunos hoje tiveram contato com algo diferente, já que essa visita traz algo novo para eles. Também é uma oportunidade deles passarem por uma atividade diferente da rotina diária de sala de aula. A visita à Prefeitura visa estimular o patriotismo e o civismo desde a infância”, ressaltou.

A curiosidade e o brilho nos olhos marcaram os rostinhos dos ilustres visitantes, que tinham idade entre quatro e cinco anos. A pequena Geovana Pereira e o menor Gustavo Alves, de cinco e quatro anos, respectivamente, ficaram encantados com tudo que viram e participaram. Durante a visita, foi servido um lanche às crianças. Eles ainda foram brindados com livros infantis doados pela Secretaria da Educação (Seduc), além de bandeiras do Brasil e de Camaçari.

Localizada no Bairro Ponto Certo, a Creche Comunitária Emanuel existe há aproximadamente 20 anos. A unidade atende cerca de 70 crianças, com idade entre 2 e 4 anos.

Publicado em Camaçari
Pagina 1 de 2

Grupo Fato Verdade. Sua verdade na web.

Informações de qualidade, sem firulas, sem achismo

Galeria de Fotos